Tenoxen - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Tenoxen

Indicações de Tenoxen
Afecções inflamatórias degenerativas musculoesqueléticas que necessitam de ação antiinflamatória e analgésica como: artrite reumatóide, osteoartrite, osteoartrose, espondilite anquilosante, forma inflamatória pós-traumática, afecções extra-articulares, como, por exemplo, tendinite, bursite, periartrite dos ombros (síndrome ombro-mão) ou dos quadris, gota aguda, tenossinovites, distensões, entorses e outros processos inflamatórios.


Contra-Indicações de Tenoxen
Hipersensibilidade ao Tenoxen, úlcera péptica ativa, doença hepática ativa, insuficiência renal e/ou hepática grave, pacientes menores de 18 anos.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Posologia habitual: para todas as indicações, exceto na gota aguda, recomenda-se 20 mg (1 supositório) uma vez ao dia, sempre à mesma hora, todos os dias. Embora o efeito terapêutico do Tenoxen se torne logo evidente, há um aumento progressivo da resposta nas duas primeiras semanas, até a concentração plasmática atingir o estado de equilíbrio dinâmico. Doses superiores a 20 mg devem ser evitadas, pois isto aumentaria a incidência e a intensidade das reações adversas, sem um aumento significativo da eficácia. Para pacientes que necessitam de tratamento prolongado pode-se tentar reduzir a dose diária de manutenção para 10 mg (1/2 supositório). Nas crises de gota aguda a dose recomendada é de 40 mg (2 supositórios) uma vez ao dia, durante dois dias, seguidos de 20 mg (1 supositório) diários, por mais 5 dias. Instruções posológicas especiais: em princípio, a posologia anteriormente recomendada aplica-se também aos idosos e a pacientes com doença renal ou hepática. Devido à falta de experimentação clínica, ainda não foi estabelecida a posologia para pacientes com menos de 18 anos.


Laboratório
Laboratórios Biosintética Ltda.


Precauções
Tenoxen como os outros fármacos antiinflamatórios pode potencializar o efeito anticoagulante dos cumarínicos. Portanto, durante a terapêutica com Tenoxen os pacientes tratados com estes fármacos deverão ter controlados o tempo de protrombina e a posologia. Os pacientes portadores de patologias gastrintestinais e/ou hepáticas deverão usar o produto sob controle médico. Nos pacientes com enfermidades do aparelho digestivo alto em fase ativa, o médico deverá avaliar cuidadosamente as vantagens da terapêutica contra os possíveis riscos. O Tenoxen, assim como os outros fármacos antiinflamatórios, em doses superiores às recomendadas, determina um aumento na incidência de irritação gastrintestinal e de úlcera. Devido não ter sido observado se o Tenoxen é excretado no leite humano, aconselha-se, portanto, interrupção do fármaco em caso de amamentação. Devido até o presente momento não haver dados disponíveis sobre a eficácia, a tolerabilidade e posologia na infância, o produto não é recomendado às crianças. Uso na gravidez: embora não tenham sido observados efeitos teratogênicos nos estudos com animais, a segurança do Tenoxen durante a gravidez e lactação não foi ainda estabelecida. - Interações medicamentosas: nas doses recomendadas não se observou interação na administração concomitante de Tenoxen com antiácidos, probenecida, cimetidina, glibornurida e warfarina. A femprocumona não alterou a cinética do tenoxicam, mas ocasionou uma redução do tempo de protrombina (Quick). Como ocorre com outros antiinflamatórios não esteróides, o salicilato desloca o tenoxicam dos pontos de ligação às proteínas, aumentanto assim a eliminação e o volume de distribuição do tenoxicam. Não se observou interação clinicamente relevante num pequeno número de pacientes que receberam tratamento concomitante com sais de ouro ou penicilamina, assim como não houve alterações na pressão sangüínea ou no índice cardíaco em pacientes que usaram simultaneamente diferentes anti-hipertensivos. Durante os ensaios clínicos não foram relatados casos de interação em pacientes tratados concomitantemente com produtos digitálicos. O Tenoxen não deve ser administrado com diuréticos poupadores de potássio. Até que novos dados estejam disponíveis, não se pode excluir a possibilidade de que a estimulação da excreção urinária por outros diuréticos seja diminuída pelo Tenoxen.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Tenoxen
Redução de hemoglobina, granulocitopenia, edema ligeiro e fotodermatose.


Quais profissionais prescrevem Tenoxen?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.