A ansiedade sempre afeta o sono? No meu caso, tenho sintomas de ansiedade bastante evidente, mas é muito

10 respostas
A ansiedade sempre afeta o sono? No meu caso, tenho sintomas de ansiedade bastante evidente, mas é muito raro eu ter insônia, na verdade acho que durmo demais.
A ansiedade não necessariamente faz a pessoa dormir menos. O sono exagerado pode ser sintoma de algo que deve ser avaliado por um médico e se não for nada físico, você deve procurar um psicólogo que vai te ajudar que equilibrar sua vida. Tem que ver se esse sono exagerado não é mecanismo de defesa para fugir de seus problemas e se essa ansiedade está atrapalhando seu cotidiano.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade nem sempre afeta o sono, no entanto dormir demais pode também ser considerada uma alteração do sono. Recomendo procurar um psicólogo ou um psiquiatra para tratar dessa ansiedade. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Você não precisa continuar a passar por isso sem ajuda. Cuide-se.
Os momentos de ansiedade patológica podem ocorrer no horário em que deveríamos estar dormindo, mas não ficou claro se já tem um diagnóstico de ansiedade patológica. Precisamos nos perguntar o que o sintoma da ansiedade está querendo nos informar sobre nós e sobre como estamos levando a nossa vida. Estamos nos ouvindo neste sintoma? A psicoterapia poderá ajudar a responder tais inquietações. Adentrar ao nosso interior e ouvir é um caminho para ressignificar nossos sintomas. Posso ajudar e estou a disposição.
Boa tarde. A ansiedade nem sempre afeta o sono. Embora existam criterios diagnosticos para cada tipo especifico de transtorno de ansiedade e alteracoes no sono possam constar, nao e obrigado ter todos os sintomas para o diagnostico.
Olá! Não necessariamente, cada pessoa tem suas individualidades e em decorrência sintomas diferentes. Importante perceber se esse dormir demais acaba por atrapalhar sua vida num geral. Se é um desanimo, muito cansaço, existem diversas possibilidades. Mas indicaria você fazer uma avaliação com um profissional. Fico a disposição!
Olá! Seu relato indica algum incômodo. Sim, ansiedade atrapalha o sono. Muitas vezes o corpo dá sinais de algo na mente que precisa ser observado e tratado. Psicoterapia EMDR pode te ajudar a entender e a tratar isso.
Olá,
Nem sempre a ansiedade causa alterações com relação ao sono.
Mas será interessante você ter um acompanhamento Psicológico ou Psiquiátrico pra tentar identificar se estes sintomas que você diz ter são realmente consequência de um quadro de distúrbios de ansiedade ou não.
Acho importante começar enfatizando que ansiedade é um sentimento comum e necessário a todos nós.

Quando nos preocupamos planejando nossos estudos, finanças ou mesmo uma viagem os sinais de alerta para questões do futuro, que é característico da ansiedade, está presente, porem esse aspecto que caracteriza a ansiedade e que nos é útil, pode se tornar exagerado, demasiado; aí sim caracterizando um distúrbio de ansiedade.

Os distúrbios de ansiedade podem ser relativos a uma preocupação geral, uma preocupação com que algo de muito ruim possa acontecer consigo próprio, com a avaliação que podem fazer de você, as fobias especificas e os pós trauma.
Você diz ter sintomas evidentes de ansiedade, não se avalie sozinho e muito menos tome remédio por conta própria.
ansiedade tem maneiras de se apresentar em diferentes formas através da personalidade da pessoa, venha fazer sessões em psicanálise para explorarmos suas questões cotidianas e encontrar isto que move sua ansiedade.
Por mais que alguns sintomas se repitam para concretizar um diagnóstico, nem sempre necessita que todos eles se apresentem em todos as pessoas. Essa questão relacionada ao sono em abundância pode ser um reverso no que diz respeito a questão da insônia, pois os exageros também podem ser sintomas. A indicação que lhe faço é procurar uma ajuda terapêutica e também um neurologista para uma avaliação neurológica e ver se há algumas questão sinaptica ou cerebral que pode estar lhe causando essa disfunção no sono, senão houver questões biologicas relacionadas, somente o trabalho terapêutico lhe trará grandes resultados.
Cuide-se!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.