A carbamazepina pode ajudar a melhorar angústia? Se sim, em quanto tempo e em qual dosagem?

2 respostas
A carbamazepina pode ajudar a melhorar angústia? Se sim, em quanto tempo ?
A carbamazepina, em Psiquiatria, é usada, às vezes, como estabilizador de humor e, em alguns casos, não muito frequentes, para potencializar efeito de alguns antidepressivos. Seria indicação no tratamento de angústia (que é um sintoma e não uma doença), se esta ocorrer no contexto de transtornos em que se usa a carbamazepina (por exemplo, transtorno bipolar). Não há como avaliar, sem conhecer os detalhes de seu caso, se para você a indicação está correta. Quando correta, mesmo assim pode haver necessidade de ajuste de doses, ao longo do tempo e o efeito completo pode demorar de semanas a meses para ocorrer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a carbamazepina é um medicamento utilizado principalmente como estabilizador de humor e também para tratar certos tipos de dor neuropática. Em alguns casos, especialmente quando há um componente de irritabilidade ou impulsividade associado à angústia, a carbamazepina pode ser prescrita para ajudar a melhorar esses sintomas emocionais.

No entanto, o tempo necessário para sentir os efeitos benéficos da carbamazepina pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, os efeitos iniciais podem começar a ser notados dentro de algumas semanas após o início do tratamento, mas pode levar até algumas semanas adicionais para que os efeitos terapêuticos completos sejam alcançados.

É importante seguir as orientações do seu médico quanto à dose e à frequência de administração da carbamazepina. Além disso, é fundamental manter um diálogo aberto com seu médico para relatar quaisquer efeitos colaterais ou mudanças nos sintomas que você esteja experimentando durante o tratamento. Dessa forma, ajustes na dose ou em outros aspectos do tratamento podem ser feitos, se necessário, para otimizar os resultados terapêuticos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 374 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.