Dr. Marcio Gianotto

Cardiologista mais

Maringá 1 endereço

Número de registro: CRM 26873-PR RQE Nº 811 RQE Nº: 18399

905 opiniões
Pacientes fiéis

Pacientes deste especialista retornam para outras consultas.

Logo
Dr. Marcio Gianotto

Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá 87014-100

Você sofre com arritmias cardíacas e já tentou vários tratamentos sem sucesso? A ablação por radiofrequência pode ser a solução definitiva para esse problema. Com mais de 1 mil procedimentos realizados com sucesso em Maringá, o Dr. Marcio Gianotto, médico cardiologista e eletrofisiologista, é a escolha certa para realizar esse tratamento. A ablação por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva e segura que corrige as arritmias cardíacas de forma precisa e efetiva. Não perca mais tempo sofrendo com arritmias, escolha a ablação por radiofrequência e tenha uma vida saudável e sem interrupções. Agende hoje mesmo uma consulta com o Dr. Marcio Gianotto em Maringá.

Ler mais

24/02/2023

Experiência

O Dr. Marcio Gianotto é um renomado médico cardiologista com mais de 10 anos de experiência na cidade de Maringá.
Ele é especialista na área de arritmias cardíacas, sendo reconhecido por sua habilidade em realizar procedimentos de ablação por radiofrequência. Com mais de 1.000 procedimentos realizados na cidade de Maringá, o Dr. Marcio é considerado um dos mais experientes e competentes profissionais da área.
Além de ser um excelente médico, ele é conhecido por sua abordagem humanizada e comprometimento com a saúde de seus pacientes. Se você está procurando por um cardiologista altamente qualificado e confiável, o Dr. Marcio Gianotto é a escolha certa.

Criou o centro de arritmia cardíacas de Maringá para oferecer tratamento e acompanhamento especializados dessas doenças, oferece métodos diagnósticos modernos e inovadores que associados à avaliação clínica detalhada permitem elucidar a maioria dos casos que antes ficavam sem diagnóstico.

Somos pioneiros, únicos e inovadores:
- Realizamos o primeiro procedimento da cidade de Maringá e região com uso do sistema de mapeamento eletroanatômico tridimensional.
- Realizamos o primeiro procedimento de ablação de arritmia complexa da cidade de Maringá e região.
- Realizamos o primeiro procedimento de ablação de fibrilação atrial da cidade de Maringá e região.
- Somos líderes na realização de procedimentos de estudo eletrofisiológico, mapeamento e ablação de arritmias cardíacas simples e complexas.
- Somos líderes na realização do exame de tilt-test e na análise de exames de Holter de 24 horas.
- Somos os únicos a realizar exames específicos como a instalação de monitor de eventos (Looper).

Contamos com uma equipe altamente qualificada de médicos especialistas em cardiologia, que trabalham em conjunto para oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes.

Oferecemos uma ampla variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, procedimentos cirúrgicos, eletrofisiologia e terapia de ablação, para tratar diferentes tipos de arritmias, incluindo fibrilação atrial, taquicardia ventricular e supraventricular.

Nossa clínica possui equipamentos de última geração e está equipada com tecnologia avançada para garantir que nossos pacientes recebam os melhores tratamentos possíveis. Além disso, nós oferecemos atendimento personalizado e consultas de acompanhamento para garantir que nossos pacientes estejam sempre informados e envolvidos em sua jornada de tratamento.

Se você está lidando com arritmias cardíacas, não hesite em nos visitar. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o tratamento certo e melhorar sua qualidade de vida.

- Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2005).
- Residência em Clínica Médica (2006-2008) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
- Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2008).
- Residência em Cardiologia Clínica (2008-2010) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
- Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
- Especialização em Arritmia e Eletrofisiologia Clínica (2010-2013) pela Universidade Federal de São Paulo.
- Título de área de atuação em Eletrofisiologia clínica invasiva pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).
- Aperfeiçoamento em Arritmia Clínica e Eletrofisiologia na Alemanha em 2013, nas cidades de Dusseldorf (Evangelisches Krankenhaus Düsseldorf), Munique (Isar Herz Zentrum) e Coburg (Klinikum Coburg).
- Médico eletrofisiologista do Hospital Paraná em Maringá.
mais
Experiência em:
  • Eletrofisiologia Clínica e Invasiva
  • Arritmologia
  • Eletrofisiologia Clínica

