A condromalacia de patela tem cura?

5 respostas
A condromalacia de patela tem cura?
Sim. Procure um bom ortopedista especialista em joelho para te examinar, pedir todos os exames necessários e indicar o melhor tratamento para o seu caso em particular, ok? Temos atualmente novidades para esses tratamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que o têrmo "condromalacia patela" seja muito mal empregado. O verdadeiro ´amolecimento da cartilagem patelar`é fato comum nas meninas por volta da puberdade, provavelmente por alterações hormonais.
Quase sempre, os sintomas de dor e o sinal de leve inchaço, são transitórios, ou seja desaparecem em poucos meses. Se isso persistir, devemos considerar outras formas de "doença" da cartilagem articular ou condropatia. Existem inúmeras causas de dor anterior no joelho, nem todas relacionadas à doença articular propriamente dita. Entre elas é bastante frequente, apesar de pouco diagnosticada; a síndrome da plica ou prega sinovial medial, a hiperpressão patelar e as sobrecargas por uso excessivo ou inadequado. Todas trataveis por métodos conservadores ou cirúrgicos, dependendo da etiologia e da severidade dos sintomas.
A condromalácea patelar é muito comum, já que tem o diagnóstico médico, vá a um quiropraxista que sem dúvidas pode te ajudar muito realinhando o complexo joelho que envolve os ossos patela, femur, tíbia e fíbula. É interessante que você visite um profissional formado em fisioterapia que fará testes clínicos para comprovar a presença de condromalácea patelar, tenho visto muitos diagnósticos equivocados meu consultório.
Abraço!
O primeiro passo é identificar uma possível causa para a condropatia e a seguir avaliar as modalidades de tratamento não cirúrgico/ cirúrgico que possam se encaixar na situação clínica de cada indivíduo.
A dor fêmoropatelar que ocorre pela hiperpressão articular e amolecimento da cartilagem tem controle clínico bastante satisfatório na grande maioria das vezes. Nos casos mais avançados, onde já há degeneração articular, esse controle é mais difícil, mas também pode ocorrer.
Converse com o seu especialista em cirurgia do joelho para ver o que pode ser feito e qual o grau de degeneração da articulação que você possui.

Um abraço,

Especialistas

Alano Ribeiro de Queiroz Filho

Alano Ribeiro de Queiroz Filho

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita
David Luiz Inacio Nadler

David Luiz Inacio Nadler

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Sandoval de Arroxelas Nobre

Sandoval de Arroxelas Nobre

Ortopedista - traumatologista

Maceió

Agendar uma visita
Mario Kuhn Adames

Mario Kuhn Adames

Ortopedista - traumatologista

Florianópolis

Agendar uma visita
Priscilla Montanhini

Priscilla Montanhini

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Tratamento Cirurgico Da Pseudoartrose Congenita Da Tibia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.