A amtriptilina pode causar surto psicótico em pessoas com esquizofrenia? Obrigada

3 respostas
A amtriptilina pode causar surto psicótico em pessoas com esquizofrenia?
Obrigada
A amitriptilina, principalmente se usada sem associação com medicaçao antipsicóticos, pode levar a recrudescimento de psicose, em pessoas com esquizofrenia. Usam-se antidepressivos em pessoas com esquizofrenia, porém sempre com indicações claras e com os devidos cuidados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A amitriptilina é um antidepressivo tricíclico que afeta os níveis de neurotransmissores no cérebro. Embora a amitriptilina não seja um medicamento típico para o tratamento da esquizofrenia, é importante considerar a interação de qualquer medicação com outras condições de saúde que uma pessoa possa ter.

Em algumas pessoas com esquizofrenia ou predisposição a distúrbios psicóticos, o uso de antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, pode potencialmente desencadear ou agravar sintomas psicóticos, incluindo surtos psicóticos. Isso ocorre porque esses medicamentos podem afetar os neurotransmissores no cérebro de maneira que influencie os sintomas psicóticos.

Portanto, é fundamental que qualquer pessoa com esquizofrenia ou histórico de psicose discuta o uso de antidepressivos ou qualquer outra medicação com seu médico, que pode considerar os riscos e benefícios específicos para o caso individual e escolher a medicação mais adequada, levando em conta a condição psiquiátrica subjacente.

A segurança e a eficácia do tratamento dependem da avaliação e do acompanhamento médico adequado.
Amitriptilina não é tipicamente associada a surtos psicóticos em pessoas com esquizofrenia na literatura. No entanto, cada paciente pode reagir de forma diferente. É sempre importante monitorar os efeitos do medicamento e ajustar o tratamento conforme necessário.

Especialistas

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.