Consultório


Medidas de segurança neste consultório

Mostrar
Atende: adultos, crianças de qualquer idade
Cartão de Débito, Cartão de Crédito, Dinheiro, + 1 mais
(44) 3112..... Mostrar número

Convênios médicos aceitos neste endereço

Pacientes particulares (sem convênio)

Cassi

Unimed


Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Consulta Cardiologia


Primeira consulta Cardiologia

Outros serviços


Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

Saiba mais

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O estudo eletrofisiológico diagnóstico e a ablação por radiofreqüência são procedimentos invasivos de caráter diagnóstico e terapêutico, respectivamente , indicados quando o paciente apresenta distúrbios do ritmo do coração denominados de arritmias cardíacas.
O procedimento é realizado pelas equipes médica e de enfermagem em uma sala equipada com aparelhos específicos para esse fim, denominada de Laboratório de Eletrofisiologia Invasiva ou Hemodinâmica.



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

R$ 450

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

Depois de implantado, o marca-passo deverá ser avaliado periodicamente, sendo estas avaliações mais frequentes no período imediato após o implante e a cada 6 meses nos demais períodos. Durante estas avaliações, diversas informações são colhidas e o marca-passo é programado de acordo com a necessidade individual de cada paciente considerando-se sexo, idade, atividade física e a doença de base.
A avaliação é rápida e indolor, sendo realizada na própria clínica. Utiliza-se um programador, que é um computador especialmente adaptado para essa função, específico para cada tipo de marca-passo. Com o paciente deitado numa maca e o eletrocardiograma instalado, colocamos um cabeçote sobre a região em que foi implantado o marca-passo. Através deste aparelho, o programador troca informações com o marca-passo permitindo modificar uma série de parâmetros. Os marca-passos modernos gravam em uma memória interna, dados colhidos no dia-a-dia do paciente e que serão importantes na programação definitiva. Alguns modelos de marca-passo têm uma espécie de Holter interno capaz de identificar arritmias e gravando-as em uma memória, permite ao médico orientar a medicação, a programação e até mesmo solicitar outros exames específicos.



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

Saiba mais

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O estudo eletrofisiológico diagnóstico é um procedimento médico que utiliza eletrodos para registrar a atividade elétrica do coração e determinar se há algum problema no seu funcionamento. Durante o procedimento, os eletrodos são inseridos através de veias ou artérias do corpo e são guiados até o coração. Em seguida, pequenas descargas elétricas são aplicadas ao coração para avaliar a sua resposta. Com base nos resultados obtidos, o médico pode identificar a causa de um problema cardíaco, como arritmia ou taquicardia, e determinar o melhor tratamento para o paciente. O estudo eletrofisiológico é uma ferramenta importante para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados.



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

R$ 350

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O que é?

O eletrocardiograma de 24 horas, muitas vezes referido como Holter, é um exame que mede a atividade elétrica do coração por um período prolongado de tempo, normalmente 24 ou 48 horas, em regime de ambulatório.
Esse exame difere de um eletrocardiograma comum de repouso, pois enquanto o eletrocardiograma de repouso registra apenas alguns batimentos cardíacos dentre os mais de cem mil que ocorrem ao longo do dia, o Holter faz o registro de todos esses milhares de batimentos, mostrando como o seu coração vai reagir à vida diária normal.
Assim, o Holter fornece aos médicos indícios de problemas cardíacos transitórios, ou seja, problemas que vêm e vão, e não são aparentes quando um eletrocardiograma padrão é executado. Esses problemas podem ser ocasionados por doenças como as arritmias cardíacas (ritmos cardíacos anormais) ou isquemia cardíaca (diminuição do fluxo sangüíneo para os músculos do coração).
Como é feito?

O ECG Holter é um exame indolor e simples, no qual eletrodos de monitorização serão colocados no tórax do paciente por um técnico. Esses eletrodos irão captar os sinais elétricos de seu coração e transferi-los para um gravador portátil. Você será solicitado a usar este pequeno dispositivo durante o tempo prescrito pelo seu médico.
O gravador pode ser fixado no seu cinto, ficando escondido sob sua camisa ou blusa. A gravação será posteriormente transformada em um relatório que o seu médico irá analisar.
Orientações para o dia do exame:
Não é necessário jejum para o exame.
Venha de banho tomado no dia do exame (procure esfregar bem a face anterior do tórax, para tirar a oleosidade da pele). Em homens poderá ser necessário raspar os pelos do tórax (tricotomia). Mulheres deverão vir para o exame de sutiã. É recomendável que se use camisas ou blusas folgadas durante o exame.
Antecedentes de alergia ao álcool ou esparadrapo deverão ser lembrados na hora da colocação dos eletrodos.
Medicamentos de uso contínuo não deverão ser suspensos.
Marque o exame para um dia de atividades habituais, como trabalhar e dirigir. Evite a realização de exercícios físicos durante o exame (o teste específico para avaliar o traçado eletrocardiográfico durante o exercício físico é o teste de esforço).
Preencha o relatório de atividades e os sintomas corretamente, sempre anotando os respectivos horários. Sintomas como palpitações, tonturas, sensação de desmaio, síncope, dor no tórax e falta de ar, deverão ser anotados (exemplo: palpitações as 14:30 horas em uma reunião de trabalho).



