Marvin Douglas de Souza Aguiar

Psicanalista · Mais

Número de registro: CRP/PE - 02/23904

Experiência

Sou psicólogo clínico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possuo experiência no atendimento clínico e acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos em situação de violência e vulnerabilidade, tendo trabalhado em serviço de referência da saúde pública no estado. Ainda estagiei no âmbito Hospitalar, na esfera da saúde mental, com experiência em enfermaria pautada no tratamento de pessoas em situações de surto ou graves transtornos.

Meu fazer clínico está sustentado e orientado através da técnica e da ética da psicanálise, a qual a partir de uma compreensão da estrutura e do funcionamento psíquico viabiliza a prática da escuta clínica. Escuta que tem o compromisso com a singularidade de cada pessoa, isto é, que partindo da premissa de que cada história de vida é única - assim como cada sofrimento -, também único será o percurso a ser escrito e trilhado pelo sujeito na busca de elaboração para seus próprios conflitos.

Entendo que a análise ou a psicoterapia é um processo que visa construir formas e possibilidades de libertar o sujeito de suas amarras, as quais por inúmeros fatores torna a pessoa prisioneira de sua própria história, de seu passado, presente e futuro. No entanto, o sujeito ao encontrar-se em tal situação dispõe da possibilidade de reescrita e reconstrução de tais sofrimentos e, consequentemente, de sua própria existência. Assim sendo, a partir do estabelecimento de uma boa relação entre profissional e paciente, e também do envolvimento e compromisso deste no processo, o tratamento tem seu início.

Na primeira consulta haverá o acolhimento do paciente diante de sua demanda, queixa, angústia ou sofrimento. Ou qualquer que seja a motivação que o levou à busca do profissional. Para isto, nesta primeira consulta, não haverá custos por entender que é um momento de conhecimento das situações de tratamento, para o qual também o paciente tire dúvidas e tenha esclarecimentos sobre o processo. Agradeço sua visita e fique à vontade para entrar em contato, solicitar demais informações ou marcar uma consulta. O número de telefone ou WhatsApp está disponibilizado no perfil.
_________________
Marvin Douglas de Souza Aguiar
Psicólogo CRP (02/23904)
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Psicanálise com crianças
  • Psicanálise com adolescentes
  • Psicanálise com adultos
  • Traumas psicológicos
  • Psicologia clínica
  • Depressão
  • Transtornos de ansiedade
Mostrar mais detalhes

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia

    Consultar valores

  • Terapia de Casal

    Consultar valores

  • Tratamento para síndrome de burnout

    Consultar valores

  • Tratamento para bulimia nervosa

    Consultar valores

  • Tratamento para anorexia nervosa

    Consultar valores

Consultórios (2)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório Particular

Av. Conselheiro Aguiar, 2738, Sala 304, Boa Viagem, Recife 51020-020

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

4 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • B

    B.S.P.

    Que sorte encontrar um profissional tão sensível e empático. Um excelente escutador, recomendo a todo mundo!

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • I

    I.m

    Há cerca de um ano estava buscando ajuda profissional, pois estava passando por algumas dificuldades e por sorte encontrei Marvin. Sempre simpático e acolhedor me ajudou em inumeras questões e hj percebo que evoluí bastante e tive boas mudanças. Já indiquei para diversas pessoas e continuo indicando, um excelente profissional.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • N

    N. L. A

    Marvin é um profissional competentíssimo. Sempre soube me ouvir com sensibilidade e profissionalismo em todas as minhas questões, e destacar pontos muito importantes para mim. Me sinto acolhida e confortável para falar de qualquer coisa nas sessões.

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

  • L

    L.G

    Excelente profissional. Com escuta e prática muito cuidadosas. Indico para todo mundo!!! Psicólogo muito acessível

     • Telemedicina Teleconsulta  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

6 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Psicanálise

Sou muito estressada e me irrito com muita facilidade, brigo com meu esposo praticamente toda hora, não temos paz por conta disso. Sou diagnosticada com TAG, não sei se tem à ver. Quero muito ser uma pessoa normal. Que profissionais devo procurar?

Olá, bom dia!
Primeiramente, as situações descritas não lhe colocam numa condição de "anormalidade, ou pessoa não normal...". É comum a grande maioria das pessoas e das relações, das mais variadas possíveis, situações como essa. Porém, o que você talvez queira indicar é o fato de que estás situações tem se tornado repetitivas e saído do seu controle, exercendo um papel dominante sobre você e suas ações, contrariando suas vontades conscientes, seus pensamentos e por aí vai... E essa condição possivelmente tenha lhe trazido algum tipo de sofrimento. O estresse contínuo, a irritação, as brigas e até o diagnóstico de TAG é bem provável que se configuraram a partir de uma série de situações, tal como respostas a um conjunto eventos que foram ocorrendo e que lhe levaram a estar assim. O indicado é você procurar um@ profissional da escuta, Psicólog@ ou Psicanalista, com o qual você se identifique com os métodos de abordagem e tratamento, para dar um pontapé inicial e começar a falar sobre todas estas situações e histórias que lhe acometem, caso você deseje. Abçs!

 Marvin Douglas de Souza Aguiar

Tenho muita dificuldade no relacionamento familiar. Sou gay e nasci em um lar totalmente cristão, segui essa linha, até que completei meus 21 anos. Me assumi e desde então, o que não era bom, ficou pior. Minha mãe acaba me afastando por umas falas bem hostis, mas ela sempre cuidou muito de mim, mas sinto que não somos uma família, eu não tenho vontade de estar com eles, e acabo me sentindo mal, pois eu os amo, mas por conta disso e muito mais, acabei desenvolvendo ansiedade e fobia social, não consigo estar em família, por receio de ser julgado. Nesse natal mesmo, fui para casa do meu namorado, pois sei que virão indagações religiosas sobre caráter e ‘vida com Deus’. Isso me deixa muito frustrado e chateado. É coerente me afastar?

Olá, bom dia!
O que você também pode buscar entender é o lugar que o afastamento surge e, sobretudo, qual a função dele dentro deste arranjo. O afastamento talvez tenha várias funções, como por exemplo, ser uma forma de defesa face ao contato com estas pessoas, as quais lhe causam sofrimento. No mais, o que é indicado é você buscar um@ profissional com o qual você possa falar detalhadamente e elaborar um entendimento a respeito destas dificuldades e sofrimentos. Existem aí no seu relato inúmeros pontos com os quais precisam ser desenvolvidos e elaborados. É fundamental na sua situação alguém que lhe escute na sua singularidade, que acolha seu sofrimento e sua fala, livre de qualquer julgamento ou preconceito. Um abraço!

 Marvin Douglas de Souza Aguiar
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes