A depressão consiste em baixos níveis de neurotransmissores no cérebro tais como serotonina ou dopamina

8 respostas
A depressão consiste em baixos níveis de neurotransmissores no cérebro tais como serotonina ou dopamina ou essa hipótese ainda é questionável ?
Acrescento que os medicamentos são de grande relevância para a recaptação dos neurotransmissores no cérebro. Associado á uma atividade física e uma terapia será uma comunhão perfeita para esse mecanismo cerebral e a alma.
At.
Monica Araújo!
Neuropsicologa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Me estranha a pergunta sem declaração da motivação. Esta atitude é típica dos que não se interessam pelo assunto, na verdade, só na possibilidade de falar dele. Pois bem. Tudo está nas palavras "consiste em." Como se fosse uma explicação suficiente. Suficiente para quê? Para se desfazer da depressão, a informação é nitidamente inútil. Ela nem procede desta forma, pois não se consegue medir um neurotransmissor no cérebro, só se acha que, quando acrescentar (ou diminuir a disparição natural) dele a depressão diminui, ela tem a ver com a quantidade deste neurotransmissor. Só. Isto se chama "empírico," ou seja, não se sabe o que o neurotransmissor faz e se é só ele que faz. Tanto que os químicos não mudam a depressão mas só acalmam a pessoa para não senti-la mais, ou estimulam outros sentimentos para tampá-la.
é uma hipótese e portanto questionável, mas a que melhor se conseguiu comprovadamente e cientificamente com uso de medicamentos efetivos que atuam aumentando as substancias na sinapse nervosa.
o que se quetiona e sabe é que eistem mais recepores e endorfinas relacionadas no cérebro que podem ser melhor investigada com avanços na pesquisa.
Olá. É uma hipótese utilizada há mais de 40 anos, porém, há 10 anos que se estudam e ninguém comprovou a deficiência de serotonina no cérebro dos deprimidos
Portanto, enquanto se pesquisa ainda existem muitas descobertas a serem feitas dentro da medicina.
As perguntas é que nós movem
A explicação de que, no cérebro dos deprimidos haveria a diminuição de certos neurotransmissores tem sido a mais aceita há 40 anos, e foi reforçada pela ação de medicamentos capazes de aumentar as concentrações cerebrais desses neurotransmissores beneficiou grande número de pacientes, porém, nos últimos dez anos, a hipótese dos níveis inadequados de serotonina passou a ser cada vez mais contestada porque nunca foi possível demonstrar deficiência de serotonina no cérebro de pacientes deprimidos. Ainda há muito que pesquisar sobre esse assunto para a ciência sair da hipótese para a confirmação.
É uma hipótese questionável. Hoje, a depressão é compreendida de forma mais ampla e com múltiplos motivadores, sendo possível que o tratamento envolva acompanhamento psicólogico, psiquiátrico e de outros profissionais que possam contribuir para a qualidade de vida do paciente.
Essa é uma das hipóteses da origem da depressão, entretanto os fatores psicossociais, genéticos e acontecimentos do dia a dia exercem considerável influência sobre o quadro depressivo. Sendo assim, podemos concluir que a depressão é causada por um conjunto de fatores que irão variar de pessoa para pessoa.
É uma hipótese , mas ainda é a solução mais comum: utilização de medicamentos para equilibrar o físico.
A pergunta de fundo é: o que surge primeiro, o desequilíbrio físico ou psíquico?
O importante é sabermos que o nosso corpo é uno e deve ser cuidado em todas as suas dimensões. O medicamento é necessário tanto quanto a terapia.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.