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

R$ 350

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O que é?

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um método não-invasivo de obtenção da pressão arterial durante as vinte e quatro horas do dia, enquanto o paciente está em sua própria casa ou ambiente de trabalho, o que representa um verdadeiro reflexo da sua pressão arterial.
Como é feito?

Realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que infla uma bolsa de borracha, chamada de manguito, instalada em seu braço.
As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos à noite, sendo este processo semelhante ao realizado durante as consultas médicas. As medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados.
Orientações para o dia do exame:
Marque o exame para um dia de atividades habituais como trabalhar, dirigir, atividades domésticas, etc...
Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame.
Venha para o exame de banho tomado e com um cinto (não será permitido tomar banho durante o exame). Em caso de uso de medicamentos, trazer a lista dos mesmos com as doses e os horários de tomada.
O paciente deverá ter um dia de atividades habituais. No momento do funcionamento do aparelho o paciente deverá manter o braço em que está colocado o manguito, estendido ao lado do corpo, até que o mesmo seja totalmente desinsuflado. Este processo geralmente ocorre a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos à noite, sendo o processo semelhante a medida da pressão arterial no consultório.
Exercícios físicos devem ser evitados durante o exame. O teste de esforço é o exame específico para avaliar a pressão arterial durante o esforço físico.
O dispositivo deverá ser retirado da cintura durante a noite, sendo colocado sob o travesseiro ou em uma cômoda, permanecendo ligado ao manguito pela mangueira de borracha. O manguito poderá ser apertado ou afrouxado durante o exame, conforme a necessidade. É importante que este permaneça sempre acima da prega do cotovelo. Durante a noite, deve-se evitar dormir sobre o braço em que está colocado o manguito.



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

Consultar valores

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

R$ 350

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O Teste Ergométrico serve para avaliar o funcionamento cardiovascular quando submetido a esforço físico gradualmente crescente em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da freqüência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.
O principal objetivo do teste é diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória, detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica.



Rua Joaquim Nabuco, 80, Maringá

R$ 950

Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto

O tilt-test é um exame diagnóstico utilizado para identificar a causa de sintomas como tonturas e desmaios, usando, para tanto, a monitorização da pressão arterial e dos batimentos cardíacos do cliente na posição horizontal e após inclinação da cama a 70 graus por um período pré-determinado.
Para quem está indicado o exame?
Pacientes com desmaios recorrentes na ausência de doença cardíaca estrutural.
Episódio isolado de síncope em pacientes que exercem atividades de risco (ex.: trabalhadores da construção civil e motoristas profissionais).
Diferenciar a síncope associada a movimentos tônico-clônicos da epilepsia.
Avaliação de quedas inexplicadas.
Avaliação de pacientes com síncopes freqüentes associado a transtornos psiquiátricos.
Como é feito?
O paciente fica em pé numa maca especial, em posição inclinada de 70 graus.
Os batimentos do coração e a pressão arterial serão monitorados nesta posição.
O médico irá perguntar se está tudo bem e se o paciente sentiu tontura, palpitações ou qualquer sintoma que julgue importante.
O paciente ficará nesta posição por cerca de 40 minutos.
Após ficar em pé por tempo prolongado, o médico poderá optar por usar medicações específicas para fazer com que o coração bata mais rápido, como se o paciente estivesse fazendo exercício.
Orientações para o dia do exame:
Venha em jejum de pelo menos 6 horas.
Traga uma muda de roupa sobressalente.
É necessário vir com um acompanhante que possa permanecer no centro de arritmias durante todo o período do exame.
No dia do procedimento, não faça exercícios físicos nem ingira bebidas alcoólicas ou bebidas energéticas que contenham cafeína.
Traga o nome e dose dos medicamentos em uso.
O paciente não deve dirigir imediatamente após o exame.

