A anedonia tem cura?

8 respostas
A anedonia tem cura?
A anedonia desaparece com o tratamento da depressão.

Olá! A anedonia significa a perda de prazer ou interesse em atividades que a pessoa costumava apreciar. Ela costuma ser um sintoma de um quadro maior, como a depressão, por exemplo. Portanto, é necessário observar por quanto tempo a anedonia está presente e se ela está acompanhada de outros sintomas. Assim, é possível haver uma compreensão do quadro da pessoa e de qual é o tratamento mais indicado. Ou seja, a anedonia tem "cura"! Basta ser tratada adequadamente.
A anedonia, falta ou diminuiçao de prazer em fazer atividades que normalmente geravam prazer, é um dos sintomas presentes em alguns Transtornos Mentais como a Depressão. A melhora dos sintomas desses Transtornos depende de Psicoterapia. Em alguns casos pode-se precisar de tratamento medicamentoso concomitante. Att. Augusto Yumi.
Olá. Então, em primeiro lugar, é primordial conhecer o história da pessoa com tal sintoma e seu histórico familiar relacionado à transtornos afetivos e de humor, visto que a anedonia, além de ser um estado de apatia, desânimo e falta de prazer, também é um dos sintomas de alguns transtornos psíquicos, como a depressão. Logo, o ideal é consultar um médico (psiquiatra), e um psicólogo, para fazer essa avaliação, pois estes são os profissionais aptos para diagnosticar e traçar um plano de tratamento. Espero ter ajudado. Att, Débora Da Rós
Boa tarde! Complementando a resposta do colega. Anedonia é uma das características veiculadas a depressão. É quando a pessoa perde o interesse e prazer de fazer as coisas e até por si mesmo, podendo buscar o isolamento social. Como se vivesse com as emoções em stand by ou congelada. Sugiro que consulte um (a) psicólogo (a) para uma avaliação. Caso, seja necessário o acompanhamento medicamentoso, será indicado uma avaliação com o (a) psiquiatra. Se possível, inclua hábitos saudáveis como alimentação balanceada, noites de sono em dia e atividade física. Lhe ajudará muito! Espero ter ajudado!

Forte abraço!!!
Anedonia é um sintoma ou um estado emocional que se caracteriza pela perda do prazer na realização de atividades anteriormente prazerosas.
Se for um sintoma, como acontece na depressão, por exemplo, o tratamento pode suprimi-lo, devolvendo o paciente ao seu funcionamento prévio. Em transtornos mentais crônicos, a anedonia pode ser um sintoma resistente à mudança.
Se for um estado emocional, caracteriza algo transitório, que desaparece com a resolução do fator desencadeante( um estresse ambiental, por exemplo). Se esse estado emocional for um traço da personalidade, como em transtornos de personalidade, a mudança é mais difícil, mas pode ser alcançada total ou parcialmente com psicoterapia.
Concordo com os Médicos acima, dependendo do grau da depressao ou do transtorno de personalidade poderá ser associado á uma psicoterapia, para que juntos dará uma boa resposta aos sintomas apresentados.
At.,
Monica Araújo/ Neuropsicóloga
Como relatado pelos demais colegas, trata-se uma perda de prazer em atividades que antes lhe traziam gratificação. Costuma ser um dos sintomas de transtornos do humor como depressão e o do transtorno bipolar, por exemplo. O tratamento pode ser feito através da psicoterapia e, a depender do caso, precisar do auxilio da medicação prescrita preferencialmente por um psiquiatra.