A depressão além de ser de origem quimica , pode também ser consequencia de pensamentos negativos

15 respostas
A depressão além de ser de origem quimica , pode também ser consequencia de pensamentos negativos constantes?
Há fatores neuroquímicos e fatores psiquícos no desencadeamento da depressão. A psicologia cognitiva elaborada por profissionais norte americanos como Aaron T. Beck comprovaram científicamente que pensamentos e emoções apreendidos de forma distorcidos desde a infância são a causa de muitas depressões que não têm origem orgânica. Seria algo como construir desde a infância um padrão distorcido de interpretar a realidade a partir de um ambiente propício para a criação dessa distorção. Esse aprendizado distorcido da realidade vai se sedimentando nas camadas mais profundas da psiquê da criança que vai alimentando e retroalimentando as distorções durante o seu desenvolvimento até a fase adulta requerendo tratamento para a desconstrução dos pensamentos e sentimentos negativos. Espero tê-la (lo) de alguma forma ajudado (a) estando à sua disposição. Att,
Sandro

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Existem várias linhas teóricas dentro da psicologia que explicam a depressão de formas diferentes. A minha abordagem teórica, que é a cognitivo comportamental, entende que pessoas com depressão tendem a enxergar a realidade de forma predominantemente negativa. Assim, a maioria dos seus pensamentos sobre ela mesma, seu futuro e o mundo são negativos e pessimistas. Ainda de acordo com a terapia cognitivo comportamental, esses pensamentos negativos e persistentes influenciam no aparecimento dos sintomas emocionais, comportamentais e fisiológicos característicos da depressão. Por isso, uma das principais intervenções desta abordagem terapêutica para a depressão é a identificação, avaliação e reformulação destes pensamentos associados ao transtorno. Além de várias outras estratégias cognitivas e comportamentais adequadas para cada indivíduo.
Espero ter ajudado!
Olá, veja bem, não há evidências que comprovem que a origem da depressão seja química, o que se sabe é que há alterações cerebrais que ocorrem paralelamente com a depressão, o que é bem diferente. A causa da depressão seria multifatorial com destaque para eventos ambientais e interpretações inflexíveis e distorcidas da realidade. E se você estiver com estes pensamentos e suspeita de depressão, procure um Psicólogo.

Abraço!
Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Olá! Como muito bem abordou a colega acima, a abordagem cognitiva-comportamental possui uma teoria e uma metodologia experimentada com inúmeras pesquisas atestando a sua validade no tratamento de transtornos de humor (depressão) e ansiedade, isso porque ela vai buscar questionar e reestruturar os nossos pensamentos, muitos deles automáticos, que geram distorções nas nossas percepções acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo e ficam mais "cinzentos" quando somos acometidos por algum transtorno ou problema psíquico.
Por isso, a ajuda de um profissional é tão importante para nos ajudar a limpar as nossas lentes perceptivas e torna-las mais realistas.
Boa sorte!
Os sintomas da depressão devem estar "tamponando" uma angústia. Este sujeito se bem analisado pode novamente estar dando um sentido outro ue possibilite sair dessa produção de sintomas. Os sintomas falam do que a boca se cala.
Depressão é uma doença multifatorial que envolve diversos aspectos, inclusive a maneira que uma pessoa encara os eventos negativos na vida e disfunções de neurotransmissores. Mas muitas vezes pensamentos negativos são sintomas da depressão. O tratamento é baseado em tratamentos biológicos (medicação), psicoterapia e tratamentos complementares (que incluem acupuntura e atividade física).
Pensamentos negativos, derrotistas maltratam e judiam muitos dos pacientes com Depressão. È necessário entender a origem destes pensamentos para juntos, paciente e Terapeuta, desenvolverem raciocínios ao longo das sessões de Psicoterapia, com intuito de elaborar estes fatos, conflitos para aprender a lidar melhor com eles na atualidade.
Auto conhecimento e auto controle sendo renovados a cada fase da vida.
Abraço.
Sim. Existem duas linhas de estudiosos, onde uma relata que a depressão é oriunda das disfunções das substâncias neuroquímicas, cujas uma das consequências levam a pensamentos negativos constantes. E a outra vertente de estudiosos, a qual eu acredito; através, também, de pensamentos negativos constantes, levará a disfunções de substâncias neurocerebrais. No entanto, dependendo da cronicidade que o indivíduo venha vivenciando a depressão, um acompanhamento paralelo, psiquiátrico e psicológico, seria mais indicado.