Como mostramos os preços?

Artigos

Displasia Arritmogênica Ventricular Direita

A doença arritmogênica ventricular (DAV) é uma condição cardíaca rara em que o músculo do ventrículo esquerdo é substituído por tecido fibroso ou cicatricial, o que pode levar a arritmias ventriculares potencialmente fatais. A causa exata da DAV ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada a uma predisposição genética. Os sintomas incluem desmaios, palpitações cardíacas e dor no peito. O tratamento inclui medidas para controlar as arritmias e, em casos avançados, cirurgia para implante de marca-passo ou dispositivo de desfibrilação.


Bradicardia

A bradicardia é uma condição em que a frequência cardíaca é muito lenta, geralmente inferior a 60 bpm. Pode ser causada por uma variedade de fatores, como doenças cardíacas, certos medicamentos e distúrbios do sistema elétrico do coração. Os sintomas podem incluir fadiga, tontura, desmaios e falta de ar. As opções de tratamento incluem medicamentos, implante de marca-passo ou procedimentos de ablação. Para algumas pessoas com bradicardia, nenhum tratamento pode ser necessário se os sintomas forem leves ou ausentes. É importante consultar um médico se você tiver sintomas de bradicardia ou se tiver sido diagnosticado com um problema cardíaco que o coloque em risco de bradicardia.


Tilt table test

O tilt test é um exame diagnóstico usado para avaliar a causa de desmaios (síncope). Isso é feito inclinando uma mesa para a posição vertical enquanto o paciente é conectado a monitores que medem a pressão arterial, frequência cardíaca e ECG. O teste é feito para avaliar a causa da síncope, geralmente relacionada a uma queda na pressão arterial ou a uma alteração na frequência cardíaca que ocorre quando a pessoa se levanta. Pode ajudar a diagnosticar condições como hipotensão ortostática, síncope vasovagal e síndrome de taquicardia postural. O procedimento é geralmente seguro e bem tolerado, mas pode causar sintomas como tontura, náusea e desmaio.


Fibrilação Atrial

A fibrilação atrial (FA) é um tipo de arritmia na qual as câmaras superiores do coração (átrios) batem rápida e irregularmente, fazendo com que o coração bombeie com menos eficiência. Os sintomas podem incluir palpitações cardíacas, falta de ar, dor no peito e fadiga. É causada por uma variedade de fatores, como pressão alta, doenças cardíacas e medicamentos. As opções de tratamento incluem anticoagulantes para prevenir coágulos, outros medicamentos para controlar a frequência e o ritmo cardíacos e procedimentos de ablação. Mudanças no estilo de vida, como exercícios, controle de peso e redução do consumo de álcool, também podem ajudar a controlar a FA


Síndrome Do Qt Longo

A síndrome do QT longo (LQTS) é um distúrbio cardíaco genético que pode causar batimentos cardíacos rápidos e caóticos, o que pode levar a desmaios súbitos ou convulsões e, em casos graves, morte súbita. É causada por um problema no sistema elétrico do coração que controla os batimentos cardíacos. Os sintomas podem incluir desmaios, convulsões e dor no peito. As opções de tratamento incluem betabloqueadores, outros medicamentos e um desfibrilador cardíaco implantável (CDI). O teste genético está disponível e pode ajudar a identificar indivíduos em risco de SQTL.


Ablação por cáteter de arritmias

A ablação é um procedimento usado para tratar certos tipos de arritmias, destruindo pequenas áreas do tecido cardíaco que estão causando sinais elétricos anormais. Pode ser feito com energia de radiofrequência (RF) ou crioenergia (frio). É feito sob anestesia local e o tempo de recuperação costuma ser curto. É um procedimento minimamente invasivo e com alto índice de sucesso. É comumente usado para tratar arritmias como fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e taquicardia ventricular.

Veja todos os artigos

905 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
E
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Consulta Cardiologia

Não consigo encontrar nenhum problema, fui muito bem atendido

E
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Retorno de consultas Cardiologia

Desde o inicio do tratamento houve melhora significativa no Quadro clinico da paciente., a mesma não voltou apresentar arritmia. Os remédios prescritos, bem como a dosagem mostraram-se eficientes.

L
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Consulta Cardiologia

Ele foi eficaz atencioso educado esplicou tudo sobre a minha saúde muito obrigado

R
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Tilt table test

Excelente médico, ótimo atendimento, fácil estavionar

M
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Primeira consulta Cardiologia

Ótimo médico. Pontual gostamos muito sss colocações feitas por ele.

