A criança que tem Déficit de Atenção com Hiperatividade brinca com as mão? Porque meu filho faz

7 respostas
A criança que tem Déficit de Atenção com Hiperatividade brinca com as mão? Porque meu filho faz isso
de mais.
Olá. Depende. Da forma como você trouxe é muito difícil de se dizer. A criança com déficit de atenção/hiperatividade tende a ter um comportamento agitado, inquieto, impulsivo, parece estar ligado a um motorzinho, não ouve quando falamos com ela ou chamamos o seu nome. Entretanto quando a atividade é de seu interesse, pode permanecer por longos períodos de tempo concentrado nela. É importante entender como é esse brincar com as mãos, qual a função que isso tem para a criança e se existem outros comportamentos que englobam alguma estereotipia ou maneirismos, pois sendo assim pode ser algo característico de outro espectro. Indico que procure um profissional para realizar uma avaliação neuropsicológica em seu filho e, em conjunto um neuropediatra para auxiliar que façam uma avaliação completa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A criança com déficit de atenção e hiperatividade tem muita dificuldade em focar a atenção e se distrai facilmente. Um pequeno estímulo é capaz de distraí-la de seu foco principal e fazer a criança “viajar”. Talvez brincar com as mãos seja uma forma de prazeirosa de seu filho entrar nesse ciclo. . Mas o ideal mesmo seria levá-lo para fazer uma avaliação com Psicólogo e psiquiatra.
A criança com déficit de atenção e hiperatividade é uma criança agitada, descrita muita vezes como ligada na tomada, tendo dificuldades em se manter em uma atividade focada por muito tempo. Independente dessas características em comum em quem possui esse déficit, cada criança se comporta de forma singular, então é importante que você leve seu filho a uma consulta com um psicólogo para que ele avalie como é esse brincar com as mãos, se faz sentindo dentro do aspecto do déficit de atenção e hiperatividade ou não, se é uma estereotipia e qual a função que esse brincar com as mãos tem para essa criança.
Bom Dia,
Precisamos ter muito cuidado em "rotular" uma criança partir de comportamentos isolados e assim fechar um diagnostico.
É importante ter em mente que cada sujeito é diferente entre si, com ritmo próprio e características derivadas, não somente da sua genética, como também do ambiente. Um ambiente agitado contribui na formação de crianças ansiosas.

Conversar com um profissional é a melhor maneira de compreender a situação e desta forma não estereotipar a criança, e consequentemente influenciar negativamente em sua autoestima.
Boa sorte!
Olá,
As crianças naturalmente exploram o mundo com as mãos, e com o restante do corpo. É um comportamento característico da infância.
Uma criança que se distrai com facilidade ou é um pouco mais ansiosa ou agitada não pode ser considerada com Déficit de Atenção ou Hiperatividade.
Tais transtornos existem quando a criança realmente não consegue controlar seus impulsos ou se ater a qualquer atividade que demande atenção. Isto faz com que ela também tire a atenção dos colegas e afete a convivência entre eles.
É preciso discernir entre comportamentos típicos da infância e um transtorno.
Boa noite! Temos através do brincar, a representação do mundo interno da criança. É possível que, para ele, o brincar com as mãos tenha uma representatividade própria. Se faz necessário bastante cautela com diagnósticos de TDAH, sobretudo quando concerne a crianças, para não incorrer em riscos de diagnosticar a infância, ou seja, colocar como transtorno o que é característica de uma criança saudável.
Sugiro que, procure uma Psicóloga (o) especializado em atendimento infantil, de sua escolha e sua confiança, para análise individual.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Todos esses sinais que são considerados muitas vezes indicativos de alguma alteração devem vir associados com outros comportamentos para se poder fazer algum diagnóstico.
Indispensável o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra neste caso.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.