Nisalgen - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Uso de Nisalgen
Indicações de Nisalgen
NISALGEN é indicado em todas as doenças que requerem atividade antiinflamatória, analgésica ou antipirética. No tratamento de estados flogísticos dolorosos e não-dolorosos acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados ao aparelho osteoarticular. NISALGEN também é indicado para o tratamento de estados febris, nos processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores, na cefaléia, mialgias, reações pós-imunização e dor pós-operatória, como, por exemplo: na amigdalectomia e (ou) adenoidectomia. NISALGEN é também de utilidade como analgésico e antipirético em diversos processos infecciosos, tais como sinusites, faringoamigdalites, otites, etc.
Contra-Indicações de Nisalgen
Pacientes hipersensíveis à nimesulida, ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos não-esteróides; na presença de hemorragias digestivas e em pacientes com úlcera péptica em fase ativa; nas disfunções renais e hepáticas graves.
NISALGEN é indicado em todas as doenças que requerem atividade antiinflamatória, analgésica ou antipirética. No tratamento de estados flogísticos dolorosos e não-dolorosos acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados ao aparelho osteoarticular. NISALGEN também é indicado para o tratamento de estados febris, nos processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores, na cefaléia, mialgias, reações pós-imunização e dor pós-operatória, como, por exemplo: na amigdalectomia e (ou) adenoidectomia. NISALGEN é também de utilidade como analgésico e antipirético em diversos processos infecciosos, tais como sinusites, faringoamigdalites, otites, etc.
Contra-Indicações de Nisalgen
Pacientes hipersensíveis à nimesulida, ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos não-esteróides; na presença de hemorragias digestivas e em pacientes com úlcera péptica em fase ativa; nas disfunções renais e hepáticas graves.
Precauções especiais
Como Usar (Posologia)
Adultos: Comprimido: 50-100 mg (1/2 a 1 comprimido) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia. Granulado: 100 mg (1 envelope) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia. Supositório: 100 mg (1 supositório) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 400 mg (4 supositórios) ao dia. No caso do granulado, dissolver o conteúdo de um envelope em um pouco de água. Tanto os comprimidos como o granulado devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições. Em caso de insuficiência renal, a posologia deve ser adaptada às necessidades de cada paciente, de acordo com os valores do filtrado glomerular. Pediátrico: Suspensão oral: A dose diária é de 5 mg/kg de peso corporal, em duas tomadas iguais. Crianças de 1 a 3 anos: 2,5 ml duas vezes ao dia. Crianças de 4 a 7 anos: 5 ml duas vezes ao dia. Crianças de 8 a 10 anos: 7,5 ml duas vezes ao dia. Supositórios: Crianças de 3 a 9 anos: 1 supositório para uso pediátrico (50 mg) duas vezes ao dia. Crianças acima de 9 anos e adultos: 1 supositório para adultos (100 mg) duas vezes ao dia. Consultar o médico se a febre persistir por mais de 3 dias, ou se a dor continuar por mais de 5 dias com a utilização do medicamento. Suspensão oral gotas: Uma gota (2,5 mg) por kg de peso corporal a cada 12 horas. Sugestão: Crianças de 1 a 3 anos: 50 mg por dia, ou seja, 10 gotas (25 mg) a cada 12 horas. Crianças de 4 a 7 anos: 100 mg por dia, ou seja, 20 gotas (50 mg) a cada 12 horas. Crianças acima de 8 anos: 150 mg por dia, ou seja. 30 gotas (75 mg) a cada 12horas.
Farmacocinética
A nimesulida é prontamente absorvida a partir do trato gastrintestinal, alcançando o pico de concentração plasmática em 1-2 horas. Sofre metabolização hepática dando origem a metabólitos que são eliminados pelos rins, através da urina, não dando origem a fenômenos de acúmulo, mesmo após administrações repetidas e, além disso, apresenta uma boa tolerabilidade sistêmica e gastrintestinal.