Atenciosamente,

Gustavo Figueirêdo.
Olá,
A origem, ou seja, aquilo que levou a depressão é muito particular, porém existem fatores que acabam tendo certa semelhança, como a tristeza persistente, a reincidência de pesamentos negativos, apatia, cansaço.
Se alguns desses sintomas lhe são familiares seria interessante que buscasse a ajuda de um profissional psicologo, para entender como lidar com eles.
Estou a disposição.
Att,
Pensamentos negativos é um dos sintomas de pessoas depressivas, porém ter pensamentos negativos não significa ter depressão.

Att. Norma Góes.
A Depressão é desencadeada por mudanças na química, mas como é uma doença de humor, nos seus sintomas existe também os pensamentos negativos.

No convívio familiar, profissional e social, nem sempre é entendido os sintomas, por isso é fundamental a Psicoterapia para um melhor entendimento e acolhimento.

Abraços.
Não existe nenhuma evidência que comprove essa tese. A depressão é um estado de "ser" que muitas vezes é insuportável para o sujeito é pode comparecer em diferentes estruturas psíquicas. Múltiplas são as causas que podem originar a depressão e geralmente estão associadas a situações de perda e dificuldades de simbolização. A depressão deve ser tratada já no início para que o sujeito. Possa ser escutado em sua singularidade e possa ser reinserido na dinâmica de deslocamento do desejo. Se esse for o caso, procure ajuda de um psicanalista .
Como alguns colegas já sinalizaram, a depressão é multifatorial! É sempre bom separar tristeza e depressão e um bom profissional pode te ajudar a se orientar nesse sentido. De qualquer forma, o mais importante é saber que independente do que seja, nenhuma depressão, ainda que a origem seja química, é igual a outra e nenhum "pensamento negativo" é igual ao outro! Sabendo disso, é importante que você busque um profissional, pois ao se debruçar sobre a sua história, você poderá ter mais respostas sobre esses sintomas e transformá-los. Caso seja necessário uma intervenção medicamentosa, esse mesmo profissional poderá fazer o encaminhamento. Boa sorte
Pela multidão de colegas que lhe responderam, você vê que tocou num assunto que interessa muita gente.

A depressão não é de "origem" química. Ela se manifesta quimicamente, ainda que medir esta manifestação química seja um problema enorme. Ela se conclue pelo fato que acrescentar um químico muda a depressão. Nada mais do que isto.

"Origem" não é um termo científico, mas popular, e não cabe aqui. Quando os médicos falam em "causa", eles, por razões óbvias, ocultam as causas das causas, pois podem ser complexas. Mas o termo "causa" também não serve, apesar dele ser entendido como científico. Mas é um conceito irracional, pois precisa conhecer as causas das causas.

A sua pergunta tem resposta clara: sim.

Agora, se você se interessa pelos porquês dos pensamentos negativos, ai a questão começa a ser um desafio.

A psicologia humanista e a psicanálise pensam que tem a ver com a humilhação e as ameaças que a pessoa sofreu na infância (simplifico).

Espero ter-lhe servido.
A depressão é multifatorial. Certamente uma boa psicóloga não substimará o tratamento interdisciplinar. O processo terapêutico pode, sem dúvida, responder à sua pergunta. "Está nas suas mãos!" Abraço e Até breve!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.