Dra. Patrícia Italo Mentges

Fisioterapeuta mais

Rio de Janeiro 1 endereço

Número de registro: Crefito 22477-F

Experiência

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (1997) e Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982).
Especializada em tratamento conservador de escoliose com formação nos métodos SEAS - Scientific Exercises Approach to Scoliosis - ISICO (Itália) 2011 e Schroth ISST - International Schroth Three Dimensional Scoliosis Therapy according to Katharina Schroth (Alemanha).
Experiência de 20 anos no tratamento de escoliose.
Membro da SOSORT - International Society on Scoliosis Orthopaedic and Rehabilitation Treatment desde 2012.
Ex docente em graduação de Fisioterapia por um período de 10 anos.
Palestrante internacional.
Atualmente, diretora técnica do Instituto Projeto Escoliose Brasil.
mais
Experiência em:
  • Doenças da Coluna
  • Reabilitação Física
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédico-Funcional

Consultório

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Espirometria


Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros fisioterapeutas perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Outros serviços


Rua Alice 321, Rio de Janeiro

Instituto de Escoliose Patricia Italo Mentges

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dra. Patrícia Italo Mentges? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Escoliose

Tenho escoliose desde os 15 anos,fiz fisioterapia,os médicos disseram que eu não precisava usar aparelho,agora tenho 32 anos,o que eu faço agora para melhorar minha postura e diminuir as dores?

Em primeiro lugar se estamos falando de uma escoliose idiopática temos obrigação de entender que não é um problema postural, a má postura é consequência da escoliose. Assim não podemos cuidar dela com "terapeuticas" posturais.
Seguindo os guideline e consensos apresentados pela SOSORT - Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose são recomendados os PSSE's, que são os Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose. Estes compõem as 7 escolas de diferentes nacionalidades e que foram desenvolvidos especialmente para o gerenciamento da escoliose, não são adaptações. Atualmente contam também com o reconhecimento de uma parcela de profissionais da SRS Scoliosis Research Society. Especialmente o Método Schroth que encontra sua evidência reconhecidamente aceita pela SRS é muito divulgada nos Estados Unidos. Procure um profissional com certificação oficial.

Dra. Patrícia Italo Mentges

Pergunta sobre Escoliose

A abordagem SEAS (fisioterapia específica para escoliose) é capaz de estabilizar curvas de 39°-44° de escoliose idiopática do adolescente?

Respondendo especificamente à pergunta:
A EIA, conforme a classificação etária encontrada nas diretrizes da SOSORT, compreende a idade entre 10 e 17 anos, portanto, não pode-se falar em generalidade de resultado.
Não está claro se estamos diante de uma escoliose de curva dupla ou uma curva que tenha entre 39º e 44º Cobb.
Escolioses com duas, três ou até quatro curvas tem um comportamento diferente das escolioses com curva única.
Em curvas dessa magnitude a abordagem SEAS apresentou evidência de resposta positiva somente quando é associada ao colete Sforzesco, fabricado exclusivamente na Itália e utilizado pelo ISICO, instituto que criou a abordagem SEAS. Ou seja, ainda não há nenhuma evidência de resultados associando SEAS com outros modelos de coletes.
Para tomar uma atitude terapêutica, não pode-se levar em conta somente os graus Cobb, principalmente neste grande intervalo de idades entre 10 e 17 anos. Ao mesmo tempo não se deve esquecer o comportamento diferenciado da escoliose entre meninas e meninos.
Finalizando, a abordagem SEAS não apresentou até este momento evidência de ser capaz de estabilizar curvas de EIA dessa magnitude unicamente com a sua aplicação.
Importante destacar que somente profissionais com a formação certificada oficial numerada emitida pelo ISICO podem aplicar a abordagem com segurança.

Dra. Patrícia Italo Mentges

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes