Haemaccel - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Haemaccel

Indicações de Haemaccel
Reposição de volume para correção ou prevenção de insuficiência circulatória devido a deficiência de plasma ou sangue absoluta (resultante de hipovolemia) ou relativa (resultante de redistribuição de volume entre os compartimentos circulatórios). . choque hipovolêmico . perda de sangue e plasma (traumatismos, queimaduras, doação de plasma ou sangue) . para uso em circulação extra-corpórea . como veículo para diversos fármacos


Contra-Indicações de Haemaccel
Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula. Reações anafilactóides pré-existentes. Em todos os pacientes com risco aumentado de liberação de histamina (por exemplo, pacientes alérgicos e com história de resposta histamínica, ou ainda que nos últimos 7 dias receberam medicação que aumente a liberação de histamina). Nesses casos, consulte o item PRECAUÇÕES.


Precauções especiais

Administração
Haemaccel é uma solução pronta para uso, para ser infundida por via intravenosa. a velocidade e duração da infusão dependem das necessidades do paciente. infundir somente soluções límpidas. Em casos de emergência, quando é indicada a reposição imediata de volume, haemaccel pode ser infundido rapidamente. Por razões técnicas, há um volume de ar residual no frasco de haemaccel, assim, as infusões sob pressão, devem ser feitas sob condições controladas, já que o risco de embolia gasosa não pode ser excluído. Por razões fisiológicas, haemaccel, assim como todas as soluções de infusão, não deve ser utilizado frio. A velocidade de infusão pode ser controlada pela monitoração da pressão arterial. a contagem de gotas é calculada a partir da seguinte fórmula: Quantidade prevista de infusão (ml) ------------------------------------ = número de gotas/min 4 x tempo de infusão previsto (horas) Exemplo: é previsto infundir 500 ml em 1 hora: 500 -------- = 125 gotas por minuto 4 x 1


Como Usar (Posologia)
A dosagem e a velocidade de infusão devem ser ajustadas de acordo com a situação individual, dependendo também dos parâmetros circulatórios de rotina (p.ex. pressão arterial). A extensão e a duração do efeito conseguido, dependem do volume e velocidade de infusão, bem como do déficit de volume pré-existente. Não há limite de dosagem, desde que os elementos essenciais do sangue sejam mantidos acima dos valores críticos de diluição e que se evite a hipervolemia e a hiperidratação. Quando o hematócrito cai a um valor abaixo de 25%, deve ser considerada a administração de concentrado de hemácias ou sangue total. Deve-se lembrar que lactentes, crianças e idosos têm normalmente reservas inadequadas de proteína.


Informação Técnica
HAEMACCEL é uma solução coloidal, utilizada na reposição de volume. Contém polipeptídeos de gelatina bovina degradada ligados a pontes de uréia . Estudos histoquímicos, radioquímicos e histológicos demonstraram que HAEMACCEL não se acumula no sistema retículo endotelial (S.R.E.). Não foram observadas alterações das funções orgânicas, mesmo em altas doses. Em pacientes com a função renal não comprometida, a poligelina é totalmente excretada 48 horas após o final da infusão. Nos casos em que a poligelina não puder ser excretada de maneira adequada, por exemplo em pacientes que se submetem à diálise, ela será degradada por proteases endógenas. A infusão de HAEMACCEL leva à hemodiluição, diminuindo dessa maneira, a viscosidade do sangue. Isto resulta em melhora da microcirculação. HAEMACCEL não é imunogênico, logo, não induz a formação de anticorpos. HAEMACCEL não leva a qualquer prejuízo dos fatores de coagulação. Entretanto, se forem infundidas grandes quantidades, pode ocorrer diluição desses fatores. A função das plaquetas permanece inalterada. Os testes de tipagem sanguínea não sofrem interferência pela poligelina. Desde que se mantenha a esterilidade, HAEMACCEL pode ser misturado a soluções usuais de infusão (solução fisiológica, soro glicosado, solução de Ringer etc.), fármacos cardiovasculares, corticosteróides, relaxantes musculares, barbitúricos, vitaminas, estreptoquinase, uroquinase e antibióticos do grupo das penicilinas e cefotaxima, desde que solúveis em água. Devido ao conteúdo elevado de cálcio presente no HAEMACCEL, pode ocorrer aumento temporário da concentração sérica de cálcio, especialmente quando for administrado grande volume em infusão rápida. Até o momento não foram relatados casos envolvendo sinais clínicos de hipercalcemia devido à infusão de HAEMACCEL. O sangue ou plasma tratados com o anticoagulante citratado não devem ser misturados com Haemaccel "in vitro" (os íons de cálcio de HAEMACCEL causam recalcificação). Entretanto, o sangue heparinizado pode ser misturado com HAEMACCEL. A infusão de HAEMACCEL pode resultar em um aumento temporário do índice de sedimentação das hemácias. HAEMACCEL não contém conservantes; o congelamento e o descongelamento não levam a quaisquer alterações das propriedades físico-químicas.


