A abordagem SEAS (fisioterapia específica para escoliose) é capaz de estabilizar curvas de 39°-44° d

13 respostas
A abordagem SEAS (fisioterapia específica para escoliose) é capaz de estabilizar curvas de 39°-44° de escoliose idiopática do adolescente?
Bom dia. Esse grau de escoliose encontra-se no limite para o tratamento conservador, geralmente utilizando em associação coletes sob medida. Outros dados são importantes, como a idade do paciente e a causa da escoliose (escoliose neuromuscular e por defeitos congênitos podem evoluir mais). Assim, de modo geral pode-se dizer que a fisioterapia associada a outros métodos tem sim potencial de estabilizar essa escoliose, no entanto outros fatores são importantes para isso, e essa escoliose encontra-se no limite para cirurgia (45 graus ou rápida progressão), podendo assim a fisioterapia não conseguir estabilizar a escoliose sem que a mesma adquira um grau cirúrgico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Ainda existe a possibilidade com o tratamento conservador, de estabilizar a sua escoliose.
Olá, ainda estamos em parâmetros mutáveis em relação a abordagem cirúrgica, mas sugiro que faça uma consulta com seu fisioterapeuta para que ele te avalie melhor e dê uma opinião mais acertiva.
É necessário Avaliacao prévia para análise da dados como idade, cálculo da progressão da curva, causa, entre outros. O mais importante é uma anamnese bem feita para entender a indicação de tratamento conservador, uso de coletes ou cirurgia para o caso específico.
Mas, falando de ser possível ou não: sim, em alguns casos é possível!
Não só a SEAS como técnica de tratamento da escoliose mas também todas as técnicas que contemplam a reeducação para conscientização corporal são eficazes no tratamento conservador da escoliose mas, lembrando que este grau de escoliose já é limítrofe para indicação cirúrgica, seria interessante avaliação presencial do paciente para um prognóstico mais adequado e, mesmo que a indicação seja uma cirurgia, o preparo pré operatório reduz o tempo de reabilitação pós cirúrgica. Vale a pena consultar um fisioterapeuta antes de qualquer decisão.
Leve o paciente para uma avaliação. Sabe-se que o quanto antes o tratamento é melhor. Porém, há necessidade de avaliar o paciente.
Boa Tarde, para responder essa pergunta é necessário levar em conta a idade e o Risser (que está relacionado a maturidade esquelética), além do fator de flexibilidade e as alterações musculares relacionadas. Ao considerar apenas o grau do ângulo de cobb muito provavelmente será necessário associar a fisioterapia (exercícios fisioterapeuticos específicos para a escoliose) com a utilização de um colete, sendo que atualmente temos observado melhores resultados com o colete utilizando tecnologia 3D.
Porém é muito importante tratar, pois além de trazer deformidades e piorar a qualidade de vida estudos apontam que escoliose que não foram tratadas na adolescência podem trazer dor e incapacidade quando adultos!!
Sugiro que você busque um bom Fisioterapeuta, com atualizações em tratamentos para a coluna, principalmente baseados em Evidências. O Fisioterapeuta fará sua avaliação detalhada e traçará o melhor programa de tratamento pra você, atendendo suas necessidades. Você já está no limite para indicação cirúrgica, sugiro procurar o quanto antes, mas, em alguns casos é possível sim estabilizar.
Respondendo especificamente à pergunta:
A EIA, conforme a classificação etária encontrada nas diretrizes da SOSORT, compreende a idade entre 10 e 17 anos, portanto, não pode-se falar em generalidade de resultado.
Não está claro se estamos diante de uma escoliose de curva dupla ou uma curva que tenha entre 39º e 44º Cobb.
Escolioses com duas, três ou até quatro curvas tem um comportamento diferente das escolioses com curva única.
Em curvas dessa magnitude a abordagem SEAS apresentou evidência de resposta positiva somente quando é associada ao colete Sforzesco, fabricado exclusivamente na Itália e utilizado pelo ISICO, instituto que criou a abordagem SEAS. Ou seja, ainda não há nenhuma evidência de resultados associando SEAS com outros modelos de coletes.
Para tomar uma atitude terapêutica, não pode-se levar em conta somente os graus Cobb, principalmente neste grande intervalo de idades entre 10 e 17 anos. Ao mesmo tempo não se deve esquecer o comportamento diferenciado da escoliose entre meninas e meninos.
Finalizando, a abordagem SEAS não apresentou até este momento evidência de ser capaz de estabilizar curvas de EIA dessa magnitude unicamente com a sua aplicação.
Importante destacar que somente profissionais com a formação certificada oficial numerada emitida pelo ISICO podem aplicar a abordagem com segurança.
Olá, concordo com a colega acima. Nós fisioterapeutas tentamos maneiras para reduzir ao máximo a intervenção cirúrgica em um procedimento. Nos dias de hoje existem profissionais formados em escolas reconhecidas e conceituadas em tratamentos para escoliose. Acho sensato de sua parte procurar por um desses profissionais para lhe ajudar antes de tomar a decisão final.
Sim, é possível estabilizar mas não reduzir o grau da escoliose.
É possível estabilizar, temos ótimas técnicas de tratamento para escoliose uma delas é a RPG Souchard. Temos que levar em conta a idade, realizar um cálculo de progressão da curva. O ideal é realizar uma avaliação minuciosa com um fisioterapeuta especializado para traçar um plano de tratamento, seja conservador, indicação de uso de colete ou processo cirúrgico (último recurso).
A RPG Souchard é uma das técnicas mais eficáses nesse caso

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Hosana Santos Andrade

Hosana Santos Andrade

Fisioterapeuta

Gurupi

Debora Pacini Petti

Debora Pacini Petti

Fisioterapeuta

São Paulo

Ana Elisa Ferreira Heiber

Ana Elisa Ferreira Heiber

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Ana Paula Domingues Rosa

Ana Paula Domingues Rosa

Fisioterapeuta

Goiânia

Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 607 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.