Klispel - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Klispel

Indicações de Klispel
KLIPEL (Omeprazol) está indicado para o tratamento de : Úlcera Duodenal; Úlcera Gástrica; Doença de Refluxo Esofágico; Síndrome de Zollinger-Ellison. Tratamento de manutenção na prevenção de recidiva em pacientes com Úlcera Duodenal, Úlcera Gástrica pouco responsivas e no tratamento de manutenção para pacientes com Esofagite de refluxo cicatrizada.


Contra-Indicações de Klispel
Está contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao Omeprazol ou a qualquer componente da formulação.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
PATOLOGIA DOSE INCIAL TEMPO DE RECOMENDADA TRATAMENTO SUGERIDO ÚLCERA DUODENAL 20 mg/ dia 2 a 4 SEMANAS ÚLCERA GÁSTRICA; ESOFAGITE REFLUXO 20 - 40 mg/dia 4 a 8 SEMANAS SÍNDROME ZOLLINGER-ELLISON 60 mg/ dia O tempo de tratamento deve ser adaptado à evolução clínica do paciente. Para o tratamento de manutenção em pacientes com úlceras gástricas recidivantes, aconselha-se a dose de 20 mg ao dia, podendo chegar a 40 mg ao dia. Em pacientes com úlcera duodenal ou esofagite de refluxo cicatrizada,orienta-se o tratamento profilático de 10 mg ao dia, podendo ser aumentada até 40 mg/ dia. A dose máxima necessária, em alguns casos como na Síndrome de Zollinger-Ellison, foi de 120 mg sendo que doses acima de 80 mg devem ser fracionadas, caso contrário, deve-se administrar KLISPEL (Omeprazol) antes do café da manhã.


Farmacocinética
O Omeprazol é rapidamente absorvido pela mucosa gastrointestinal, sendo completamente absorvido em 3 a 6 horas, seu efeito persiste por 72 horas, levando com isto a uma rápida e prolongada diminuição do pH gástrico. A ingestão concomitante com alimentos não influencia na sua biodisponibilidade. O Omeprazol adere intensamente as proteínas plasmáticas (95%), sua meia-vida plasmática é de 0,5 a 1 hora. Possui metabolização exclusivamente hepática, sendo seus metabólitos inativos quanto a inibição da produção de Ácido Clorídrico. Sua excreção é preferencialmente renal (80%), sendo somente 20% pelas fezes.


Informações ao Paciente
KLISPEL (Omeprazol) inibe a síntese de ácido clorídrico pelas células parietais da mucosa gástrica através da inibição da bomba de prótons. Cuidados na Conservação O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 30°C. Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação Verifique a data de fabricação no cartucho Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido Gravidez e Lactação: KLISPEL (Omeprazol) somente deve ser administrado, durante a gravidez e lactação, se os benefícios do tratamento superarem os riscos potenciais para o feto. Estudos em animais de laboratório não demonstraram evidências de risco com a administração de Omeprazol durante a gravidez e lactação e não foi observada toxicidade fetal ou efeitos teratogênicos. Informe seu médico da ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, na vigência do tratamento ou após o seu término. Cuidados na administração: A resposta sintomática à terapia com Omeprazol não impede a presença de doenças neoplásicas gástricas. Este quadro deve ser descartado pelo médico antes de iniciar o tratamento. O medicamento deve ser administrado antes da primeira refeição, as cápsulas não devem ser abertas, mastigadas ou esvaziadas: devem ser ingeridas por inteiro, porém, não há interação com a administração concomitante com alimentos. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações Adversas: KLISPEL (Omeprazol) é bem tolerado, e as reações adversas são geralmente leves e reversíveis. Informe o seu médico do aparecimento de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Contra-Indicação e Precauções: KLISPEL (Omeprazol) está contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos componentes de sua formulação. Informar a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Interações Medicamentosas
O Omeprazol pode prolongar a eliminação de Diazepam, Warfarina e Fenitoína, drogas que são metabolizadas por oxidação hepática. Não foi observada interação com Propranolol ou Teofilina. Há relatos da interação com outras drogas metabolizadas através do sistema enzimático do Citocromo P-450 (por exemplo: Ciclosporina, Dissulfiram). Pacientes devem ser monitorados para determinar se é necessário ajustar a dose dessas drogas quando administradas concomitantemente com KLISPEL (Omeprazol) . Por causa da inibição profunda e constante da secreção gástrica, teoricamente é possível que Omeprazol possa interferir com a absorção das drogas onde o pH gástrico é um determinante de sua biodisponibilidade (por exemplo: Ésteres de Ampicilina e sais de Ferro). Não foram observadas interações na administração concomitante de KLISPEL (Omeprazol) com antiácidos ou alimentos.


