Anfetaminas - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Uso de Anfetaminas
Nomes de calão incluem speed, cristal, anfes.
As anfetaminas são um grupo de drogas estimulantes, algumas delas usadas no passado como pastilhas de emagrecimento. Aparecem geralmente sob a forma de pó branco acinzentado, vendidas em embalagens dobradas em papel chamadas de ‘invólucros’. São normalmente engolidas mas podem ser injectadas ou ‘snifadas’. Um tipo conhecido como ‘ice’ ou ‘cristal’ pode ser fumado.
Efeitos – Estes dependem da forma como se toma a droga. Uma pequena dose pela boca fá-lo sentir mais alerta e enérgico. Doses maiores que injecte ou fume dão-lhe uma sensação de prazer. Alguns utilizadores de speed abusam e tornam-se super activos e tagarelas.
Efeitos secundários – Tal como acontece com outras drogas estimulantes, pode experimentar uma depressão após a pedrada provocada pela droga. Doses maiores de anfetaminas podem causar pânico, paranóia e alucinações. Com o uso prolongado, pode-se desenvolver uma condição conhecida como ‘psicose por anfetaminas’, com sintomas semelhantes à esquizofrenia. A paranóia pode torná-lo violento se acreditar que está a ser ameaçado ou perseguido.
Riscos – A psicose por anfetaminas pode continuar após ter parado de usar a droga. Caso se torne agressivo ou violento, pode envolver-se em situações perigosas. Os riscos de injectar são idênticos aos das outras drogas, tais como a heroína.
Solventes
Nome de calão inclui ‘snifar cola’
Os solventes incluem produtos encontrados na maioria das casas, tais como colas, diluente, acetona, gás de isqueiro e sprays de aerossóis tais como desodorizantes. Pode inalá-los a partir de uma pano embebido, manga de casaco ou directamente de uma garrafa. Pulverizam-se aerossóis directamente na boca. O abuso de solventes é muito comum entre adolescentes. Para a maioria dos adolescentes trata-se algo passageiro, mas pode causar-lhes enormes problemas na escola e em casa.
Efeitos – A inalação de solventes pode dar uma sensação de pedrado ou ‘excitação’ que é semelhante à de embriaguez. Os efeitos passam normalmente após cerca de meia hora. Pode-se parecer embriagado, com a fala desarticulada, cambalear, dar gargalhadas e falta de controlo e pode ainda sentir sonolência posteriormente.
Efeitos secundários – A sua capacidade crítica pode ser afectada e pode tornar-se agressivo. São também comuns as alucinações, vómitos e perdas temporárias da consciência. Segue-se normalmente ao uso uma ressaca, com dores de cabeça e dificuldades de concentração.
Riscos – É rara a morte por abuso de solventes mas pode acontecer por algumas razões e pode acontecer na primeira vez que os usar. Sob a influência dos solventes é maior a probabilidade de se ter acidentes. Pode também engasgar-se ou sufocar – em consequência do solvente que lança nos pulmões, do seu vomitado ou das substâncias que usar para ajudar a inalar o solvente. Muitos solventes podem também provocar insuficiência cardíaca.
Perguntas sobre Anfetaminas
Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Anfetaminas