A deficiência de vitamina c pode causar alguma doença grave ou é algo que não é preciso dar muita

5 respostas
A deficiência de vitamina c pode causar alguma doença grave ou é algo que não é preciso dar muita importância?
Dr. Lucas Rampazzo Diniz
Geriatra, Médico clínico geral
Recife
Bom dia, a deficiência grave de vitamina C está relacionada a uma doença denominada escorbuto.

A vitamina é essencial para a produção do colágeno (tipo de proteína presente em diversos tecidos do corpo), tem propriedades antioxidantes e pode ajudar na absorção do ferro.

O escorbuto pode provocar alterações na pele, unhas, cabelo, fraqueza muscular, alterações de humor, sangramentos etc. Foi descoberta no período das grandes navegações quando havia indisponibilidade de vegetais frescos nos navios. Apesar de ser raro hoje em dia, pode estar presente em casos de extrema pobreza, alcoolismo e em algumas doenças que diminuem a absorção da vitamina. O tratamento e a prevenção é com ajuste de dieta com alimentos ricos em vitamina C.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rita de Cassia Sales da Silva
Nutricionista
Salvador
As vitaminas são micronutrientes não calóricos, com múltiplas funções, são conhecidas como reguladoras pois, participam como coadjuvante em ações e funções de outros nutrientes, em particular a vitamina C participa de varias atividades como absorção de nutrientes, imunidade, etc. Então a sua deficiência pode promover uma redução na capacidade de defesa a infecções, deficiências de outros nutrientes pela redução de sua absorção por serem dependentes da vitamina C para sua absorção. Uma doença causada pela deficiência severa da vitamina C historicamente foi conhecida em navio com longa viagem com ausência de alimentos fontes´o escorbuto. Uma boa orientação nutricional para distribuição alimentar variada com uso de alimentos fontes, que geralmente a base de vegetais, pode oferecer sem dificuldade um aporte eficiente dessa vitamina, procure um nutricionista, a boa reposição em doses gradativas para melhor utilização pode corrigir o quadro de deficiência.
 Fernanda Imamura
Nutricionista
São Paulo
É necessário suplementar caso haja deficiência ou ajustar a alimentação. Essa deficiência merece sua atenção pois como foi falado acima pode causar doenças e prejuízos a saúde. Procure profissionais de saúde que possam te orientar com relação a isso.
 Carlos Raiol
Nutricionista
Brasília
Boa tarde, tudo bom? A deficiência de vitamina C ocorre quando a baixa ingestão desse nutriente se mantém por cerca de 6 meses. Apesar de ser uma das mais fáceis de se atingir a necessidade diária por meio da alimentação, quando há a condição de carência, há a possibilidade de surgimento do escorbuto, como já descrito acima. Suplementação de vitamina C, consumo de frutas cítricas e vegetais frescos são a solução para a carência nutricional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A deficiência de vitamina C pode causar problemas de saúde importantes, sendo necessário uma reposição em doses adequadas para a manutenção de uma boa saúde.

Especialistas

Daniela Matera

Daniela Matera

Nutrólogo

Rio de Janeiro

Fátima Petska

Fátima Petska

Nutricionista

Porto Alegre

Jyean Muchon

Jyean Muchon

Nutrólogo

Campo Grande

Lucas Brito

Lucas Brito

Nutrólogo

Vitória da Conquista

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Deficiência De Vitaminas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.