A auto agressão é algo preocupante? Não consigo ver outras formas de aliviar minha ansiedade, e, por

15 respostas
A auto agressão é algo preocupante? Não consigo ver outras formas de aliviar minha ansiedade, e, por isso, recorro a ela. Deveria me preocupar?
A autoagressão pode sinalizar uma dificuldade para lidar com as suas emoções, e oferece riscos, pois envolve um processo de agressão ao seu corpo como forma de aliviar as tensões psicológicas. É muito importante buscar ajuda de um psicólogo que vai te ajudar a encontrar recursos saudáveis para lidar com as emoções, te ensinar habilidades sociais e processos eficazes de autorregulação emocional, substituindo formas patológicas e de risco tanto para o seu corpo quanto para a sua saúde mental. Se, por fim, for considerado relevante fazer um acompanhamento concomitante com psiquiatra e com medicação para ajudar nesse processo de promoção de saúde e autoconhecimento de forma mais efetiva, é importante fazer. Coloque sua saúde em primeiro lugar. Estimo melhoras!

Aí está uma atitude que merece atenção. Atentar contra o próprio corpo como forma de alívio da ansiedade me faz crer que você, de alguma forma, acredita não ser capaz de vivenciar essa sensação angustiante que é a da ansiedade, como se não fosse capaz de suportar a o sentimento que lhe causa. Que bom seria se você pudesse, ao invés de amargurar essa angústia para dentro, conseguir colocar ela para fora. Auto agressão é isso, é se machucar por não conseguir pôr para fora aquilo que tanto te preocupa, te entristece. A terapia com certeza pode te ajudar, pois é exatamente onde você vai se encontrar em um espaço para falar sobre o que sente, e o que tanto te angustia.
Boa trade!
Toda e qualquer forma de auto agressão vale dar uma atenção especial sim, principalmente pelo fato de se sentir aliviada depois de concretizar esse ato.
Sugiro que busque uma avaliação psicológica para que possa ser direcionado o melhor tratamento.
Caso queira, como estou atendendo on line, me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.
Olá! Qualquer comportamento que acabe por te agredir, assim como agredir ao próximo, deve ser algo a ser levado em conta. Possivelmente a forma como você se agride é uma maneira de diminuir sua ansiedade. Seria importante você buscar por um acompanhamento profissional que busque compreender quais são os mecanismos envolvidos nesse comportamento. Um abraço!
Sim, é algo importante e deve ser avaliado e cuidado com muita atenção. Entendo que você sinta um alivio da sua ansiedade, mas existem outras formas de lidar com ela que não impliquem uma atitude que pode te trazer consequências, inclusive de saúde física.
Identificar isso e conseguir relacionar o comportamento à sua ansiedade, abrindo-se para buscar apoio já é um grande passo. Procure um profissional qualificado e busque ajuda psicológica.
A autoagressão é um assunto muito discutido na area médica . Quando a pessoa não dá conta de suas fragilidades, suas tristezas, ela automaticamente se agrida para aliviar o sofrimento imediato. Sugiro tratamento medicamentoso e psicoterapico não deixe de procurar ajuda.
Olá! Sim, autoagressão é algo preocupante. Esse tipo de comportamento indica que você não está conseguindo lidar bem com seus sentimentos - de modo que se torna necessária uma atitude que te traga ao presente (se lesionar), possibilitando uma sensação mais forte que a ansiedade relatada. Isso é preocupante, pois veja o custo necessário para você lidar com sua ansiedade. É bastante coisa, e isso pode se intensificar. Nesse momento é importante procurar formas mais saudáveis de lidar com suas emoções. Procure ajuda psicológica, seja esta uma psicoterapia ou uma intervenção medicamentosa.
Olá, a autoagressão é um sintoma que merece atenção, pois além de machucar seu corpo, ela não resolve o problema (no seu caso, o relato é de ansiedade). Um processo de psicoterapia pode te auxiliar a encontrar novas formas de direcionar a agressividade e dar vazão à essa angustia que a ansiedade lhe traz. Espero ter ajudado. Abs, Bruna.
Sim. Voce deve se preocupar com isso. Sentir prazer em se machucar, nao tem nada de saudável. Busque ajuda de um psicologo para entender melhor o que esta acontecendo com voce. Para q esse prazer na dor? Para que esse alivio na dor? Analise e se auto conheca.
Boa tarde! Autoagressão é perigosa tanto para saúde mental quanto para física, e deve ser tratada com urgência.Trata-se de um transtorno psiquiátrico que exige tratamento, terapia e alguns
casos uso de medicação. Procure um psicólogo para te ajudar, caso necessário ele vai te encaminhar para outros profissionais para que você tenha um tratamento adequado.
Olá, tudo bem? Sim é algo preocupante, a autoagressão independente do grau que se encontre e tipo (desde beliscões, pequenos hematomas e cortes por exemplo), por primeiramente estar causando lesões no seu corpo, o que é algo visível, mas acima de tudo que por trás desses comportamentos encontramos uma série de dificuldades em relação a como esse sujeito está lidando com seus problemas pessoais e emocionais, que estão fragilizados. Quando a pessoa se encontra neste nível de ansiedade patológico, a busca por um psicólogo somado a um psiquiatra é o mais benéfico para um tratamento eficiente. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Sim, a autoagressão é algo preocupante e requer atenção imediata. Recorrer à autoagressão como forma de aliviar a ansiedade não é uma solução saudável nem eficaz. É importante entender que a autoagressão não resolve os problemas subjacentes e pode até piorar a sua situação emocional.

