Cestox - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Uso de Cestox

Indicações de Cestox
Tratamento das infecções provocadas por Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana. CESTOX® atua igualmente em outras cestoidíases pouco comuns no país, causadas por Hymenolepis diminuta, Diphyillobothrium latum e Diphyllobothrium pacificum.


Contra-Indicações de Cestox
CESTOX® não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade ao praziquantel ou a qualquer um dos excipientes ou com cisticercose ocular.


Precauções especiais

Conduta Na Superdosagem e Nas Reações Adversas
Em caso de ingestão de doses elevadas, recomenda-se administrar carvão ativado e purgativos salinos. Considerando a rapidez com que o praziquantel é absorvido, a administração desses agentes só é eficaz nas primeiras horas após a ingestão do produto. As reações adversas gerais desaparecem rapidamente e não exigem tratamento. As reações adversas decorrentes de alergia ao praziquantel e às substâncias liberadas pelos vermes mortos devem ser tratadas com antialérgicos e/ou corticóides. Em caso de neurocisticercose concomitante, podem ocorrer reações inflamatórias locais, com aumento da pressão liquórica, necessitando internação hospitalar, uso endovenoso de corticóides, manitol etc.


Interações Medicamentosas
O uso simultâneo de dexametasona ou medicamentos que estimulam o sistema enzimático metabolizador de drogas do citocromo P450, como antiepilépticos (carbamazepina, fenitoína, fenobarbital), pode reduzir a concentração sanguínea de praziquantel. A administração concomitante de preparados que inibem o sistema enzimático do citocromo P450, como por exemplo a cimetidina, pode causar níveis plasmáticos elevados e maior tempo de retenção do praziquantel.


Laboratório
Merck S.A. Inds. Químs.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Alben, Amplium, Ascaridil, Averpan, Bendrax


Posologia e Modo de Usar
A quantidade de comprimidos deve ser estabelecida pelo médico, em função do peso corporal do paciente. Os comprimidos devem ser ingeridos de uma só vez, sem mastigar, pela manhã, durante refeição, com um pouco de líquido. Teníase: 5 a 10mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada. Dose única. Himenolepíase: 15 a 25mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada. Repetir a dose após dez dias, principalmente em comunidades fechadas. Pacientes idosos Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.


Precauções
É limitada a experiência em crianças com idades inferiores a quatro anos. Assim sendo, nesses casos, o emprego do praziquantel só pode ser feito sob estrito controle médico. Experiências em animais não demonstraram efeitos embriotóxicos ou teratogênicos mas, por não existirem estudos que adequadamente comprovem a segurança de seu uso durante a gravidez, CESTOX® só deve ser prescrito a gestantes em casos de extrema necessidade. A mesma precaução deve ser observada em relação a mulheres que estejam amamentando, pois o praziquantel aparece no leite materno, embora em concentração mínima. Caso usem o produto, as mulheres não devem amamentar no dia do tratamento com praziquantel, bem como nas 72 horas subseqüentes. O praziquantel pode reduzir a vigilância e prejudicar a coordenação motora. Por essa razão, os pacientes devem ser aconselhados a não dirigir ou operar máquinas no dia do tratamento com CESTOX®, assim como no dia seguinte. O paciente deve abster-se de bebidas alcoólicas no dia do tratamento com CESTOX® e no dia seguinte. Quando a teníase ou a himenolepíase estiverem associadas à neurocisticercose, podem surgir reações inflamatórias locais, que requeiram administração de altas doses de corticóides. Nesse caso, é aconselhável hospitalização para assistência médica especializada.


Efeitos adversos e efeitos colaterais

Efeitos Colaterais de Cestox
Até o presente não existem relatos de reações tóxicas graves atribuíveis ao praziquantel. As reações adversas são de pouca intensidade e transitórias, ocorrendo várias horas após a administração. As mais comuns são dor abdominal, náusea, diarréia, vômitos, tonteira, sonolência, cefaléia e sudorese aumentada. Após a morte dos parasitas, causada pelo praziquantel, são liberadas na corrente circulatória substâncias resultantes da decomposição de seus corpos. Por reação a essas substâncias podem ocorrer fenômenos alérgicos como urticária, erupções cutâneas pruriginosas, eosinofilia e febre. Existem relatos de reações alérgicas ao praziquantel.


Perguntas sobre Cestox

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Cestox

O praziquantel tem mais de uma indicação terapêutica. Para o caso de esquistossomose, procure uma unidade básica de saúde onde será disponibilizado o tratamento medicamento mediante "notificação"…

Quais profissionais prescrevem Cestox?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.