A altitude pode recrudescer os sintomas da depressão já tratada com citalopram?

10 respostas
A altitude pode recrudescer os sintomas da depressão já tratada com citalopram?
A importância do acompanhamento com o médico Psiquiatra de sua confiança, é que ele ajustará o medicamento de acordo com os seus sintomas.

Além disso, recomento a Psicoterapia para buscar a origem da depressão, e busca de um maior equilibrio para sua vida social, familiar e profissional.

Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe nenhuma relação entre altitude e depressão. A única relação que existe entre altitude e depressão está no aspecto geográfico quando se há baixos (depressões do solo) e altos relevos.
Bom dia,
Qualquer situação um pouco estressante física ou emocional pode afetar se a pessoa está ainda deprimida.
A medicação tem um prazo para equilibrar físico quimicamente o organismo
É bom evitar situações estressantes e buscar as que ofereçam prazer
Não adianta procurar "causas" no mundo objetivo para explicar o desenvolvimento mental de uma pessoa. Por exemplo, a altitude. O efeito que ela pode ter na depressão da pessoa depende do que ela significa para a pessoa. Só a pessoa mesma tem chance de entender o efeito que a altitude tem nela, não dá para generalizar, na maioria dos casos. Se ela viveu, na sua vida, alguma situação na qual a altitude ficou associada com uma experiência humilhante, por exemplo, a repetição da altitude na vida dela pode provocar a memória da humilhação e agravar a sensação de vergonha, de não prestar, não ser amada, etc.

Para avançar, recomenda-se a pessoa entender o que ela viveu, principalmente na infância, o que fez ela perder a autoconfiança e sofrer de depressão. Isto se pode fazer na psicoterapia humanista ou na psicanálise. Os medicamentos não ajudam nisso. Podem até atrapalhar, pois sendo calmantes, eles podem diminuir a motivação para querer mudar alguma coisa na vida.
Olá, acredito que você deva orientar-se com o médico que receitou a medicação, pois ele é a pessoa indicada para tirar suas dúvidas.
Recomendo a psicoterapia para seu filho lidar melhor com todas essas questões.
Olá, é possível que uma pessoa com depressão quanto atingida por fatores estressantes ou angustiantes na sua história de vida possa sentir aumentar sua depressão, é necessário o acompanhamento do psiquiatra para avaliar a dosagem do medicamento, a fusão de uma psicoterapia paralela aos medicamentos ajudaria neste caso.
Não há nenhum estudo correlacionando altitude e depressão, porém, cada sujeito é um universo. Deste modo, a altitude ou o ambiente relacionado a esta podem desencadear os sintomas da depressão num sujeito por, neste sujeito, apresentar essa função depressora. Portanto, faz-se importante a consulta com seu psiquiatra a fim de ajustar a terapia farmacológica, bem como com um profissional de psicologia, para que o efeito particular da altitude em você seja assimilado e trabalhado. Espero ter ajudado, fique bem.
Ola! Em primeiro lugar a depressão não é tratada somente com medicação. Deve se buscar um tratamento Psicoterápico e ou analítico para trabalhar as causas da depressão. Em segundo lugar, parece não haver relação entre altitude e depressão. Porém, se a altitude incomoda de alguma forma, pode ser um agravante pelas condições subjetivas, mas não por ela em si. Procure ajuda!
Boa tarde como algum colega já falou não tem nenhuma relação entre altitude-depressão, se está com duvida sobre os efeitos do medicamento procure o medico e esclareça com ele esta sua duvida. Os sintomas depressivos se tratam com psicoterapia não somente com medicamento portanto procure um psicologo de sua confiança e converse com ele e com certeza irá esclarecer sobre o caminho a ser percorrido para sua cura.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.