A acupuntura pode ajudar na neuropatia diabética e periférica?

5 respostas
A acupuntura pode ajudar na neuropatia diabética e periférica?
Pode ajudar sim. Existem pontos que proporcionam alívio da sensação de queimação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza! Acupuntura, mocha e cannabis medicinal também! São tratamentos muito bons e com poucos efeitos colaterais...
Sim. Tanto a Acupuntura quanto a Eletroacupuntura tem boa resposta nos quadros de neuropatias periféricas, assim como as que surgem no paciente diabético.
Com certeza a acupuntura ajudaria muito, principalmente se utilizando a tecnica de microcorrente
A acupuntura pode ajudar no tratamento da neuropatia periférica de maneira mais específica de várias formas:

Alívio da dor: Através da estimulação de pontos de acupuntura, pode-se liberar endorfinas, que são substâncias químicas naturais que ajudam a reduzir a dor. Isso pode aliviar os sintomas dolorosos típicos da neuropatia periférica, como queimação, pontadas e dores agudas.

Redução da inflamação: A acupuntura pode ativar o sistema imunológico e reduzir a inflamação nos nervos afetados, um fator comum na neuropatia periférica. Isso pode ajudar a minimizar danos adicionais aos nervos.

Melhora da circulação sanguínea: A técnica pode melhorar a circulação nas áreas afetadas, favorecendo a nutrição dos nervos e a eliminação de toxinas, o que contribui para a recuperação e regeneração dos nervos danificados.

Regeneração nervosa: Estudos sugerem que a acupuntura pode estimular a regeneração dos nervos ao promover o fluxo de Qi (energia vital) e o aumento de fatores de crescimento nervoso, essenciais para a reparação das fibras nervosas danificadas.

Equilíbrio do sistema nervoso: A acupuntura pode equilibrar o sistema nervoso autônomo, que regula funções involuntárias do corpo, como a sensação e a resposta à dor, o que pode melhorar o controle dos sintomas da neuropatia, especialmente aqueles relacionados ao sistema nervoso.

Esse tratamento, quando realizado de forma regular, pode ser uma opção complementar para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com neuropatia periférica.



Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.