A artrofibrose enrigece o tornozelo? Fiz uma cirurgia no maléolo lateral e agora sinto dores ao andar,

2 respostas
A artrofibrose enrigece o tornozelo? Fiz uma cirurgia no maléolo lateral e agora sinto dores ao andar, e sinto q o tornozelo está sem mobilidade, qual tratamento a ser feito e quais exames para diagnosticar o real problema?.
A artrofibrose deve ser cogitada quando não há outra causa mais evidente de mal resultado ou associada com tempo longo de imobilização pós operatória. Mas a limitação do movimento pode ser devido à redução inadequada da fratura do tornozelo, lesão da cartilagem articular no trauma inicial, grave lesão de partes moles que cobrem o tornozelo...
Normalmente são feitos exames de imagem como Rx para avaliar as causas ósseas. RNM fica geralmente inviabilizada devido aos implantes metálicos. Nesses casos pode ser realizada a retirada dos implantes metálicos após consolidação da fratura e até mesmo uma cirurgia artroscópica de tornozelo para avaliação e intervenção ao mesmo tempo.

Sim. A artrofibrose limita os movimentos da articulação do tornozelo em vários graus podendo, inclusive, provocar rigidez completa. É preciso, antes de mais nada, que seja realizado exame clínico detalhado por médico especialista. No caso de exames de imagem os mais indicados para auxiliar no estadiamento do problema são as radiografias simples realizadas com apoio do pêo corporal comparando o lado afetado com o lado contralateral. A tomografia computadorizada pode ser útil para identificar corpos livres, desvios osteoarticulares devido consolidação viciosa do tornozelo, presença de osteofitos (esporões) e de artrose da articulação secundária a trauma. O tratamento proposto vai depender da identificação da(s) causa(s) da rigidez articular e pode, inclusive, envolver algum tipo de cirurgia reconstrutiva.