Informações ao Paciente
A nimesulida é uma droga antiinflamatória não-esteróide que também apresenta atividade analgésica e antitérmica. Seu modo de ação específico torna-o um potente antiinflamatório para ser utilizado em todas as doenças que requerem ação antiinflamatória. Este medicamento deve ser guardado em sua embalagem original, obedecendo às condições de armazenamento impressas na embalagem externa do produto. Prazo de validade: Observe a data da fabricação e prazo de validade impressos na embalagem externa do produto. Nenhum medicamento deve ser utilizado após o término do seu prazo de validade, pois pode ser ineficaz e prejudicial para sua saúde. Tempo de início da ação: 1-2 horas após administração oral. Informar ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. As formas orais devem ser ingeridas preferencialmente após as refeições. As suspensões devem ser agitadas antes de usar. Não interrompa o tratamento sem antes consultar seu médico. Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis. Evitar ingestão concomitante com substâncias que irritam a mucosa gástrica. Contra-indicações e precauções. Para os casos em que o produto é contra-indicado e para as precauções que devem ser seguidas, ver Informações técnicas. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Informações Técnicas
Como outros fármacos antiinflamatórios não-esteróides, a nimesulida possui também ação analgésica e antitérmica. Sua ação antiinflamatória é devido à inibição da biossíntese das prostaglandinas que atuam no processo inflamatório, por bloqueio competitivo da prostaglandina sintetase, por diminuição na formação dos radicais livres, com varredura destes radicais em nível extracelular e diminuição da agregação plaquetária, causando inibição parcial da mesma. A estrutura química da nimesulida indica um mecanismo do tipo scavenger, através do qual o fármaco neutraliza a formação de radicais livres de oxigênio produzidos no nível da cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório por diversos tipos de células (granulócitos, neutrófilos e macrófagos). Os mecanismos descritos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica da nimesulida, tornando-a um fármaco de ação antiinflamatória potente. Alguns estudos indicam ter a nimesulida melhor tolerabilidade e causar menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros fármacos desta classe terapêutica.
Interações Medicamentosas
Como outros fármacos antiinflamatórios não-esteróides, a nimesulida pode sofrer interações com o álcool e com substâncias comprovadamente irritativas da mucosa gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias gastrintestinais.
Laboratório
Uci-farma Indústria Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica A.a.s., Algifen, Alginac, Antiflogil, Artrinid
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Cimelide, Lidaflan, Maxsulid, Nimalgex, Nimelid
Precauções
Evitar a utilização do medicamento estando em jejum; em casos de pirose, convém administrar o produto juntamente com antiácidos ou alimentos. O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, sob tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade gástrica, portadores de afecções do trato gastrintestinal superior e a pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ter sua posologia adaptada e pacientes com insuficiência renal, O tratamento deve ser suspenso e deve-se proceder a um exame oftalmológico caso ocorram perturbações visuais.
Superdosagem
Em caso de ingestão excessiva do medicamento, proceder imediatamente à lavagem gástrica, seguida de hidratação oral ou venosa com soro glicosado, uso de antiácido sob a forma da suspensão e um período de observação do paciente por 12 a 24 horas. se ocorrer intoxicação, pode ser necessária diurese alcalina e, se houver comprometimento da função renal, poderá ser efetuada hemodiálise.
Uso Em Pacientes Idosos
Em idosos é necessária particular atenção na administração do produto.
Uso Na Gravidez e Lactação
Não foram reportadas, até o momento, evidências teratogênicas e (ou) detecção no leite materno. porém o emprego do produto não é aconselhável durante os períodos de gravidez e lactação.
Adultos: Comprimido: 50-100 mg (1/2 a 1 comprimido) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia. Granulado: 100 mg (1 envelope) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia. Supositório: 100 mg (1 supositório) duas vezes ao dia, podendo alcançar até 400 mg (4 supositórios) ao dia. No caso do granulado, dissolver o conteúdo de um envelope em um pouco de água. Tanto os comprimidos como o granulado devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições. Em caso de insuficiência renal, a posologia deve ser adaptada às necessidades de cada paciente, de acordo com os valores do filtrado glomerular. Pediátrico: Suspensão oral: A dose diária é de 5 mg/kg de peso corporal, em duas tomadas iguais. Crianças de 1 a 3 anos: 2,5 ml duas vezes ao dia. Crianças de 4 a 7 anos: 5 ml duas vezes ao dia. Crianças de 8 a 10 anos: 7,5 ml duas vezes ao dia. Supositórios: Crianças de 3 a 9 anos: 1 supositório para uso pediátrico (50 mg) duas vezes ao dia. Crianças acima de 9 anos e adultos: 1 supositório para adultos (100 mg) duas vezes ao dia. Consultar o médico se a febre persistir por mais de 3 dias, ou se a dor continuar por mais de 5 dias com a utilização do medicamento. Suspensão oral gotas: Uma gota (2,5 mg) por kg de peso corporal a cada 12 horas. Sugestão: Crianças de 1 a 3 anos: 50 mg por dia, ou seja, 10 gotas (25 mg) a cada 12 horas. Crianças de 4 a 7 anos: 100 mg por dia, ou seja, 20 gotas (50 mg) a cada 12 horas. Crianças acima de 8 anos: 150 mg por dia, ou seja. 30 gotas (75 mg) a cada 12horas.
Farmacocinética
A nimesulida é prontamente absorvida a partir do trato gastrintestinal, alcançando o pico de concentração plasmática em 1-2 horas. Sofre metabolização hepática dando origem a metabólitos que são eliminados pelos rins, através da urina, não dando origem a fenômenos de acúmulo, mesmo após administrações repetidas e, além disso, apresenta uma boa tolerabilidade sistêmica e gastrintestinal.
