A condropatia ou condromalácia patelar surge do nada ou aos poucos? Subo e desço escadas no máximo 2

1 respostas
A condropatia ou condromalácia patelar surge do nada ou aos poucos? Subo e desço escadas no máximo 2 vezes por dia, há uns 10 meses, isso pode ter causado a condropatia? Pode piorar se eu continuar fazendo isso?
A condromalácia patelar é uma condição em que a cartilagem que reveste a parte de trás da patela (rótula) sofre danos ou amolecimento. Ela geralmente se desenvolve ao longo do tempo devido a fatores como sobrecarga crônica, movimentos repetitivos do joelho e predisposição genética. Portanto, não costuma surgir "do nada", mas sim como resultado de uma combinação de fatores.

Atividades como subir e descer escadas podem colocar pressão adicional sobre a patela e a cartilagem, especialmente se forem feitas de forma inadequada ou em excesso. No seu caso, subir e descer escadas até duas vezes por dia, por 10 meses, pode ter contribuído para o desenvolvimento da condromalácia patelar se isso causou uma sobrecarga constante e repetitiva nas suas articulações do joelho.

É importante notar que a condromalácia patelar pode piorar se a atividade que a está causando não for controlada ou se não forem tomadas medidas para aliviar o estresse nas articulações do joelho.

É fundamental que você consulte um médico para uma avaliação completa da sua condição. O médico poderá realizar exames adequados e oferecer orientações específicas com base na gravidade da sua condromalácia patelar, além de ajudá-lo a entender se suas atividades diárias estão contribuindo para o problema e como ajustá-las para evitar danos adicionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.