A Buspirona trata ou só alivia os efeitos da ansiedade?

2 respostas
A Buspirona trata ou só alivia os efeitos da ansiedade?
A ansiedade é um fenômeno normal que ocorre em situações que envolvem conflito. Assim, nem toda ansiedade precisa ser tratada, apenas os transtornos de ansiedade, que são quadros de ansiedade excessiva, duradoura e desproporcional a qualquer situação enfrentada. A buspirona tem como indicação principal o tratamento de um determinado tipo de transtorno de ansiedade, o transtorno de ansiedade generalizada. Nestes casos, se for bem sucedida, ela poderá controlar por completo os sintomas de ansiedade. Entretanto, quando alguém apresenta um transtorno de ansiedade, acredita-se que seu organismo possua uma tendência para este tipo de transtorno e, se a medicação for suspensa, então os sintomas poderão retornar, em prazos variáveis. Portanto, se você está chamando de "tratar" a possibilidade de se ver totalmente livre de sintomas de ansiedade, a resposta é "sim". Entretanto, se está chamando de "tratar" a possibilidade de cura ou seja, de parar de tomar o remédio e não mais precisar tomar medicação, após algum tempo de tratamento, então a resposta é que isto geralmente não ocorre.

A Buspirona age na transmissão nervosa em núcleos cerebrais relacionados à produção dos sintomas de ansiedade nos quais tem uma ação agonista parcial dos receptores serotoninérgicos e dopaminérgicos, além de atuar nos canais de cloro de forma semelhante aos benzodiazepínicos com a vantagem de não causar sedação e não ter potencial para causar dependência. Os efeitos da Buspirona demoram mais a aparecer devido ao fato de a substância não bloquear os trasnsportadores de monoaminas de modo que a ação se deve mais a mecanismos de adaptação neuronal. O efeito de alívio da ansiedade se deve a esse mecanismo de ação. No entanto, o fármaco (assim com qualquer outro) não causa modificações permanentes nesses circuitos neuronais, de modo que ao ser suspenso o tratamento os sintomas podem voltar. Por isso é indicado que, paralelamente, seja feito um tratamento psicoterápico ou realizado algum treinamento capaz de, a longo prazo, interferir nesses sistemas de forma mais duradoura ou definitiva.