25 anos, descobri a pouco q talvez tive todos os sintomas de tdah. Nunca fiz acompanhamento psicológico

8 respostas
25 anos, descobri a pouco q talvez tive todos os sintomas de tdah. Nunca fiz acompanhamento psicológico e sofro muito. Tenho medo, porque tudo que eu encontro na internet são pessoas fingem para conseguir medicamentos e temo q não acreditem em mim. Estou desesperada e sem saída. O que posso fazer?
Olá! O TDAH é muito comum, cerca de 6% das crianças apresentam e o diagnóstico na maioria dos casos não é feito na idade escolar.
Os sintomas permanecem e causam muito prejuizo para a pessoa na vida adulta!
Não se dessespere pois há mesmo na vida adulta tratamento muito eficaz! Tanto medicamentoso quanto não.
Sugiro que procure.um psiquiatra com experiência no tratamento deste transtorno para poder confirmar o.dianóstico e indicar o tratamento correto!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que se inicia normalmente na infância e pode perdurar pela vida adulta. A pessoa com TDAH normalmente tem problemas nas funções executivas, tais como: déficit na atenção, dificuldades de planejamento, organização, manejo do tempo, dificuldade na regulação do humor, impulsividade, irritabilidade, etc. Isso pode ocasionar prejuízos acadêmicos, profissionais e nos relacionamentos. É importante que um diagnóstico profissional seja feito, normalmente o diagnostico é multiprofissional. Feito por um médico neurologista ou psiquiatra, juntamente com uma avaliação neuropsicológica que é feita por um psicólogo com especialização em neuropsicologia. Após o diagnostico diferencial pode-se entrar com medicação e reabilitação neuropsicologica, onde se vai aprender como administrar as dificuldades do transtorno. Não se preocupe, um bom profissional saberá que você nao esta mentindo. Alem disso a medicação para TDAH nao ajuda quem nao tem TDAH. abraços.
Olá!importante tanto avaliação quanto acompanhamento profissional para que vc aprenda a lidar com os sintomas que estão lhe causando sofrimento e os trate de forma adequada. Boa sorte!
Boa tarde, o TDAH e uma doença frequente e muitas vezes não diagnosticada na infância, se tiver suspeita e sintomas que possam falar a favor desse diagnostico,aconselho que visite um psiquiatra para avaliar seu quadro corroborando o diagnostico ou não e se for necessário começar o tratamento medicamento e multiprofissional para a melhora das queixas apresentadas.
Olá! É comum nos depararmos com pessoas com essas dificuldades citadas por você na fase adulta e que não fizeram avaliação ou foram diagnosticadas na infância.
No entanto, é necessária uma investigação dos sintomas, sua história de vida e avaliação das funções cognitivas para que se tenha informações suficientes para constatar esse ou outro diagnóstico.
Como indicado pelos colegas acima, procure um médico especialista e uma neuropsicóloga.
Bom dia! Todo diagnóstico ligado à saúde (física / psíquica) e/ou uso de psicotrópico (como o relatado, para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)), só deve ser efetuado e prescrito por profissionais, devidamente qualificados para tal. Sugiro que, se e quando possível, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. Caso, a (o) profissional, verifique durante o processo de análise, a necessidade de auxílio medicamentoso, você será devidamente e responsavelmente orientada ao acompanhamento conjunto com uma médica (o) psiquiatra.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
A avaliação psicológica é o mais indicado, Os adultos com TDAH costumam ter dificuldade de organizar e planejar suas atividades do dia a dia. Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa com TDAH determinar o que é mais importante dentre muitas coisas que tem para fazer, escolher o que vai fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Em conseqüência disso, quem TDAH fica muito “estressado” quando se vê sobrecarregado (e é muito comum que se sobrecarregue com freqüência, uma vez que assume vários compromissos diferentes), pois não sabe por onde começar e tem medo de não conseguir dar conta de tudo. Os indivíduos com TDAH acabam deixando trabalhos pela metade, interrompem no meio o que estão fazendo e começam outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde do que o pretendido ou então se esquecendo dele.
O portador de TDAH fica com dificuldade para realizar sozinho suas tarefas, principalmente quando são muitas, e o tempo todo precisa ser lembrado pelos outros sobre o que tem para fazer. Isso tudo pode causar problemas na faculdade, no trabalho ou nos relacionamentos com outras pessoas. A persistência nas tarefas também pode ser difícil para o portador de TDAH, que freqüentemente “deixa as coisas pela metade”.
É necessária uma avaliação psicológica para verificar a hipótese diagnostica. O TDAH é hereditário. Transtorno neurobiologico que pode ser acompanhado de outros, porém somente com avaliação clínica será possível ajudá-la.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.