A abordagem SEAS (fisioterapia específica para escoliose) é capaz de estabilizar curvas de 39°-44° d

13 respostas
A abordagem SEAS (fisioterapia específica para escoliose) é capaz de estabilizar curvas de 39°-44° de escoliose idiopática do adolescente?
Bom dia. Esse grau de escoliose encontra-se no limite para o tratamento conservador, geralmente utilizando em associação coletes sob medida. Outros dados são importantes, como a idade do paciente e a causa da escoliose (escoliose neuromuscular e por defeitos congênitos podem evoluir mais). Assim, de modo geral pode-se dizer que a fisioterapia associada a outros métodos tem sim potencial de estabilizar essa escoliose, no entanto outros fatores são importantes para isso, e essa escoliose encontra-se no limite para cirurgia (45 graus ou rápida progressão), podendo assim a fisioterapia não conseguir estabilizar a escoliose sem que a mesma adquira um grau cirúrgico.

Boa tarde! Ainda existe a possibilidade com o tratamento conservador, de estabilizar a sua escoliose.
Olá, ainda estamos em parâmetros mutáveis em relação a abordagem cirúrgica, mas sugiro que faça uma consulta com seu fisioterapeuta para que ele te avalie melhor e dê uma opinião mais acertiva.
É necessário Avaliacao prévia para análise da dados como idade, cálculo da progressão da curva, causa, entre outros. O mais importante é uma anamnese bem feita para entender a indicação de tratamento conservador, uso de coletes ou cirurgia para o caso específico.
Mas, falando de ser possível ou não: sim, em alguns casos é possível!
Não só a SEAS como técnica de tratamento da escoliose mas também todas as técnicas que contemplam a reeducação para conscientização corporal são eficazes no tratamento conservador da escoliose mas, lembrando que este grau de escoliose já é limítrofe para indicação cirúrgica, seria interessante avaliação presencial do paciente para um prognóstico mais adequado e, mesmo que a indicação seja uma cirurgia, o preparo pré operatório reduz o tempo de reabilitação pós cirúrgica. Vale a pena consultar um fisioterapeuta antes de qualquer decisão.
Leve o paciente para uma avaliação. Sabe-se que o quanto antes o tratamento é melhor. Porém, há necessidade de avaliar o paciente.
Boa Tarde, para responder essa pergunta é necessário levar em conta a idade e o Risser (que está relacionado a maturidade esquelética), além do fator de flexibilidade e as alterações musculares relacionadas. Ao considerar apenas o grau do ângulo de cobb muito provavelmente será necessário associar a fisioterapia (exercícios fisioterapeuticos específicos para a escoliose) com a utilização de um colete, sendo que atualmente temos observado melhores resultados com o colete utilizando tecnologia 3D.
Porém é muito importante tratar, pois além de trazer deformidades e piorar a qualidade de vida estudos apontam que escoliose que não foram tratadas na adolescência podem trazer dor e incapacidade quando adultos!!
Sugiro que você busque um bom Fisioterapeuta, com atualizações em tratamentos para a coluna, principalmente baseados em Evidências. O Fisioterapeuta fará sua avaliação detalhada e traçará o melhor programa de tratamento pra você, atendendo suas necessidades. Você já está no limite para indicação cirúrgica, sugiro procurar o quanto antes, mas, em alguns casos é possível sim estabilizar.
Respondendo especificamente à pergunta:
A EIA, conforme a classificação etária encontrada nas diretrizes da SOSORT, compreende a idade entre 10 e 17 anos, portanto, não pode-se falar em generalidade de resultado.
Não está claro se estamos diante de uma escoliose de curva dupla ou uma curva que tenha entre 39º e 44º Cobb.
Escolioses com duas, três ou até quatro curvas tem um comportamento diferente das escolioses com curva única.
Em curvas dessa magnitude a abordagem SEAS apresentou evidência de resposta positiva somente quando é associada ao colete Sforzesco, fabricado exclusivamente na Itália e utilizado pelo ISICO, instituto que criou a abordagem SEAS. Ou seja, ainda não há nenhuma evidência de resultados associando SEAS com outros modelos de coletes.
Para tomar uma atitude terapêutica, não pode-se levar em conta somente os graus Cobb, principalmente neste grande intervalo de idades entre 10 e 17 anos. Ao mesmo tempo não se deve esquecer o comportamento diferenciado da escoliose entre meninas e meninos.
Finalizando, a abordagem SEAS não apresentou até este momento evidência de ser capaz de estabilizar curvas de EIA dessa magnitude unicamente com a sua aplicação.
Importante destacar que somente profissionais com a formação certificada oficial numerada emitida pelo ISICO podem aplicar a abordagem com segurança.
Olá, concordo com a colega acima. Nós fisioterapeutas tentamos maneiras para reduzir ao máximo a intervenção cirúrgica em um procedimento. Nos dias de hoje existem profissionais formados em escolas reconhecidas e conceituadas em tratamentos para escoliose. Acho sensato de sua parte procurar por um desses profissionais para lhe ajudar antes de tomar a decisão final.
Sim, é possível estabilizar mas não reduzir o grau da escoliose.
É possível estabilizar, temos ótimas técnicas de tratamento para escoliose uma delas é a RPG Souchard. Temos que levar em conta a idade, realizar um cálculo de progressão da curva. O ideal é realizar uma avaliação minuciosa com um fisioterapeuta especializado para traçar um plano de tratamento, seja conservador, indicação de uso de colete ou processo cirúrgico (último recurso).
A RPG Souchard é uma das técnicas mais eficáses nesse caso