A 8 meses fiz uma cirurgia para retirar um nódulo q nasceu no meu nariz, ele cresceu muito rápido ao

3 respostas
A 8 meses fiz uma cirurgia para retirar um nódulo q nasceu no meu nariz, ele cresceu muito rápido ao ponto de deformar meu rosto. Fiz biópsia e não deu câncer, foi feito imuno- histoquímico e deu doença auto imuni relacionada a igg4. Com 30 dias após a cirurgia o nódulo voltou em outro lugar do rosto, estou fazendo tratamento com corticoide.
No entanto fiquei com paralesia na boca, somente na hora de sorrir q não vai, e meu nariz ficou torto. Queria muito fazer uma cirurgia reparadora para corrigindo o nariz torto, mas não sei em q médico ir. Fui no otorrino q faz rino e ele disse q não faz, por conta da paralesia.
O q devo fazer? Qual especialista devo ir atrás?

Esse diagnóstico relacionado à imunoglobulina G4 ao que indica é um distúrbio fibroinflamatório imuno-mediado que muitas vezes se manifesta com massas tumorais. Os sintomas dependem de quais órgãos são afetados. Mas o tratamento é com corticoides! Por ser uma doença autoimune às imunoglobulinas que muitas vezes são chamados de anticorpos não conseguirem selecionar qual tecido é ruim para nosso organismo qual é bom, por isso tenta defender como um todo e ataca até mesmo tecido nervoso lu como a bainha de mielina dos nervos!

Att

A doença relacionada à imunoglobulina G4 (IgG4-RD) é uma doença imunológica incomun, que costuma afetar vários órgãos e tecidos com massas que assemelham a um tumor , com aumento de tecidos, de forma indolor. A causa da IgG4 ainda é desconhecida.
Os orgãos afetados podem aumentar de tamanho e haver tambem um amumento de tecido cicatricial , gerando fibrose. Os principais órgãos que podem ser afetados pelo IgG4 são: Pâncreas, dutos biliares, glândulas parótidas, glândulas submandibulares, pulmões, rins, tecidos retroperitoneais, aorta, meninges,glândula tireóide.
A minha recomendação para o seu caso, é que primeiro : tenha um Médico Imunologista para acompanhar e controlar sua doença relacionada ao IgG4 , antes de pensar em realizar uma nova cirurgia. E segundo: tenha um controle também com Fisioterapeuta , para o tratamento da paralisia facial, tente recuparar a sensibilidade nervosa e habilidades motoras dos músculos faciais. Acredito que isso seja de suma importância nesse momento.
Espero ter ajudado. Atenciosamente.
Dra. Amanda Rivet
Olá, caso não esteja ainda em acompanhamento da paralisia facial, realizo teleatendimento nesta área. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!