Laboratório
Ativus Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Gaspiren, Gaspiren Ev, Gastrium, Ilsatec, Lomepral
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Erradic, Erradic Ug, Gaspiren, Gaspiren Ev, Gastrium


Mecanismo de Ação
KLISPEL (Omeprazol) age inibindo irreversivelmente e especificamente a enzima H+K+-ATPase (Bomba de Prótons); esta enzima é responsável pelo bombeamento de hidrogênio para as células parietais da mucosa gástrica numa das etapas finais da síntese do Ácido Clorídrico. Com isto, o uso de Omeprazol reduz os níveis basais de Ácido Clorídrico, assim, como os picos após estímulo, por exemplo, da gastrina e da histamina; entretanto, KLISPEL (Omeprazol) não age sobre estas substâncias.


Precauções
A administração de KLISPEL (Omeprazol) deve ser feita preferencialmente pela manhã, a ingestão concomitante com antiácido minimiza o desconforto gástrico dos primeiros dias de tratamento. Devido a melhora dos sintomas gástricos de pacientes com doenças neoplásicas do trato gastro-intestinal deve-se afastar esta possibilidade antes de se iniciar o tratamento com KLISPEL (Omeprazol). Gravidez e Lactação: Estudos em animais de laboratório não demonstraram evidência de teratogenia em cobaias tratadas com Omeprazol, porém como KLISPEL (Omeprazol) é um novo produto, o uso deste em mulheres grávidas ou amamentando deve ter seu risco benéfico avaliado pelo médico. Hepatopatas/ Nefropatas: Não é necessário o ajuste da dose nestes pacientes.


Superdose
Até o momento, não existem informações disponíveis sobre os efeitos de doses excessivas em seres humanos, e não há recomendações específicas para o seu tratamento. Doses únicas orais de até 160 mg e doses totais de até 360 mg/dia têm sido bem toleradas. numa eventual superdose o tratamento deve ser sintomático e de suporte. Advertências e recomendações para pacientes com idade superior a 65 anos: A granulocitose tem sido relatada em pacientes diabéticos com 65 anos de idade ou mais, em várias drogas e em adição ao omeprazol. a relação entre esta reação adversa e o omeprazol não está totalmente estabelecida.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Klispel
KLISPEL (Omeprazol) é bem tolerado, porém reações adversas podem ocorrer geralmente, elas são leves e muitas vezes não se consegue estabelecer relação com o tratamento, entre elas temos: Febre, mialgia, fadiga, mal-estar, inflamação abdominal, dor torácica ou angina, taquicardia, bradicardia, palpitação, edema periférico, hepatite (raramente deficiência hepática), elevação de TGO e TGP, elevação de Transpeptidase-Glutamil, elevação da fosfatase alcalina e da bilirribuna; anorexia, flatulência, descoloração fecal, candidíase esofágica, boca-seca e alteração no paladar, hipoglicemia e ganho de peso, cãibras, dores nas articulações e dores nas pernas, depressão, agressão, alucinação, confusão mental, insônia, nervosismo, apatia, sonolência, ansiedade, vertigem, parestesia, dores na faringe, exantema, urticária, prurido, alopécia, pele seca. Infecção no trato urinário, piúria microscópica, freqüência urinária, elevação da creatinina sérica, proteinúria, hematúria, glicosúria, dor testicular e ginecomastia. A relação entre esta reações adversas e o Omeprazol não está totalmente estabelecida. Pancitopenia, trombocitopenia, neutropenia, anemia, leucocitose e anemia hemolítica.


Quais profissionais prescrevem Klispel?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.