Cobactin - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Cobactin

Indicações de Cobactin
COBACTIN é indicado no tratamento da inapetência, no retardo do desenvolvimento pondero-estatural na infância e nos períodos de convalescença.


Contra-Indicações de Cobactin
COBACTIN é contra-indicado em casos de glaucoma de ângulo fechado, na retenção urinária, na hiperplasia prostática, na obstrução piloro-duodenal e em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Certos efeitos dos anti-histamínicos sugerem cautela na administração do produto em pacientes com epilepsia e distúrbios cardiovasculares severos. COBACTIN não deve ser administrado a bebês prematuros e a recém-nascidos; não é aconselhável sua administração a menores de 2 anos de idade.


Precauções especiais

Informação ao Paciente
Cobactin é um medicamento empregado como estimulante do apetite e do desenvolvimento pôndero-estatural na infância. os seus efeitos farmacológicos manifestam-se de maneira quase imediata e raramente após o quinto dia do início do tratamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis que possam ocorrer com o uso do medicamento. O prazo de validade do produto é de 4 anos a partir da data de fabricação, nas duas apresentações. a validade do xarope após o preparo é de 30 dias. observar a data de fabricação e o prazo de validade impressos no cartucho. Não utilizar o medicamento com prazo de validade vencido. Cobactin deve ser guardado, antes e após a abertura da embalagem, ao abrigo da luz, do calor e umidade. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. informe ao médico se estiver amamentando. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Pacientes idosos: Não há problemas em administrar cobactin a pacientes idosos, contanto que sejam seguidas as orientações gerais descritas na bula. o tratamento porém, deve ser iniciado com a dose mínima.


Informação Técnica
COBACTIN é a associação de duas substâncias, estimulando o apetite em casos de inapetência e contribuindo para aumento do peso. A ciproeptadina, derivado da piperazina, é um anti-histamínico com propriedades antagonistas da serotonina; tem como efeito colateral o aumento do apetite, agindo diretamente sobre os centros da fome, estimulando-os. A cobamamida ( adenosilcobalamina ) é uma vitamina B12 que age como coenzima na síntese de ácidos nuclêicos, influenciando favoravelmente o metabolismo no sentido de estimular os processos anabólicos, levando, como conseqüência, a um aumento ponderal.


Interações Medicamentosas
Os anti-histamínicos potencializam os efeitos sedantes dos depressores do sistema nervoso central, incluindo álcool, barbituratos, hipnóticos, analgésicos opiáceos, ansiolíticos e neurolépticos. Os inibidores da monoamino-oxidase, os antidepressivos tricíclicos e a atropina podem aumentar os efeitos antimuscarínicos dos anti-histamínicos. Os anti-histamínicos podem negativar testes cutâneos potencialmente positivos e, por isso, sua administração deve ser descontinuada vários dias antes dos testes.


Laboratório
Zambon Labs. Farms. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Buclina, Enzivital, Flaconin, Forten, Ginsana
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Beritin Bc, Enzivital


Posologia e Modo de Usar
Microcomprimidos Crianças de 2 a 6 anos: meio microcomprimido antes das refeições ou a critério médico. Crianças acima de 6 anos e adultos: 1 microcomprimido antes das refeições ou a critério médico. Xarope Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 ml antes das refeições ou a critério médico. Crianças acima de 6 anos: 5 ml antes das refeições ou a critério médico. Para preparar o xarope, proceda da seguinte maneira (veja ilustração): 1. Recortar um canto do envelope. 2. Transferir todo o conteúdo do envelope para o frasco do xarope. 3. Agitar bem. 4. Utilizar o copo-medida para a administração, conforme posologia.


Precauções e Advertências
Por apresentar sabor agradável, aconselha-se manter a solução de COBACTIN, preparada extemporaneamente, fora do alcance das crianças. DURANTE O TRATAMENTO O PACIENTE NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS, POIS SUA HABILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Contudo, o uso só deverá ser indicado se os potenciais benefícios justificarem os riscos.


Superdosagem
A superdosagem de anti-histamínicos manifesta-se por sintomas antimuscarínicos, extrapiramidais, gastrointestinais e do sistema nervoso central. Se o vômito não ocorreu espontaneamente, o mesmo deve ser induzido. Devem ser adotadas precauções especiais para evitar aspiração do conteúdo gástrico em crianças menores. O paciente deve ser submetido a lavagem gástrica seguida da administração de carvão ativado. O tratamento deve ser sintomático, levando-se em consideração os efeitos farmacológicos do produto.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Cobactin
COBACTIN pode apresentar efeitos comuns a outros anti-histamínicos, como boca seca, visão embaralhada, retenção urinária e distúrbios gastrointestinais leves. Quando ocorrem, esses sintomas são de natureza leve e transitória. O efeito colateral mais freqüente é, sem dúvida, sonolência e sedação que geralmente desaparecem com a continuação do tratamento e / ou a redução da dose.


Perguntas sobre Cobactin

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Cobactin

Olá! O próprio medicamento funciona como estimulante do apetite e do desenvolvimento do peso. Não sei se entendi muito bem seu questionamento. Abraços!

Olá tudo bom? Acredito não ter parado de ser fabricado. Você pode encontrar nas farmácias online.

Quais profissionais prescrevem Cobactin?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.