A Buspirona funciona bem para Transtornos de Ansiedade Generalizada? Uso Fluoxetina e Olanzapina para

3 respostas
A Buspirona funciona bem para Transtornos de Ansiedade Generalizada? Uso Fluoxetina e Olanzapina para esses sintomas porém a Olanzapina engorda e me dá muito sono. Ela poderia substituir a Olanzapina?
A buspirona é uma medicação indicada para transtornos ansiosos, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e aprovada pela rigorosa Food and Drug Administration (FDA) americana para este uso.

A fluoxetina também é medicação aprovada para o TAG.
Em relação à olanzapina, apesar de poder ter efeitos de diminuir a ansiedade, não é medicação aprovada para este uso. Entretanto, em alguns casos, médicos podem optar por este tipo de tratamento (por exemplo, quando outras medicações não funcionaram) e ela também pode potencializar (aumentar) o efeito de outros remédios usados para ansiedade.

A fluoxetina, a olanzapina e a buspirona são medicações com mecanismos de ação diferentes, não podendo ser substituídas uma pela outra. O que ocorre é que, quando uma pessoa não obtém sucesso com uma medicação, o médico pode optar pela substituição, mas não por terem exatamente a mesma ação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Somente o seu psiquiatra poderá avaliar qual a melhor medicação para o seu caso em específico. As pessoas são únicas e o que é bom para um não necessariamente é para todos. Entretanto, hoje a psicologia, sobretudo a psicologia comportamental tem apresentado excelentes resultados para tratar TAG, pois ela vai atuar diretamente na CAUSA do transtorno e não nas consequências. O que eu venho percebendo ao longo dos meus 21 anos de experiência clínica é que um número cada vez maior de pacientes tem conseguido se libertar do uso exclusivo de medicações ao se tratar com a psicologia comportamental. Embora em “alguns” casos a medicação para TAG seja imprescindível, ela definitivamente não trata a causa do problema. Seria o mesmo que tomar remédio para dor de dente mas não tratar o dente.
Espero ter ajudado.
Algumas medicações especialmente para ansiedade e depressão podem ter esses efeitos desagradáveis, o ideal é que você possa abrir essa queixa ao seu psiquiatra para que este possa te dizer com mais precisão se alguma outra opção é viável.

Caso ainda assim você precise continuar com medicamentos que causem estes efeitos, o trabalho psicoterapêutico pode te ajudar na adaptação de seus hábitos e melhoria da sua qualidade de vida mesmo diante destes efeitos.

Espero ter ajudado
Estou à disposição

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.