A avaliação pode auxiliar no diagnóstico de um transtorno ? além da avaliação investigatória é

22 respostas
A avaliação pode auxiliar no diagnóstico de um transtorno ? além da avaliação investigatória é necessário exames de imagem ? quais profissionais participam da avaliação ?
A avaliação neuropsicológica pode sim auxiliar no diagnóstico de algum transtorno neurológico ou mental.
Dependendo do caso, das hipóteses diagnósticas, um ou mais exames de neuroimagem são indicados também.
Para a avaliação neuropsicológica você precisa consultar um neuropsicólogo (que é um psicólogo especialista em avaliação neuropsicológica), porém é importante também consultar um médico (ou neurologista, psiquiatra, geriatra) para que esse também possa investigar as causas orgânicas e, caso necessário, solicitar exames clínicos e de neuroimagem. Dependendo do caso, a avaliação de um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo também podem contribuir para o diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a avaliação neuropsicológica consiste em investigar o funcionamento das principais funções cognitivas do indivíduo e pode auxiliar no estabelecimento de diagnósticos. Entretanto, em muitos casos faz se necessários exames de sangue e imagem, para uma compreensão maior a cerca do caso.
Faz parte deste processo, o médico, que pode ser neurologista, psiquiatra, geriatra, o neuropsicólogo e outros profissionais que estejam acompanhando o paciente, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
A avaliação neuropsicológica compreende uma bateria de testes capazes de avaliar o funcionamento neuropsicológico do paciente. São investigadas funções como: atenção, memória, funções executivas, percepção, etc. De acordo como o desempenho destas funções na testagem, o neuropsicólogo poderá sugerir compatibilidade com algum transtorno, como: Demência, Déficit cognitivo leve, afasia, etc. De posse da avaliação, um neurologista poderá direcionar e confirmar um diagnóstico, mas o oposto, também poderá ocorrer. Os exames de imagens são sempre bem-vindos a fim de confirmar e reforçar as hipóteses levantadas.
O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação clínica cujo objetivo é esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional de um paciente, sendo que para isso é necessário que o profissional tenha conhecimento e experiência em uma área específica, que é a Neuropsicologia. Também é de grande valor que o profissional tenha conhecimento na área de Avaliação Psicológica e treinamento na utilização, correção e interpretação de testes neuropsicológicos. Deste modo, quando a investigação for realizada por um profissional bem capacitado, pode ser muito útil para auxiliar no diagnóstico e também para traçar um plano de intervenção.
Sim, avaliações psiconeurologicas, avaliações paicodiagnosticas , psicomotoras. E principalmente as neuropsicologicas podem se valer de imagens para confirmar transtornos de cariosa tipos.
A avaliação neuropsicológica não deixa de ser uma investigação para se traçar um diagnostico e um prognóstico, e podem sim participar o neuropsicólogo, que envolve anamnese e testes especificos, o psiquiatra que pode sugerir exames complementares como neuro-imagens, PET SCAN, e laboratoriais, para entao concluírem o diagnostico.
Ola. Sim, a amnésia é primordial para um possível diagnostico. Alguns casos, se faz necessario os exames de imagem. Psiquiatras, psicologos, neuropsicologos, geriatras( no casode idosos)...
Sim!
A avaliação deverá ser feita por um neuropsicólogo, atraves de uma bateria de testes específicos para o caso. Saliento que tais testes, são de uso técnico dos profissionais de psicologia.
Também se faz necessário acompanhamento de um neurologista, para que o mesmo solicite avaliação por imagens de tomografia com ou sem contraste
Feito todos os exames necessários e específicos para o caso, será possível fazer o procedimento diagnóstico.
Um diagnostico sempre é bom e um diagnostico muitas vezes é benéfico se for realizado por uma equipe de profissionais( psiquiatra, neurologista e psicologo). Mas, o auxilio de um psicologo sempre é valido, pois este sempre vai lhe auxiliar a identificar questões pessoais que estão lhe influenciado nos aspectos do adoecimento.
