Natifa pro - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Natifa pro

Indicações de Natifa Pro
NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) é indicado para: Tratamento dos sintomas da deficiência estrogênica; Prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa.


Contra-Indicações de Natifa Pro
NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) é contra-indicado para as mulheres com: Histórico ou suspeita de câncer de mama; Porfiria; Gravidez; Neoplasia estrógeno-dependente; Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Deve-se ingerir, com auxílio de um pouco de líquido, 1 comprimido ao dia, de preferência ao mesmo horário de forma contínua. Se a paciente estiver mudando de uma terapia de reposição hormonal seqüencial para o tratamento com NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) é recomendável iniciar o tratamento novo após o sangramento, isto é, no dia programado para o início do novo ciclo do tratamento seqüencial.


Informações ao Paciente
NATIFA PRO é uma associação de 17- â -estradiol e acetato de noretisterona. O 17- â-estradiol complementa ou substitui a produção de estrogênios endógenos e o acetato de noretisterona protege o endométrio da hiperplasia endometrial. Este medicamento deve ser conservado à temperatura ambiente, entre 15 e 30 °C, protegido da luz e umidade. O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho e embalagem interna. Não utilize o produto após o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos esperados. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis; tais como: náuseas, edema ou sensibilidade das mamas. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com histórico ou suspeita de câncer de mama, com neoplasias estrogênico-dependentes, porfiria ou pacientes grávidas. Medicamentos contendo barbitúricos, rifampicina, fenitoína e carbamazepina produzem a redução do efeito de NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona). Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona). NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE. NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) não tem efeito contraceptivo.


Informações Técnicas
NATIFA PRO é uma associação de 17-â-estradiol e acetato de noretisterona. O 17-â-estradiol é um estrogênio idêntico ao que é produzido naturalmente pela mulher. Sua ação se dá através da ligação com receptores específi cos o que causa síntese de proteínas especifi cas. Além disso, o estradiol suprime as gonadotrofi nas FSH e LH. O estradiol age sobre o metabolismo reduzindo o LDL e aumentando os níveis de HDL, entre outras ações. O estradiol micronizado é bem absorvido do trato gastrintestinal atingindo o pico da concentração plasmática em aproximadamente de 5 horas. Sua meia vida é cerca de 15 horas. O 17- â-estradiol liga-se às proteínas plasmáticas a uma taxa maior que 90% e a sua concentração plasmática, no estado de equilíbrio está entre 70 e 100 pg/mL. Seu metabolismo é principalmente hepático. Os estrogênios são excretados na bile e sofrem uma reabsorção (circulação êntero hepática). O 17- â-estradiol e seus metabólitos são excretados principalmente na urina (90 a 95%) e uma pequena quantidade nas fezes. O acetato de noretisterona tem efeitos similares ao da progesterona humana natural. É administrado concomitantemente para manter o endométrio em estado atrófico. O acetato de noretisterona é bem absorvido do trato gastrintestinal e quase que totalmente convertido em noretisterona que é a forma responsável pelas ações farmacológicas desta substância. A sua meia-vida plasmática é de 3 a 6 horas. Seu metabolismo é hepático e é excretado na forma de metabólitos principalmente através da urina. Durante o tratamento com NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) o endométrio permanece atrófico na maioria das pacientes e em alguns casos, levemente proliferativos. Geralmente observa-se redução da atividade endometrial, nas pacientes pós-menopausadas, nos primeiros meses de tratamento.


Interações Medicamentosas
Os barbitúricos, a rifampicina, a fenitoína, a carbamazepina induzem as enzimas hepáticas aumentando o metabolismo dos estrogênios.


Laboratório
Libbs Farm. Ltda.
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Ciclovular, Cliane, Climene, Dilena, Estalis


Precauções
Antes do início do tratamento a mulher deverá ser submetida a exame físico rigoroso com foco no exame da mama, pressão sanguínea, no exame ginecológico e abdome. Mulheres já tratadas com estrogênios sem oposição deverão ser cuidadosamente observadas para se afastar a possibilidade de hiperestimulação endometrial. O tratamento deverá se iniciar, de preferência, após um ano do início da menopausa. As pacientes portadoras de: doença hepática, com tromboembolismo venoso, hipertensão, enxaqueca, asma, epilepsia, diabetes ou insufi ciência cardíaca devem ser monitorizadas regularmente. Pacientes em tratamento prolongado deverão ser monitorizadas pelo menos uma vez ao ano. Fibromas uterinos existentes podem aumentar seu tamanho durante o tratamento estrogênico. A ocorrência de corrimento com sangue ou de sangramento podem ocorrer no início do tratamento. Caso eles persistam deve-se realizar exames a fim de afastar a possibilidade de neoplasia uterina. Os sintomas da endometriose podem se intensifi car com o tratamento estrogênico.


Superdosagem
Em caso de superdosagem deve-se utilizar tratamento sintomático, pois não existe antídoto específi co. os sintomas de superdosagem são náusea e vômito.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Natifa Pro
A reação adversa mais freqüente no tratamento com NATIFA PRO (estradiol/ noretisterona) é o sangramento que ocorre principalmente nos primeiros meses do início do tratamento. O sangramento tem sua freqüência normalmente reduzida com o prosseguimento do tratamento. Caso o sangramento seja continuo deve-se considerar um tratamento alternativo. Outras reações adversas são: sensibilidade das mamas, edema abdominal e náusea. Os sintomas são normalmente transitórios. Menos freqüentemente relatou-se: colelitíase, asma, trombose venosa, alopecia e alterações nas funções hepáticas.


Perguntas sobre Natifa pro

Nossos especialistas responderam a 291 perguntas sobre Natifa pro

Boa noite!!! tudo bem? fazendo o uso de Cerazette não devería acontecer esse fluxo intenso, recomendo consultar com o seu ginecologista para descartar algumas doenças do SUA (Sangramento Uterino…

Você esta na janela de oportunidades para uso de terapia hormonal, período entre os dez primeiros anos pós menopausa e antes dos 60 anos de idade.
No início do tratamento com terapia hormonal,…

Necessário saber detalhes do aneurisma quanto ao tamanho, grau de risco, etc.. Se ginecologista sabe da existência do aneurisma e receitou, não deverá ter problemas.

Quais profissionais prescrevem Natifa pro?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.