A clomipramina aumenta o apetite "para sempre" (quero dizer, durante todo o período em que eu estive

2 respostas
A clomipramina aumenta o apetite "para sempre" (quero dizer, durante todo o período em que eu estiver tomando o remédio) ou apenas no início do tratamento, até o corpo "se acostumar" com a medicação?
Como funciona o aumento de apetite, nesse caso? A sensação é realmente fisiológica ou apenas "vontade de comer"? Dá para controlar?
Boa noite.
Infelizmente uma gama de pacientes acaba ganhando peso com o uso prolongado de clomipramina e isso pode se agravar a depender da dose utilizada. O que ocorre é uma sensação de fome e não uma fome de fato (necessidade fisiológica de se alimentar). Por outro lado, alguns pacientes, após período de adaptação , deixam de sentir essa voracidade pelos alimentos e conseguem manter uma forma adequada para seu gosto. Importantíssimo salientar; ATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SÃO FUNDAMENTAIS!!

Infelizmente o aumento de apetite é um dos possíveis efeitos colaterais desta medicação. O peso deve ser controlado pelo médico psiquiatra e pelo paciente. Alguns pacientes apresentam melhora do quadro após o período de adaptação da medicação que tende a durar por 4 a 6 semanas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!