A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta interessante para investigar as potencialidades e as dificuldades de um indivíduo, também importante para a realização de diagnósticos de acordo com determinados perfis de resultados. Além disso é importante o acompanhamento com o devido médico (psiquiatra, neuro...) e, se for o caso, também por profissionais de outras áreas, que solicitam os devidos exames para auxiliá-los no diagnóstico e tratamento.
Olá. A avaliação pode contemplar diversas ferramentas como exames, testes psicológicos. Tem a finalidade de ampliar o conhecimentos sobre determinados aspectos e até mesmo fechar um diagnóstico. O diagnóstico tem o objetivo de nomear um conjunto de características e auxiliar no respectivo tratamento. Espero ter contribuído.
Boa noite!! Sim, a validação ajuda no diagnóstico de transtorno mentais. Procure um profissional de sua confiança e converse, mesmo antes de decidir ser fará ou não!!
Olá. A avaliação Neuropsicológica deve ser feita e auxilia no diagnóstico de transtornos mentais. Porém o psiquiatra ou neurologista devem solicitar outros exames.
Bom dia, a avaliação feita por uma psicologa especialista no uso dos textes ou de uma neuropsicologa são adequada para identificar e auxiliar qualquer tipo de transtorno; porém uma vez idetificado o problema precisa ter um parecer medico, seja neurologista ou psiquiatra para ter uma visão mais ampla de cura sobretudo se é necessario o uso dos medicamentos.
Olá, a avaliação neuropsicológica consiste em uma bateria de testes com vistas a avaliar o funcionamento neuropsicológico do paciente. E, os exames de imagens são importantes por que poderá confirmar as hipóteses diagnosticas levantada.
Avaliação neuropsicológica é fundamental para saber o funcionamento cognitivo da pessoa, muitas vezes ela é solicitada para esclarecer dúvidas de diagnóstico ou nortear esta investigação, auxilia no diagnóstico diferencial, definição do tratamento e da possível melhora. Em alguma investigações exames de imagem são necessários, mas isso não na avaliação neuropsicológica e sim como mais uma parte da investigação.
Bom dia!
Sim. Em muitos casos, exames complementares como o de imagens e outros, auxiliam e direcionam para um tratamento completo e efetivo. Acredito que psicólogo, psiquiatra e neurologista sejam suficientes.
Abraço.
Sim, uma equipe multidisciplinar pode ajudar a fechar um diagnóstico (psiquiatra, fonoaudiólogo, geriatra, neurologista, etc). Assim como Exames de imagem, patológicos, eletroencefalogramas; no caso de escolares relatório da equipe pedagógica, entrevista com pais, escalas, testes e questionários podem embasar uma conclusão. A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico pode investigar como estão suas funções cognitivas hoje e ainda ajudar muito em um planejamento de intervenção com um programa de Reabilitação que é uma etapa muito importante no tratamento.
Tudo depende do transtorno. A avaliação neuropsicológica ajuda sim a fechar o diagnóstico e até mesmo pode sozinha fechar um diagnóstico. Entretanto em alguns casos são necessários outros exames (neuroimagem, eletroencefalograma, exames de sangue), etc. Tudo vai depender da suspeita diagnóstica.
Olá! Como vai?
Depende do tipo de avaliação, bem como local (avaliação hospitalar, manicomial, na clínica...), no geral o diagnóstico pode ser um dos objetivos da avaliação, podendo sim resultar em uma classificação nosológica a partir daí apenas com o profissional da psicologia. At.te
Psiquiatra e Neuropsicólogo
Olá. Sim, é através de uma avaliação que se chega a um diagnóstico. No caso de transtornos psíquicos, nem sempre exame de imagem é solicitado, sendo mais usados testes e avaliação clínica. Abraço.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.