A ansiedade é muito comum no transtorno do espectro autista leve? Impedindo a pessoa de estudar e trabalhar

7 respostas
A ansiedade é muito comum no transtorno do espectro autista leve? Impedindo a pessoa de estudar e trabalhar normalmente
Olá! Acredito que a ansiedade pode ser um sintoma que afeta a as atividades como um todo, independente com autismo ou não. Importante conversar combo médico e terapeuta se pidecestar existindo fatores externos que podem estar potencializando essa ansiedade. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Penso que a dificuldade de trabalhar e estudar pode ser decorrente por si só do comprometimento na capacidade de interação social e recíproca, bem como, nas habilidades de comunicação, caraterísticas presentes no diagnóstico do Autismo atípico. É importante observar que tais comprometimentos estão associados também a inquietude excessiva e ansiedade frente a situações mobilizadoras de angustia no sujeito.
São dois tipos de transtornos existentes, quando se tem o diagnóstico de um, não necessariamente terá o outro. O autista tem como principal queixa a dificuldade de se relacionar com as pessoas e a ansiedade o fato de não ter o controle da situação que gera esse desconforto.
Sim, o autismo mesmo leve gera ansiedade. Imagine uma pessoa se relacionando com dificuldade com o mundo, ela fica nervosa, inquieta, ainda mais porque a nossa sociedade é muito competitiva e muito acelerada. O indivíduo deve buscar ajuda de um psicólogo para treinar habilidades e recuperar sua auto estima e assim estudar e trabalhar dentro de suas limitações.
A dificuldade de estudar e trabalhar na síndrome de autismo esta relacionada com a própria síndrome, e não com a ansiedade.
Se um autista, tiver um quadro de ansiedade, isso seria uma condição a mais, não relacionada ao autismo.
Em termos simples, é como uma pessoa autista pegar uma gripe. A gripe não tem nenhuma relação com a Síndrome, o mesmo se dá com a ansiedade.
Esqueçamos o TEA por um breve momento... a ansiedade é parte do contexto de uma pessoa, todavia se há prejuizo causado por esta ansiedade deve ser tratado para não gerar impedimentos, como estudar e trabalhar... muitos autistas trabalham e estudam... eu sou um deles e ajudo a outros... transtorno de aprendizado existe na maior parte dos autistas, assim como a ansiedade...
Olá! Em acordo com os colegas, também compreendo que não seja uma questão relacionada à ansiedade em si, mas as dificuldades existentes no próprio espectro autista.

Com a ajuda especializada, a pessoa com autismo pode ampliar suas possibilidades de aprender no mundo, assim vale muito a pena procurar um especialista na área.

Caso tenha mais dúvidas, fico às sua disposição.

Especialistas

Bráulio Brandão Rodrigues

Bráulio Brandão Rodrigues

Psiquiatra

Brasília

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.