A carbamazepina pode ajudar a melhorar angústia? Se sim, em quanto tempo e em qual dosagem?

2 respostas
A carbamazepina pode ajudar a melhorar angústia? Se sim, em quanto tempo ?
A carbamazepina, em Psiquiatria, é usada, às vezes, como estabilizador de humor e, em alguns casos, não muito frequentes, para potencializar efeito de alguns antidepressivos. Seria indicação no tratamento de angústia (que é um sintoma e não uma doença), se esta ocorrer no contexto de transtornos em que se usa a carbamazepina (por exemplo, transtorno bipolar). Não há como avaliar, sem conhecer os detalhes de seu caso, se para você a indicação está correta. Quando correta, mesmo assim pode haver necessidade de ajuste de doses, ao longo do tempo e o efeito completo pode demorar de semanas a meses para ocorrer.

Sim, a carbamazepina é um medicamento utilizado principalmente como estabilizador de humor e também para tratar certos tipos de dor neuropática. Em alguns casos, especialmente quando há um componente de irritabilidade ou impulsividade associado à angústia, a carbamazepina pode ser prescrita para ajudar a melhorar esses sintomas emocionais.

No entanto, o tempo necessário para sentir os efeitos benéficos da carbamazepina pode variar de pessoa para pessoa. Geralmente, os efeitos iniciais podem começar a ser notados dentro de algumas semanas após o início do tratamento, mas pode levar até algumas semanas adicionais para que os efeitos terapêuticos completos sejam alcançados.

É importante seguir as orientações do seu médico quanto à dose e à frequência de administração da carbamazepina. Além disso, é fundamental manter um diálogo aberto com seu médico para relatar quaisquer efeitos colaterais ou mudanças nos sintomas que você esteja experimentando durante o tratamento. Dessa forma, ajustes na dose ou em outros aspectos do tratamento podem ser feitos, se necessário, para otimizar os resultados terapêuticos.