Helmi-ped - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Helmi-ped

Indicações de Helmi-ped
Tratamento da helmintíase intestinal em infestações simples ou mistas causadas por Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Ancylostoma brasiliense, Ancylostoma duodenale, Strongyloides stercoralis, Taenia solium, Taenia saginata, Echinococcus granulosus, Echinococcus multilocularis e Dracunculus sp. Helmi-Ped é também eficaz na larva migrans cutânea. Na triquinose, Helmi-Ped pode aliviar os sintomas da febre e reduzir a eosinofilia durante o estágio de invasão. Seu efeito sobre a larva da Trichinella spiralis que tenha migrado para o músculo não é consistentemente eficaz.


Contra-Indicações de Helmi-ped
Gravidez e lactação, e pacientes com hipersensibilidade ao mebendazol e/ou ao tiabendazol. A relação risco/benefício de Helmi-Ped deve ser considerada quando existirem os seguintes problemas: alterações nas funções renais e hepáticas, colite ulcerativa e disfunção hepática.


Precauções especiais

Como Usar (Posologia)
Crianças menores de 5 anos: a critério médico. Crianças de 5 a 10 anos: 1 copo-medida (5 ml), 2 vezes ao dia durante 3 dias. - Superdosagem: no caso de superdosagem, o tratamento deve ser sintomático acompanhado de lavagem gástrica.


Laboratório
Labs. Stiefel Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Alben, Amplium, Ascaridil, Averpan, Bendrax
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Averpan, Derms, Eraverm T, Foldan, Folderm


Precauções
Como a segurança do mebendazol e tiabendazol ainda não foi seguramente determinada, Helmi-Ped não deve ser administrado durante a gravidez e lactação. Esta associação ainda não foi estudada em crianças abaixo de 5 anos de idade, portanto, a relação risco/benefício deve ser considerada em crianças menores de 5 anos de idade. Pacientes com lesão renal devem ser cuidadosamente controlados. Cristalúria com ou sem hematúria, tem sido relatada após descontinuada a terapia. Em alguns pacientes a urina pode ter odor característico, similar àquele que ocorre após a ingestão de aspargos. O odor persistirá por um dia após descontinuado o tratamento. Como o produto pode causar sonolência em alguns pacientes, deve-se evitar durante o seu uso, o manejo de veículo ou máquinas, que requeiram atenta vigilância. Proceder a exames coprológicos antes e após o tratamento. - Interações medicamentosas: a administração de Helmi-Ped deve ser evitada concomitantemente com os seguintes medicamentos: carbazepina: diminui a concentração de mebendazol no plasma por indução das enzimas microssomais hepáticas, diminuindo a resposta terapêutica. Teofilina: o clearance pode ser reduzido em até mais do que 50%, podendo levar a concentrações tóxicas.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Helmi-ped
As mais freqüentes são anorexia, náuseas, vômitos e tonturas. Dor abdominal, diarréia, sonolência e prurido ocorrem com menos freqüência. Foram relatadas as seguintes reações de hipersensibilidade ao uso de tiabendazol: febre, calafrios, rubor facial, congestão da conjuntiva, erupções cutâneas, linfadenopatias e eritema multiforme. Raramente ocorrem tinnitus, visão borrosa, colapso, hiperirritabilidade, entorpecimento, enurese, hiperglicemia, hipotensão, colestase, lesão do parênquima hepático e leucopenia transitória. Raramente tem sido reportado aumento transitório da floculação de cefalina e TGO.


Quais profissionais prescrevem Helmi-ped?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.