Toplexil - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Toplexil

Indicações de Toplexil
Tratamento sintomático da tosse (irritativa, não produtiva, espasmódica, seca) associada a várias condições respiratórias.


Contra-Indicações de Toplexil
Não deve ser administrado a pacientes alérgicos aos componentes de Toplexil; ligada à oxomemazina: insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau; ligada ao paracetamol: insuficiência hepatocelular.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Adultos: 3 a 6 colheres das de chá por dia. Quando houver predominância de tosse noturna, reforçar a dose da noite a critério médico. Superdosagem: ligada à oxomemazina: o quadro pode ser caracterizado por depressão e coma. O tratamento é sintomático e, eventualmente, pode ser necessária respiração assistida ou artificial e anticonvulsivantes. Ligada ao paracetamol: uma dosagem maciça provoca citólise hepática, com susceptibilidade à necrose completa e irreversível. Os sinais clínicos manifestam-se, geralmente, nas primeiras 24 horas. O tratamento deverá ser realizado em unidade especializada. Os sinais clínicos de lesão hepática podem aparecer mais tardiamente.


Laboratório
Rhodia Farma Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Ambroten, Astramorph, Bisolvon, Bronco-ped, Broncofenil
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Acetofen, Algifen, Antigripine, Asafen, Bacgen


Precauções
Antes do início do tratamento antitussígeno, é conveniente que se investigue as causas da tosse, para identificar aquelas que requerem tratamento etiológico próprio, principalmente asma, câncer, afecções endobrônquicas, entre outras. Caso a tosse persista após a administração de antitussígeno em doses usuais, não é conveniente que se aumente a posologia, mas que se faça uma revisão da situação clínica. Recomenda-se não utilizar este medicamento em crianças com menos de 2 anos de idade. Ligada à oxomemazina: é desaconselhado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Em caso de prescrição para pacientes diabéticos, observar sempre a presença de açúcar como excipiente do xarope. Deve-se ter cautela ao administrar Toplexil a indivíduos condutores de veículos ou máquinas potencialmente perigosas, devido ao risco de sonolência. Gravidez: a inocuidade de Toplexil durante a gravidez ainda não foi estabelecida. Portanto, recomenda-se que a sua utilização somente seja feita após avaliação da relação risco-benefício. Interações medicamentosas: Toplexil pode potencializar os depressores do SNC bem como os atropínicos centrais, quando em associação com outras substâncias anticolinérgicas (outros anti-histamínicos, depressores imipramínicos, neurolépticos fenotiazínicos, antiparkinsonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos e disopiramida).


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Toplexil
O efeito adverso mais comumente observado é sonolência. Entretanto, mais raramente, pode-se observar constipação e retenção urinária, confusão mental, boca seca, efeitos gastrintestinais (em particular intolerância digestiva), discinesias tardias, leucopenia e agranulocitose.


Perguntas sobre Toplexil

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Toplexil

Olá! O Expec possui um fórmula semelhante, porém sem conter o paracetamol (este presente no Toplexil)

Quais profissionais prescrevem Toplexil?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.