3 anos atraso de fala, sem outros traços de autismo ( já consultamos neuropediatra), em momentos de

5 respostas
3 anos atraso de fala, sem outros traços de autismo ( já consultamos neuropediatra), em momentos de angústia e ansiedade começa a falar coisas fora de contexto ( ecolalia), como posso ajudá-lo em casa? Como agir? É esperado isso em função do atraso de fala? Obrigada!
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Passou com neuropediatra, ele encaminhou para Fono, TO ( terapeuta ocupacional) e Psicologa? São esses 3 profissionais que poderão avaliar em várias sessões, fazer o relatório que você deverá apresentar para o neuropediatra, juntamente com a experiencia dele poderá fechar algum diagnóstico. O estimulo deve ser diário em qualquer ambiente principalmente em casa. Caso não tenha procurado os profissionais acima, sugiro procurar, pois eles poderão te orientar como estimular em casa e também na escola / creche.

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Dra. Beatriz Saraiva
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
A criança com atraso de fala precisa passar por uma avaliação fonoaudiologica. Muitas vezes, por dificuldades na comunicação, a criança pode apresentar comportamentos de ansiedade e angústia. É muito comum associarmos a ecolalia à um quadro dentro do Espectro do autismo. Mas existem outros diagnósticos, muitas vezes relacionados à um transtorno de linguagem que também apresentam essa manifestação.
Sugiro uma avaliação detalhada de um fonoaudiologo que saberá encaminhar para outros especialistas diante da necessidade.
Olá !!! Sugiro que, inicialmente, seu filho passe em consulta com um Neurologista que fará o diagnóstico do problema e , com certeza, ele encaminhará para os profissionais necessários , inclusive Fonoaudióloga (o) .
Olá! A ecolalia (repetição de palavras ou frases) em crianças com atraso de fala pode, sim, estar relacionada ao processo de desenvolvimento da linguagem, especialmente em momentos de angústia ou ansiedade. Nessas situações, a ecolalia pode funcionar como um mecanismo de autorregulação emocional ou uma tentativa de comunicação. É importante agir de forma acolhedora e incentivadora para ajudá-lo a progredir. Aqui estão algumas orientações:
Acolha as emoções dele: Quando ele demonstra ansiedade ou angústia e utiliza ecolalia, procure validar seus sentimentos. Diga algo como: “Está tudo bem, você está nervoso. Mamãe/papai está aqui com você”. Isso ajuda a reduzir a tensão.

Aumente o repertório de comunicação: Forneça palavras ou frases que ele possa usar nessas situações. Por exemplo, se ele está ansioso, ensine expressões como “Estou nervoso” ou “Preciso de ajuda” para substituir a ecolalia. Repita essas frases em momentos calmos, para que ele as internalize.

Promova brincadeiras estruturadas: Atividades que envolvam jogos com turnos e repetição podem ajudar no desenvolvimento da fala. Use brinquedos que ele goste e narre as ações, sempre de maneira clara e objetiva, para fornecer modelos de linguagem.

Estimule a imitação funcional: Em vez de repetir palavras sem contexto, encoraje-o a usar a ecolalia de forma funcional. Por exemplo, se ele diz “Quero suco” após ouvir você dizer isso, modele novamente e reforce a tentativa. Ex.: “Isso mesmo, você quer suco! Vamos pegar o suco.”

Adapte o ambiente para reduzir ansiedade: Crianças com atraso de fala podem sentir-se frustradas quando não conseguem se expressar. Certifique-se de que ele tenha recursos para se comunicar, como gestos, imagens ou mesmo aplicativos de comunicação alternativa, caso necessário.

Crie rotinas previsíveis: Uma rotina clara e consistente dá segurança à criança, diminuindo os momentos de ansiedade que podem desencadear a ecolalia.

Tenha paciência com o processo: A ecolalia em função de atraso de fala é algo que pode ser transitório. Ao apoiar o desenvolvimento da linguagem de forma consistente, você ajudará a diminuir gradualmente essas repetições fora de contexto.

Embora essas estratégias sejam úteis, se a ecolalia persistir é importante avaliação fonoaudiológica.

Espero ter ajudado!

Abraço.
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