A cirurgia a laser para cataratas tem a mesma eficiência do que a normal?

4 respostas
A cirurgia a laser para cataratas tem a mesma eficiência do que a normal?
Nesta técnica de cirurgia de catarata, parte do procedimento é realizada pelo laser, aumentando a precisão das incisões e, em alguns casos, diminuindo os riscos. Tal técnica encarece o procedimento e este custo não é autorizado pelos planos de saúde, ficando portanto por conta do cliente.
Certamente é a melhor tecnologia existente na atualidade; porém, nas mãos de um cirurgião experiente, há pouca influência no resultado cirúrgico final, sendo melhor indicada em casos especiais ou para pacientes que buscam sempre o que há de melhor, independentemente do custo.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
Keller Azevedo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia a laser para catarata é tão eficaz quanto a que você chama de "normal" (tradicional) podendo em algumas situações se tornar mais eficiente.

O laser substitui o procedimento tradicional em 3 fases da cirurgia: 1)na incisão ou abertura do olho, 2)na abertura da estrutura (cápsula) que envolve a catarata e 3)na quebra da catarata.
Portanto:
1)uma incisão realizada pelo laser pode ser utilizada para corrigir parte do astigmatismo de forma mais precisa que a cirurgia tradicional trazendo melhores resultados;
2)a abertura circular da cápsula pode proporcionar melhor posicionamento das lentes multifocais permitindo melhor resultado cirúrgico;
3)pacientes que apresentem contagem reduzida das células endoteliais (responsáveis por manter a córnea transparente) terão menor perda de tais células com o laser e menor taxa de complicações.
Em mãos treinadas e competentes, a cirurgia de catarata convencional é tão eficaz quanto as cirurgias à laser existentes no mercado hoje. É importante esclarecer também que a cirurgia a laser apenas substitui o médico nas partes iniciais do procedimento, sendo necessário um cirurgião para realizar o restante do procedimento.
A oftalmologia foi uma das especialidades médicas que mais se desenvolveu com a evolução tecnológica.
A técnica da cirurgia de catarata mudou há uns 20 anos da Extracapsular para a Facoemulsificação que continua sendo a técnica atual que vem se aprimorando ao longo do tempo,usando a tecnologia de ponta e equipamentos de última geração.
Não houve mudança da técnica com a introdução do laser , ele ajuda na precisão de algumas incisões, mas seu uso é facultativo como já foi observado por outros colegas.
Assim, o mais importante é tirar todas as dúvidas com seu oftalmologista antes da cirurgia e saber das suas preferências.
Espero poder ter ajudado.

Especialistas

Valeska Costa

Valeska Costa

Oftalmologista

Florianópolis

Agendar uma visita
Sandra Cayres Naufal

Sandra Cayres Naufal

Oftalmologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Amanda Wiviane Pereira

Amanda Wiviane Pereira

Oftalmologista

Navegantes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 637 perguntas sobre Cirurgia de catarata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.