A anedonia tem relação com a depressão?

12 respostas
A anedonia tem relação com a depressão?
Olá. A anedonia, em alguns casos, pode ser um dos sintomas da depressão. Primeiramente é importante que você procure um atendimento médico para entender se é necessário alguma ação medicamentosa. Em paralelo, busque auxilio em uma terapia para ajuda-lo a perceber e modificar os pensamentos e sentimentos que estão impactando neste seu desconforto. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
A anedonia é um dos sintomas do transtorno depressivo. Caracteriza-se pela perda de prazer, inclusive com as coisas que antes eram fonte de satisfação. Neurologicamente, as áreas do cérebro que trazem a sensação de prazer e recompensa, recebem poucos estimulos. Esta é a razão da anedonia.
O tratamento é medicamentoso, com antidepressivos, e psicoterapia.
Procure um psicólogo, para avaliação e encaminhamento ao psiquiatra.
Grande abraço
 Márcia Costa
Psicólogo
São Paulo
Pode fazer parte do quadro de depressão ou fazer parte de outros quadros patológicos.. No caso de depressão, é importante o tratamento médico e psicológico com técnicas da Terapia Comportamental. Como Terapeuta Comportamental e Cognitivo, será importante descobrir o que fazia você sentir prazer antes, o que fazia sentido para sua vida, trabalhar com seus valores, desenvolvimentos de habilidades entre outras técnicas e acompanhá-lo para que se sinta melhor. Busque tratamento, é possível se sentir melhor. Fico à disposição.Um abraço.
A anedonia é sim um dos sintomas de depressão, correspondendo a perda da capacidade de sentir prazer, principalmente nas atividades antes vistas como prazeirosas pelo indivíduo.É muito importante que esse sintoma seja avaliado por um médico especialista para sua correta identificação e avaliação de outros sintomas depressivos que , geralmente, estão associados e o correto tratamento seja estabelecido visto que a Depressão é uma doença que pode tornar-se grave colocando a vida do indivíduo em risco.
 Adriana de Souza Burity
Psicólogo
Rio de Janeiro
Na realidade, a anedonia poderá ser sim um dos sintomas da depressão. O ideal é que seja feito um checkup pra avaliar de forma geral, digo organicamente para um diagnóstico.
 Elisabete Paoletti
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que a depressão será o principal mal do planeta em 2030. A anedonia é uma espécie de "congelamento" emocional, ou seja, a pessoa nessa condição não reage a coisas que antes gostava, fica "blindada" aos acontecimentos, evita encontrar as pessoas de seu convívio social e vai se fechando num mundo de solidão e distanciamento. Preste atenção se algum familiar apresentar esses comportamentos, pode ser sinal de um transtorno depressivo com sintomas de anedonia. É necessário procurar ajuda especializada com um psicólogo ou psiquiatra.
Dra. Edicleia Neves
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, a anedonia é um dos sintomas da depressão. A sensação de esvaziamento e sentido da vida, nada tem graça e não tem prazer na vida. Importante buscar ajuda. Um tratamento psicanalítico poderá ajudá-lo a sair desse quadro.
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Um estado muito difícil de conviver pois nada faz sentido e a pessoa senti um vasio imenso. A ajuda de medicamento e a Terapia Cognitiva Comportamental trará um resultado e melhoras satisfatória aos sintomas. Pode ser também utilizado técnicas da arte terapia para auxiliar o paciente nos relatos de seus sentimentos. Fico a disposição para maiores informações.
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
Sim. A anedonia, a perca da capacidade de sentir prazer, é um dos sintomas de depressão, principalmente dos casos mais intensos. Mas também pode ser encontrado em outros problemas psiquiátricos. De forma que a recomendação a quem esteja passando por isso é que procure ajuda de um psiquiatra ou psicólogo para que faça o tratamento adequado e volte a ter prazer na vida.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
Sim pode sim ser um quadro depressivo, de exaustão mental ou até mesmo de outras patologias. O ideal seria procurar fazer um acompanhamento terapêutico, de repente tb fazer uma avaliação psiquiátrica para ver se ele recomenda algum tio de medicação para amenizar os sintomas.
me deixo a disposição!
 Clarice Lopes Gentilli
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Anedonia (a perda da capacidade de sentir prazer) é um dos sintomas mais importantes da depressão, que o diferencia da tristeza. Entretanto, este sintoma sozinho não é critério suficiente para um diagnóstico.
Diante de uma situação muito estressante ou perda significativa é comum sentir tristeza mas ainda somos capazes de aproveitar os hobbies e momentos de lazer, o que não ocorrer na depressão.
 Antônio Roberto Silva
Psicanalista
São José
A anedonia é a incapacidade ou a dificuldade de uma pessoa sentir prazer ou de realizar tarefas que antes eram prazeirozas. Essa dificuldade costuma comparecer nos estados depressivos mais graves. O termo anedonia nesse caso faz referência negativa a deusa grega Hedones, deusa do prazer, com o "a" indicando negação. Pessoas nesse estágio de sofrimento devem procurar ajuda .

Especialistas

Yara Castaldini

Yara Castaldini

Psicólogo

Jardinópolis

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

São José dos Campos

Larissa Fernandes

Larissa Fernandes

Psicólogo

Volta Redonda

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1181 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.