A depressao causa impotencia sexual por causa dos depressivos tomo tres por dia e sinto impotente?

10 respostas
A depressao causa impotencia sexual por causa dos depressivos tomo tres por dia e sinto impotente?
A própria depressão pode ter a perda ou diminuição da libido. Com o tratamento com o antidepressivo adequado este sintoma pode se resolver. Há antidepressivo com efeito negativo sobre a libido e outros de forma neutra. Tem que avaliar se há outra causa para este sintoma. Diabetes, doença vascular, tabagismo, algumas medicações para hipertensão arterial podem ter efeito negativo sobre a libido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
3 dos principais neurotransmissores (Serotonina, Noradrenalina e Dopamina) estão envolvidos na sexualidade humana (na libido, que é o desejo sexual, na excitação sexual, que é a ereção no homem ou lubrificação vaginal nas mulheres, e no orgasmo). Vários medicamentos da psiquiatria atuam nestes neurotransmissores e podem acabar influenciando a vida sexual dos pacientes. Os antidepressivos, normalmente, atuam na serotonina (5HT) e na noradrenalina (NA). Estas duas substância estão principalmente implicadas na libido e no orgasmo. Mas existem tratamentos eficazes que interferem menos, ou mesmo não interferem, como dito pelo colega Dr. Hugo. converse com seu médico que esta lhe prescrevendo as medicações para avaliar possibilidades de tratamento e outras técnicas, também úteis na recuperação da função sexual. Atenciosamente
Há recursos naturais para se estimular a libido, tais como: nutrição (alimentos de propriedade Yang - Pffáfia, aveia, gergelim; estimulação de acupontos específicos, distribuídos nas aurículas e no merídiano de Baço-Pâncreas; liberação de bloqueios energéticos. Além da estimulação dos acupontos há que se investigar outras possíveis causas psicológicas. De qualquer modo, o mais recomendado é a integração terapêutica.
De acordo com a explicação dos colegas, porém, sugiro que você tente lembrar a partir de que momento você teve a libido reduzida, quando percebeu que estava com sintomas de depressão ou quando começou o tratamento da depressão com medicamentos? Retorne ao seu médico e comente com ele esse evento, além da depressão abalar a libido, existe medicamentos que afeta e ou não afeta a parte da libido, vai do organismo de cada um. Mas, volte no seu médico e peça para ele uma sugestão de troca de medicamento ou você mesmo pode incluir na sua rotina atividade física, alimentação balanceada, pois, atividade física, além de deixar o corpo saudável, em forma e, é um grande aliado para a o alívio da depressão, ajuda a recuperar a alto estima e com certeza sua libido voltará. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Um dos efeitos colaterais da medicação pode ser a impotência. Existem outras possibilidades para fazer enfrentamento desse problema. É necessário investigar outros fatores. Me coloco a disposição para dar as orientações e realizar o acompanhamento devido com outras propostas técnicas.
Na verdade, a própria depressão pode causar perda ou diminuição da libido, bem como anorgasmia ou impotência sexual, que a partir do momento que se instaura o tratamento para a Depressão esse distúrbio sexual tende a cessar. Porém, alguns antidepressivos contribuem para a disfunção sexual, por agirem, como já relatado pelo colega Dr. Luiz Henrique Junqueira Dieckmann, nos neurotransmissores Serotonina e Noradrenalina, como por exemplo, os antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Antidepressivos triciclícos. Outros antidepressivos não interferem na função sexual do indivíduo, podendo ser usados com maior segurança como o Bupropiona, como já explicado por Dr. Hugo Rodrigues. Entretanto, é importante estar com o devido acompanhamento psiquiátrico, pois só o especialista é recomendado para prescrever o melhor tratamento medicamentoso.
Tanto a Depressão quanto a Impotência Sexual tem diversos fatores envolvidos.
Na Depressão, pode haver a Perda do Apetite Sexual como um dos sintomas. Sintoma esse que pode melhorar ou não com o uso de Antidepressivos, dependendo do tipo do antidepressivo prescrito e do organismo de cada um.
Alguns Antidepressivos podem ter como efeitos colaterais a redução o interesse sexual, outros podem aumentar o tempo para se atingir o orgasmo, ou ainda bloquear o orgasmo.
Já a Impotência Sexual está relacionada a não conseguir uma ereção satisfatória e deve ser investigada antes de mais nada por um Médico. Pois podem estar envolvidos não apenas os sintomas emocionais (como ansiedade, perda de interesse), como também problemas vasculares, cardíacos, hormonais, anatômicos, entre outros.
É relevante lembrar que qualquer tratamento medicamentoso deve ter a indicação e acompanhamento frequente de um Médico, e que a Psicoterapia é uma importante aliada para a obtenção de melhores resultados.
Sim, a própria depressão diminui a libido, a energia e os anti-depressivos pioram esse sintoma, de várias formas. Que eu saiba, só um anti depressivo ñ causa impotência.
sim, pode haver diminuição da líbido, justamente pelo medicamento atuar no cérebro nos 3 principais neurotransmissores Dopamina, serotonina e a Noradrenalina.
Porém existem outros medicamentos que agem de maneiras diferentes, obtendo um melhor resultado, melhorando a líbido. Aconselho não demorar muito a buscar ajuda com seu psiquiatra, normalmente quanto mais tempo passa, mais a libido é afetada.
Estou a disposição
Att,
É importante que você converse com o psiquiatra que o acompanha a respeito dos sintomas que você está apresentando. Ele é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas, e também conversar com você sobre a possibilidade de encaminhá-lo a um urologista, para investigar se há alguma causa orgânica para a sua impotência. Jamais se automedique; a medicação só pode ser utilizada com o acompanhamento de um psiquiatra que poderá esclarecer suas dúvidas. Embora alguns antidepressivos possam causar impotência, a depressão também pode causar diminuição da libido e impotência sexual. O uso da medicação é muito importante no tratamento da depressão, mas é importante associá-la à psicoterapia, como comprovam diversas pesquisas científicas. Procure um psicólogo para conversar a respeito de sua depressão e tentar descobrir suas causas, que muitas vezes não são evidentes.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.