A ansiedade pode gerar sintomas permanentes, ou seja, que não diminuem/somem mesmo quando a pessoa n

5 respostas
A ansiedade pode gerar sintomas permanentes, ou seja, que não diminuem/somem mesmo quando a pessoa não está se sentindo ansiosa?
Olá! Considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento, investigação, possibilitando assim, avaliar se talvez em uma tentativa de fuga das suas emoções não esteja conseguindo perceber os momentos de ansiedade ou se são resquícios sintomáticos de crises recentes. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A configuração de sintomas que uma pessoa apresenta a partir da ansiedade é único em cada uma, podendo variar ao longo da vida e diante de estímulos ansiosos diferentes. Esses sintomas também variam diante da intensidade da ansiedade que a pessoa sente, sendo que uma ansiedade mais intensa pode causar sintomas mais intensos e delicados. Esses sintomas são recursos do organismo para tentar lidar com essa energia, fazendo com que ela tenha espaço de expressão e comunicação com a pessoa que sente e com o mundo. Com a compreensão da experiência ansiosa e oferecendo os cuidados que a mesma necessita, a tendência é a diminuição dos sintomas. Porém, diante do retorno e aumento dos níveis de ansiedade, os sintomas podem retornar ou se apresentarem de outra forma. E pode existir aquelas casos mais graves em que, por exemplo, a ansiedade experimentada foi tão intensa e/ou por tanto tempo que se instaura uma dinâmica de sintomas de resposta que não somem por completo, necessitando de um trabalho para que se desenvolva recursos para manejar as áreas da vida afetadas. É o casos de alguns traumas. Mas, mesmo assim a pessoa pode desenvolver a capacidade de viver de maneira satisfatória e em qualidade. Por conta dessas variáveis, é importante contar com a ajuda de um profissional da área da saúde mental para ajudar a avaliar a situação. Espero ter ajudado e me encontro a disposição para mais dúvidas.
Olá, pode acontecer por alguns períodos da vida. Mas não há um padrão único. Para quem tem ansiedade crônica é importante tomar ações de busca de tratamento médico, terapia. Seguir práticas que ajudem no equilíbrio e na reorganização interna como yoga, meditação.
De forma bem simples, sim. Mas vale entender quais situações você tem identificado como sintomas permanentes e o que torna elas indesejáveis, isso porque a ansiedade em si é consequência, ou seja, ela responde com formas e intensidades diferentes, a coisas que nos deixam em situação de alerta. Você comentou que não se sente ansiosa(o), mas algo incomo permanece, vale ouvir sobre isso que ficou e onde você se localiza em relação a elas :)
Olá! Como vai ? Isso é possível, uma vez que um quadro de transtorno de ansiedade principalmente quando não é tratado, pode virar crônico, mas ainda assim existem tratamentos que visam minimizar os sintomas e criar estratégias para lidar com eles. Mas é importante ressaltar que a "ansiedade" sozinha não configura um quadro de doença, pois ela é uma emoção normal que todas as pessoas possuem, sendo comum sentirmos ela durante toda nossa vida, o que vai diferenciar ela de um transtorno é a intensidade e a duração dessa ansiedade. Por isso procure um psicólogo para realizar uma avalição.
Espero ter ajudado.
Abraços!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1032 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.