A ciclotimia não tratada pode evoluir para um estágio mais grave do transtorno bipolar?
5
respostas
A ciclotimia não tratada pode evoluir para um estágio mais grave do transtorno bipolar?
A ciclotimia é vista já por alguns autores e professores como um transtorno bipolar leve ou uma fase inicial do transtorno bipolar. Estaria enquadrada pela nomenclatura atual como do Espectro Bipolar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ciclotimia é caracterizada por uma instabilidade de humor, que se não tratado de forma adequada pode evoluir para sua forma mais severa, o transtorno bipolar.
Fatos da vida como uma perda,um luto ou outras dificuldades podem funcionar como fatores desencadeantes , por isso, se conhecer melhor, elevar a auto estima e lidar melhor com as frustrações podem ajudar muito na manutenção do equilibrio.
Fatos da vida como uma perda,um luto ou outras dificuldades podem funcionar como fatores desencadeantes , por isso, se conhecer melhor, elevar a auto estima e lidar melhor com as frustrações podem ajudar muito na manutenção do equilibrio.
O Transtorno afetivo bipolar F31 (CID-10) é caracterizado por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados através do aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e o rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão). A ciclotomia F34.0 (CID-10) é desenvolvida no início da vida adulta seguindo para um curso crônico, porém menos grave que o Transtorno afetivo bipolar (F31._) ou o Transtorno depressivo recorrente (F33_), pode persistir por toda a vida adulta, cessar temporária ou permanentemente ou ainda evoluir para oscilações mais graves do humor, satisfazendo os critérios para o Transtorno afetivo bipolar (F31 CID-10). Portanto é necessário um acompanhamento da evolução da doença. Os Transtornos do humor estão associados com desregulagens heterogêneas das aminas biogênicas: Noradrenalina, Serotonina e Dopamina.
Todo quadro que envolve sofrimento se não for tratado pode evoluir para um estado mais grave por isso é importante buscar ajuda. Procure um Psicanalsta na sua região para fazer uma avaliação.
Qualquer quadro de adoecimento psíquico se não tratado pode evoluir para sintomas mais graves e mais severos, saindo da situação de algo que causa transtornos para uma situação de paralisação de atividades cotidianas e profissionais ou, mesmo, prejuízos mais sérios na sua vida como um todo. O quadro de instabilidade de humor pode evoluir, dependendo de uma série de circunstâncias de história de vida pessoal e de eventos que possa reviver traumas passados (que se acreditava esquecidos e recalcados no fundo do inconsciente), principalmente se associados a perdas significativas no âmbito pessoal/familiar/afetivo ou dificuldades graves que a pessoa possa estar atravessando. Seria muito importante procurar um psicanalista para poder iniciar um processo de análise que possa abordar o seu quadro como um todo e não apenas um conjunto de sintomas.
coloco-me à disposição e espero ter ajudado
abraços
coloco-me à disposição e espero ter ajudado
abraços
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.