A atividade física pode efetivamente tratar depressão leve sem a ajuda de antidepressivos? Se sim,

9 respostas
A atividade física pode efetivamente tratar depressão leve sem a ajuda de antidepressivos? Se sim, quanto tempo duraria o tratamento?
De acordo com os colegas, porém, se você acredita que se enquadra no perfil de depressão leve, sugiro que converse com um(a) psicólogo(a) para um diagnóstico mais preciso. A prática esportiva sempre é bem vinda para a qualidade de vida, para ajudar a melhorar a auto estima e etc. A depressão é uma doença que se instala de mansinho no decorrer dos anos e no tipo de vida que cada indivíduo tem. Sendo leve, não deve ser "substituído" apenas por atividades física e boa alimentação, é necessário também querer se ajudar e se permitir ser ajudado(a) com a terapia ou se necessário com acompanhamento psiquiátrico. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Murilo Brandao Jansen Melo
Psicólogo
Brasília
A atividade física , em especial exercícios aeróbicos são excelentes alternativas para tratar os sintomas, mas importante verificarmos as causas e para isso investigar a historia de vida e o momento atual vivido e buscar mudanças ambientais e consequente respostas diferentes.
 Henrique Riedel Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Sobral
Poderíamos dizer que a atividade física possibilita tratar da depressão no âmbito "energético", de modo que, aquela angústia que se sente seria dissipada. Porém, no campo das ideias, o que causa aquela angústia, continua intocável, sendo necessário um acompanhamento analítico ou psicoterapêutico. Espero ter ajudado.
 Simone Matias
Psicólogo
São Paulo
Olá!

Se você recebeu o diagnóstico de depressão do médico deve tratar-se de modo adequado, com medicação e psicoterapia. A atividade física é complementar ao tratamento; até porque para conseguir praticar uma atividade de modo regular precisará estar bem emocionalmente.
Dra. Pâmela Mizurini da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Na terapia de casal, vocês podem tratar sobre todos os assuntos que vocês desejarem abordar. Pois a sexualidade de um casal é atravessada por diversos fatores, por exemplo: rotina, estresse, respeito com as escolhas do outro, sentimentos, inseguranças, questões que não foram resolvidas entre vocês e que retornam em possíveis brigas...
E na terapia de casal, vocês podem falar de todos esses fatores, para que isso não seja um empecilho no desejo entre vocês. E com isso, vocês possam ser mais leves um com o outro para poder curtir esse momento a dois!
 Cristiano Luis
Psicólogo
Rio de Janeiro
A prática de exercícios físicos é uma tarefa dada geralmente pelo Psicólogo cognitivo comportamental que atende a pessoa com depressão. Essas atividades liberam um hormônio chamado betaendorfina causando sensação de bem estar no indivíduo após a prática esportiva. Entretanto, não é um tratamento mas uma atividade complementar ao tratamento realizado por Psicólogo e psiquiatria.
 Vilma Oliveira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Londrina
A depressão se caracteriza por uma falta de energia, a vida se torna lenta e ainda que a pessoa apresente agitação precisará de tempo para realizar suas atividades.
Algumas pessoas conseguem sozinhas superar momentos difíceis, outras necessitam de ajuda profissional. O importante é avaliar se esta conseguindo por em prática seus propósitos, a psicoterapia poderá ser de grande ajuda para aliviar a dor e o sofrimento decorrente desse quadro.
 Carmen Bitarães Coutinho Alves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Sim, desde que a pessoa deprimida esteja fazendo Psicoterapia. Caso contrário, mesmo praticando exercícios físicos, o risco desta enfermidade se agravar é muito grande.

Se houver piora do quadro, inevitavelmente o paciente terá que fazer utilização de medicamentos, acrescido do tratamento psicológico.

Portanto o primeiro e mais importante passo para tratar a Depressão começa pela Psicoterapia!
 Tatiane Scarlet Garbato
Psicólogo
São Caetano do Sul
A prática de atividade física libera endorfinas e aumenta o nível de serotonina e dopamina. Estes neurotransmissores são responsáveis por regular o humor e prazer, entre outros, o que potencializa o efeito antidepressivo do tratamento.
Para que o organismos funcione bem é importante que ocorra um equilíbrio entre os fatores físicos, psíquicos e sociais. Se algum destes fatores sofrer algum prejuízo os demais também serão prejudicados.
Portanto se o indivíduo deprimido tiver disposição para a prática de atividade física isto será muito benéfico, porém a depressão é uma doença que também precisa ser tratada com o auxílio de profissionais da saúde.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Larissa Fernandes

Larissa Fernandes

Psicólogo

Volta Redonda

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1181 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.