3 anos só quer tomar leite frutas e sucos, não aceita nada de comida de sal, posso deixar com fome a

5 respostas
3 anos só quer tomar leite frutas e sucos, não aceita nada de comida de sal, posso deixar com fome até aceitar a comida ?
Aumente as porções do que a criança ingere para que não sinta fome, mas não esqueça de fornecer todos os nutrientes que ele precisa. Tente fazer sopas de legumes e feijões. Introduza pequenos pedaços de carnes desfiada. Se ele não gostar e preferir doces, dê fontes de proteínas como iogurtes e whey protein em vitaminas.

Olá, querida (o).
Deixar com fome não irá resolver. Essa é uma prática que incentiva e reforça a recusa alimentar.
A seletividade alimentar é cada vez mais comum em crianças, e existe tratamento específico para ela, busque um profissional especialista na área. Estou a disposição.
Existe a possibilidade dele ter alterações genéticas ou epigenéticas (herdadas pelo hábito alimentar dos pais) que podem ser responsáveis por esse comportamento (que também é observado em adultos). Procure uma avaliação nutrigenética completa para ele. Dessa forma um bom nutrigeneticista vai poder ajudar nas estratégias e suplementações necessárias para corrigir esse hábito.
Olá,
É interessante procurar um nutricionista materno infantil para investigar as possíveis causas dessa recusa.
Que pode ser comportamental ou patológica.
Alguns pacientes podem ter deficiências nutricionais associadas como deficiência de zinco que pode alterar o paladar da criança, aumentando a recusa por certos alimentos, em especial comidas “de sal”.
Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a lidar com a seletividade alimentar em crianças:

Introdução Gradual: Apresente novos alimentos de forma gradual e em pequenas quantidades. Às vezes, crianças podem precisar de várias exposições a um novo alimento antes de aceitá-lo.

Envolvimento na Preparação: Inclua a criança no processo de preparação de alimentos. Isso pode despertar interesse e curiosidade em relação aos alimentos.

Modelagem de Comportamento: Mostre entusiasmo ao experimentar e comer uma variedade de alimentos. Crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos.

Refeições em Família: Faça refeições em família sempre que possível. O ambiente social e o exemplo dos outros podem incentivar a experimentação de alimentos.

Escolha Consciente: Ofereça opções saudáveis e equilibradas. Certifique-se de que as opções oferecidas são nutritivas e adequadas ao desenvolvimento da criança.

Evite Pressão Excessiva: Evite pressionar demais a criança a comer certos alimentos. Isso pode criar estresse em torno das refeições.

Respeite os Sinais de Fome e Saciedade: Respeite os sinais naturais de fome e saciedade da criança. Forçar a alimentação pode ter efeitos negativos.

Consistência: Seja consistente nas refeições e horários. Ter uma rotina previsível pode ajudar a criança a se sentir mais confortável durante as refeições.

Conversa com Profissionais de Saúde: Se a seletividade alimentar persistir e estiver causando preocupação, considere conversar com um pediatra ou nutricionista infantil. Eles podem oferecer orientações específicas com base na saúde e no desenvolvimento da criança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!