Recomendo fortemente que você busque ajuda profissional o mais rápido possível. Entre em contato com um médico, psicólogo ou psiquiatra para discutir seus sentimentos, comportamentos autolesivos e ansiedade. Esses profissionais de saúde mental podem ajudá-la a encontrar estratégias mais saudáveis e eficazes para lidar com a ansiedade, além de oferecer apoio e tratamento adequados.

Enquanto busca ajuda profissional, é importante que você tente implementar algumas estratégias alternativas para lidar com a ansiedade. Alguns exemplos incluem:

Respiração profunda e relaxamento: Pratique técnicas de respiração profunda e relaxamento, como respiração diafragmática, meditação ou ioga. Essas técnicas podem ajudar a acalmar a mente e o corpo.

Exercício físico: Engaje-se em atividades físicas regulares, pois elas liberam endorfinas, substâncias químicas naturais do corpo que podem melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Expressão criativa: Encontre uma forma de expressão criativa que lhe interesse, como pintura, escrita, música ou dança. Essas atividades podem ajudar a canalizar suas emoções de maneira saudável.

Busca de apoio social: Converse com pessoas de confiança, como amigos, familiares ou grupos de apoio. Compartilhar suas preocupações e sentimentos com outras pessoas pode trazer alívio emocional.

Terapia: Considere a possibilidade de iniciar uma terapia individual ou em grupo com um profissional de saúde mental. A terapia pode ajudá-la a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis, identificar padrões de pensamento negativos e trabalhar na resolução de problemas.

Lembre-se de que você não está sozinha e que existe ajuda disponível para você. Não hesite em buscar o apoio necessário para superar a ansiedade e encontrar maneiras saudáveis de lidar com suas emoções....Conte comigo!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Olá.
Sim, a autoagressão é definitivamente algo preocupante e é importante abordar essa questão. Recorrer à autoagressão como forma de lidar com a ansiedade indica que você pode estar enfrentando emoções intensas ou situações difíceis sem ter à disposição maneiras saudáveis e eficazes de lidar com elas. Autoagressão inclui qualquer comportamento onde você intencionalmente causa dano a si mesmo, como cortar-se, arranhar-se, ou outras formas de machucar o próprio corpo.

1. Sinal de problemas emocionais mais profundos: Geralmente, a autoagressão é um sinal de que há problemas emocionais subjacentes, como ansiedade, depressão ou trauma, que precisam ser tratados.

2. Riscos físicos: Além dos riscos imediatos de lesão e infecção, a autoagressão pode ter complicações a longo prazo, incluindo cicatrizes permanentes.

3. Reforço negativo: A autoagressão pode aliviar temporariamente sentimentos de angústia, mas este alívio é geralmente de curta duração. Além disso, pode reforçar um ciclo onde os sentimentos de alívio são seguidos por sentimentos de culpa ou vergonha, o que pode levar a mais autoagressão.

Procure ajuda profissional, é crucial falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que pode ajudar a entender as causas da sua ansiedade e da autoagressão e oferecer tratamentos adequados, como terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudáveis.
É importante lembrar que procurar ajuda e falar sobre autoagressão pode ser difícil, mas é um passo fundamental para a recuperação. A autoagressão é tratável, e muitas pessoas que enfrentam esses desafios conseguem encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com suas emoções e reduzir sua ansiedade.

Espero ter ajudado!
Um forte abraço!
Sim. Você deve se preocupar muito. Importante você fazer procurar um Psicólogo e um Psiquiatra que vão te ajudar neste momento. O processo terapeutico irá te ajudar a descobrir a causa. Fique bem, procure ajuda. abs
Autoagressão é algo preocupante sim e que deve receber uma atenção imediata. O fato de não ter a capacidade de encontrar outras formas de alívio para esse sofrimento que você relata é preocupante e demonstra uma incapacidade de lidar com sua situação emocional, por essa ser uma forma de alívio através da dor e de um dano intencional ao próprio corpo, que oferece diversos riscos também e não é uma saída saudável. Seria muito importante que você procurasse uma ajuda profissional, de psicólogo e psiquiatra, para que possa ser devidamente avaliada, para que conte a sua história e possa, através do processo terapêutico, encontrar novas formas de alívio para esse sofrimento, que não precisem ser atravessadas por comportamentos de risco.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!