A bebe que tem sindrome de turner demora mais pra se desenvolver do outras crianças normais?

3 respostas
A bebe que tem sindrome de turner demora mais pra se desenvolver do outras crianças normais?
Olá. Obrigado por perguntar. Turner não é coisa tão rara quanto se pensa (1:3.000 crianças), mas é muito difícil de ser ver, pois o índice de abortos causados pela doença é muito grande. O bebê Turner pode ser reconhecido ao nascimento. Aparentemente, as meninas Turner podem ter um crescimento igual às outras meninas talvez até o sexto ano de vida, mas, à medida que ganham idade, vão mostrando cada vez mais baixa estatura e sinais diferentes, se comparadas às outras. Ao se aproximarem da puberdade, os sinais ficam mais do que evidentes, e a estatura tende a se fixar em 1,5m. A partir daí tudo se estaciona. Aos 16 anos sugere-se terapia de reposição hormonal. Há muita coisa a se aprender sobre ST, no manejo de um bebê Turner. Os pais precisam da ajuda do pediatra e do geneticista. Não desanime.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá , a sd.de Turner, é uma síndrome rara , que afeta
somente o sexo feminino, e ocorre pela falta de um cromossomo X paterno. Geralmente são diagnosticadas na infância ou na adolescência, pois estas meninas não desenvolvem
as características sexuais secundárias pela deficiência do hormônio estrógeno ( como as mamas,
pêlos pubianos e menstruação )Mas pode acontecer de uma jovem com sd.turner menstruar e ser fértil. Outra característica importante nestas jovens é a baixa estatura, a grande maioria delas não atingirá 1.50 m de altura. O diagnóstico é feito pelo exame de cariótipo, e estas pacientes devem ter seguimento com o endocrinologista tendo em vista a reposição hormonal
feminina.
Oi, as meninas com Turner tendem a nascer um pouco abaixo da media e diminuir o crescimento lentamente, usualmente ficando abaixo da estatura mínima após os 2-4 anos. Ao nascimento podem apresentar mãos e pés inchados. O desenvolvimento motor e de aprendizado de fala é igual a outras meninas. Mais adiante ela podem apresentar alguma dificuldade matemática ou espacial (tipo se localizar no mapa), mas não é nada que não melhore com ensino adequado. Na adolescência elas podem apresentar uma tendência ao sobrepeso e é importante manter alimentação adequada. As meninas com Turner tendem a ter uma altura 20 cm menor do que a altura alvo familiar (calculada pela soma da altura do pai e da mãe em centímetros menos 13/ tudo dividido por dois)
o tratamento com hormônio do crescimento melhora muito isto.

Especialistas

Camila Jardim de Almeida

Camila Jardim de Almeida

Endocrinologista

Pelotas

Vanessa Figueiredo Monteleone

Vanessa Figueiredo Monteleone

Geneticista

São Paulo

Júlia Liutti

Júlia Liutti

Geneticista

Londrina

Bruna Guaraná

Bruna Guaraná

Geneticista

Porto Alegre

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Endocrinologista

São Luís

Andréa Maciel Guerra

Andréa Maciel Guerra

Geneticista

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome De Turner
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.