Informações ao Paciente
A nimesulida é uma droga antiinflamatória não-esteróide que também apresenta atividade analgésica e antitérmica. Seu modo de ação específico torna-o um potente antiinflamatório para ser utilizado em todas as doenças que requerem ação antiinflamatória. Este medicamento deve ser guardado em sua embalagem original, obedecendo às condições de armazenamento impressas na embalagem externa do produto. Prazo de validade: Observe a data da fabricação e prazo de validade impressos na embalagem externa do produto. Nenhum medicamento deve ser utilizado após o término do seu prazo de validade, pois pode ser ineficaz e prejudicial para sua saúde. Tempo de início da ação: 1-2 horas após administração oral. Informar ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. As formas orais devem ser ingeridas preferencialmente após as refeições. As suspensões devem ser agitadas antes de usar. Não interrompa o tratamento sem antes consultar seu médico. Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis. Evitar ingestão concomitante com substâncias que irritam a mucosa gástrica. Contra-indicações e precauções. Para os casos em que o produto é contra-indicado e para as precauções que devem ser seguidas, ver Informações técnicas. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Informações Técnicas
Como outros fármacos antiinflamatórios não-esteróides, a nimesulida possui também ação analgésica e antitérmica. Sua ação antiinflamatória é devido à inibição da biossíntese das prostaglandinas que atuam no processo inflamatório, por bloqueio competitivo da prostaglandina sintetase, por diminuição na formação dos radicais livres, com varredura destes radicais em nível extracelular e diminuição da agregação plaquetária, causando inibição parcial da mesma. A estrutura química da nimesulida indica um mecanismo do tipo scavenger, através do qual o fármaco neutraliza a formação de radicais livres de oxigênio produzidos no nível da cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório por diversos tipos de células (granulócitos, neutrófilos e macrófagos). Os mecanismos descritos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica da nimesulida, tornando-a um fármaco de ação antiinflamatória potente. Alguns estudos indicam ter a nimesulida melhor tolerabilidade e causar menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros fármacos desta classe terapêutica.
Interações Medicamentosas
Como outros fármacos antiinflamatórios não-esteróides, a nimesulida pode sofrer interações com o álcool e com substâncias comprovadamente irritativas da mucosa gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias gastrintestinais.
Laboratório
Uci-farma Indústria Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica A.a.s., Algifen, Alginac, Antiflogil, Artrinid
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Cimelide, Lidaflan, Maxsulid, Nimalgex, Nimelid
Precauções
Evitar a utilização do medicamento estando em jejum; em casos de pirose, convém administrar o produto juntamente com antiácidos ou alimentos. O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, sob tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade gástrica, portadores de afecções do trato gastrintestinal superior e a pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ter sua posologia adaptada e pacientes com insuficiência renal, O tratamento deve ser suspenso e deve-se proceder a um exame oftalmológico caso ocorram perturbações visuais.
Superdosagem
Em caso de ingestão excessiva do medicamento, proceder imediatamente à lavagem gástrica, seguida de hidratação oral ou venosa com soro glicosado, uso de antiácido sob a forma da suspensão e um período de observação do paciente por 12 a 24 horas. se ocorrer intoxicação, pode ser necessária diurese alcalina e, se houver comprometimento da função renal, poderá ser efetuada hemodiálise.
Uso Em Pacientes Idosos
Em idosos é necessária particular atenção na administração do produto.
Uso Na Gravidez e Lactação
Não foram reportadas, até o momento, evidências teratogênicas e (ou) detecção no leite materno. porém o emprego do produto não é aconselhável durante os períodos de gravidez e lactação.
Efeitos adversos e efeitos colaterais
Atenção
Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.
Efeitos Colaterais de Nisalgen
Ocasionalmente podem ocorrer febre, náuseas e epigastralgia, geralmente leves e transitórias que dificilmente levam à interrupção do tratamento. Embora ainda não relatados, podem ocorrer efeitos adversos observados com outros antiinflamatórios não-esteróides: sonolência, vertigem, ulcerações pépticas e sangramento gastrintestinal. Erupções cutâneas do tipo alérgico são de ocorrência rara.
Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.
Efeitos Colaterais de Nisalgen
Ocasionalmente podem ocorrer febre, náuseas e epigastralgia, geralmente leves e transitórias que dificilmente levam à interrupção do tratamento. Embora ainda não relatados, podem ocorrer efeitos adversos observados com outros antiinflamatórios não-esteróides: sonolência, vertigem, ulcerações pépticas e sangramento gastrintestinal. Erupções cutâneas do tipo alérgico são de ocorrência rara.
Perguntas sobre Nisalgen
Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Nisalgen
Quais profissionais prescrevem Nisalgen?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.