• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Geralmente os efeitos colaterais são do trato gastro-intestinal - náuseas, dores abdominais, diarréias. Mas esses efeitos melhoram com o uso contínuo da medicação.

Rarissimamente. Mais comumente quando usado em associação com sulfonilureias.

O Glifage não atua diretamente alterando o ciclo menstrual, a não ser que nos casos de síndrome do ovário policístico que reduzindo a resistência insulínca, decorrente do excesso de hormônio…

Comumente não. Quem prejudica a visão é diabetes descompensado.

Na realidade o que se observa nas fezes é apenas a cápsula intacta, o princípio ativo foi absorvido. Pergunte seu endocrinologista maiores detalhes.

Logo após as refeições para evitar os efeitos colaterais. Pergunte seu endocrinologista maiores detalhes.

A princípio não. Como você precisa ter acompanhamento mensal do seu pré-natal o ideal é acompanhar com os exames laboratoriais. Caso surja algum sintoma de hipoglicemia (tonteira, sudorese, náusea,…

Não, a diferença entre o Glifage comum (metformina) e o XR é que esse causa menores efeitos colaterais gastro-intestinais (diarréias, cólicas, desconforto e etc), contudo o efeito é o mesmo.

Pode, mas é necessário ficar de olho na função renal. Sendo assim, seria interessante, mudar o glifage por outros hipoglicemiante oral que não são contra-indicados em casos de insuficiência renal.

Depende da patologia que ela foi indicada. A mais comum é diabetes, geralmente seu uso realmente é contínuo pelos benefícios de sua ação. Contudo em caso de reações severas outros medicamentos…