a cicatriz hipertrofica ou queloidiana tem mais incidencia na abdominoplaastia, há novos meios de combate

3 respostas
a cicatriz hipertrofica ou queloidiana tem mais incidencia na abdominoplaastia, há novos meios de combate ?
Olá. Como vai? A resposta é Não. Existem alguns locais aonde há uma incidência maior de formação de queloide , e esses são as mais frequentes : região anterior do tórax (pré-esternal) e o dorso, em seguida o ombro, o lóbulo da orelha e também o abdômen. A queloide pode ocorrer até 1 anos após a lesão ou ainda em locais sem lesão previa. Portanto seu comportamento não é considerado previsível. É mais frequente em indivíduos da raça negra e asiática. A principal diferença entre a cicatriz hipertrofia está no fato da cicatriz queloide se estender além dos limites da lesão inicial. Se há predisposição à formar cicatrizes queloidianas ou hipertróficas, é possível tomar cuidados e precauções antes, durante, e depois da cirurgia, no intuito de evitá-las, como infiltrações de corticoide local, uso de malhas compressivas, tiras de silicone, betaterapia, entre outros cuidados, mas não é garantia de que não ocorrerá a alteração na cicatriz pois isso depende do próprio organismo do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você tem tendência a ter queloides poderá te-los em qualquer corte, cirurgia ou mesmo um cisto, por exemplo. Não existe nenhuma literatura dizendo que em abdome é mais ou menos comum, entretanto, sabemos que uma cicatriz "tensa" é um dos fatores que predispõem o aparecimento do queloide e a cicatriz do abdome é sempre uma cicatriz "tensa" pela grande retirada de tecido desta cirurgia. Há muitas formas de melhorar o aspecto do queloide aplanando ou tratando os sintomas (coceira, vermelhidão) normalmente com compressões com placas de silicone e infiltração de corticoides (triancinolona), mas o unico tratamento realmente efetivo, não é novo, mas eficaz é a retirada cirurgica do queloide seguida de Betaterapia precoce. Esta ultima é um tipo de radiação que inibe o processo de cicatrização, com isto evitando o aparecimento do queloide.
O queloide é mais frequente em região torácica e abdominal mas pode aparecer em varios outros locais do corpo, onde menos aparece é nas pálpebras. O tratamento é bem complexo e as vezes não surge o efeito esperado.

Especialistas

Henrique Cruvinel

Henrique Cruvinel

Cirurgião plástico

Rio Verde

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Cirurgião plástico

Curitiba

Marcello Simão de Aquino

Marcello Simão de Aquino

Cirurgião plástico

Campinas

Agendar uma visita
Walter Koiti Matsumoto

Walter Koiti Matsumoto

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita
James Melo

James Melo

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita
Andréa Carneiro Mariz

Andréa Carneiro Mariz

Cirurgião plástico

João Pessoa

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1157 perguntas sobre Abdominoplastia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.