Informações Gerais
Ação esperada do medicamento: HAEMACCEL é utilizado para reposição de volume. Cuidados de armazenamento: em sua embalagem original, HAEMACCEL deve ser armazenado em local fresco, em temperaturas de 2 a 25ºC. Após a infusão, deve-se descartar o conteúdo não utilizado. Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido, pode ser prejudicial à saúde. Cuidados de administração: a dose a ser administrada depende da perda do volume circulante. Infundir somente soluções límpidas. Por razões fisiológicas, como qualquer solução para infusão, HAEMACCEL não deve ser utilizado frio, mas na temperatura corpórea. O conteúdo de frascos abertos deve ser usado imediatamente. Cuidados na interrupção do tratamento: o tratamento só pode ser interrompido a critério médico. Informar ao médico quando da ocorrência de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Contra-indicações e Precauções: para os casos em que o produto é contra-indicado e para as precauções que devem ser seguidas, vide Informação Técnica. NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Interações Medicamentosas
Em pacientes recebendo glicosídeos cardíacos, deve ser considerado o efeito sinérgico do cálcio contido em HAEMACCEL.


Laboratório
Hoechst Marion Roussel


Precauções
Nos casos que se seguem, HAEMACCEL é indicado somente em casos restritos. Se o médico considerar a infusão necessária, esta deve ser feita sob cuidados especiais: Todas as condições nas quais um aumento no volume intravascular, do fluido intersticial, ou hemodiluição possam representar risco ao paciente. Exemplos de tais condições são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, varizes esofágicas, edema pulmonar, diáteses hemorrágicas, anúria renal e pós-renal. As reações causadas pela liberação de histamina podem ser evitadas pelo uso profilático de anti-histamínicos. O uso de HAEMACCEL em gestantes ou nutrizes, não está contra-indicado, entretanto, devem ser tomados cuidados especiais quando a reposição de fluido ou plasma é feita durante ou imediatamente após a gravidez.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Haemaccel
Durante ou após infusão de soluções expansoras de volume incluindo HAEMACCEL, podem ocorrer ocasionalmente pápulas, reações urticariformes transitórias, hipotensão, taquicardia, bradicardia, náusea, vômito, dispnéia, febre e/ou calafrios. Têm sido observados casos de reações de hipersensibilidade graves que podem levar ao choque. O tratamento depende da natureza e gravidade do efeito adverso. Na vigência de reações adversas, a infusão deve ser descontinuada. Se necessário, deve-se recorrer às seguintes medidas terapêuticas: REAÇÕES LEVES: administrar corticosteróides e anti-histamínicos. REAÇÕES GRAVES: administrar imediatamente epinefrina (lentamente por via intravenosa) e altas doses de corticosteróides (lentamente por via intravenosa), repor o volume (por exemplo, com albumina humana ou solução de Ringer lactato) e fornecer oxigênio. As reações anafiláticas associadas à infusão de HAEMACCEL são conseqüentes da liberação de histamina e podem ser incrementadas se a infusão for rápida. Além disso, as reações acima descritas podem ocorrer como resultado de um efeito cumulativo da liberação de histamina por fármacos que promovem essa liberação, como por exemplo, anestésicos, relaxantes musculares, analgésicos, bloqueadores ganglionares e anticolinérgicos.


Perguntas sobre Haemaccel

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Haemaccel

No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação. A Anvisa…

Quais profissionais prescrevem Haemaccel?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.