R
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Primeira consulta Cardiologia

Gostei muito do atendimento do Doutor Marcio, os exames são muito bem feitos, super atencioso e explica tudo muito bem

A
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Consulta Cardiologia

O que apontar como possível de melhoria, acho difícil. Fui bem atendido na recepção, bem atendido pelo médico, enfim parabéns a toda equipe

A
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial)

Foi um médico atencioso e educado. Mostrou-se muito eficiente no atendimento

M
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Retorno de consultas Cardiologia

Ótimo médico, gosto muito das consultas dele, sempre me ajuda

M
Local: Centro de Arritmias Cardiacas - Dr. Marcio Gianotto Retorno de consultas Cardiologia

Excelente profissional, muito atencioso e pontual nas consultas.
Gostei muito das suas explicações

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

76 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Arritmia

Olá. Tenho 49 anos, mulher. Faço academia fazem mais de 10 anos, corrida (provas de 21km) e pedais provas curtas e endurance. Porém extrassistoles que eu sentia esporadicamente, uma ou duas por mês no máximo, de um dia para outro passaram a uma média de 700 em 24 horas. Hoje tomo Concor 2,5 o que controla perfeitamente. Porém minha capacidade aeróbia foi para o espaço (fui avisada que aconteceria). Não esperava que fosse tão drástico a ponto de correr 2km e ter que parar para recuperar e retomar o treino. Isso é muito frustrante e já começo a ter sinais de depressão. Li sobre ablação quem sabe é minha esperança. Extrassistoles Ventriculares monomorficas. Grata


Olá. Primeiramente, é importante reconhecer sua dedicação à atividade física e como isso é benéfico para a saúde geral. No entanto, compreendo sua frustração com a mudança na capacidade aeróbica após o início do tratamento com Concor (bisoprolol), um betabloqueador.

Os betabloqueadores, como o Concor, são comumente utilizados no tratamento de arritmias cardíacas, como extrassístoles ventriculares, pois reduzem a frequência cardíaca e a demanda de oxigênio do coração. Isso pode resultar em uma diminuição da capacidade de exercício aeróbico, como você descreveu.

A ablação cardíaca é um procedimento que pode ser considerado para o tratamento de arritmias, incluindo extrassístoles ventriculares, especialmente em casos onde a medicação não é suficientemente eficaz ou causa efeitos colaterais significativos. Durante a ablação, um cateter é utilizado para identificar e destruir (ablatar) as áreas do coração que estão causando a arritmia.

A decisão de prosseguir com a ablação depende de vários fatores, como a frequência e a gravidade das arritmias, a resposta à medicação atual, e a presença de quaisquer condições cardíacas subjacentes. É importante discutir com seu cardiologista a possibilidade da ablação, seus benefícios potenciais, riscos e como ela pode se encaixar no contexto da sua saúde geral e estilo de vida.

Além disso, é fundamental abordar os sinais de depressão que você mencionou. Mudanças na capacidade de realizar atividades que você gosta podem ter um impacto emocional significativo. É aconselhável conversar sobre isso com seu médico ou um profissional de saúde mental, pois o apoio psicológico pode ser uma parte importante do seu tratamento e bem-estar geral.

Lembre-se de que o manejo de condições cardíacas é um processo contínuo e pode exigir ajustes ao longo do tempo. É importante manter uma comunicação aberta com seus profissionais de saúde e discutir todas as suas preocupações e opções de tratamento disponíveis.

Dr. Marcio Gianotto

Pergunta sobre Arritmia

Bom dia estou tendo muita ansiedade e comecei a sentir alguns batimentos irregulares. Procurei o cardio e ela me pediu diversos exames por apresentar algumas extrassistoles. O holter deu 10360 extrassistoles, 12% e isoladas, ventriculares. A pressão normal e o eco também normal, apenas com uma mínima regurgitação. A médica me passou vatis, porém estou muito assustada para tomá-lo devidos aos diversos efeitos colaterais . Devo seguir com esse medicamento mesmo assim?

Bom dia. É compreensível que você esteja preocupada com os batimentos cardíacos irregulares e ansiosa em relação ao tratamento. As extrassístoles ventriculares que você descreve são comuns e, na maioria das vezes, benignas, especialmente em corações estruturalmente normais, como parece ser o seu caso, dado o resultado normal do ecocardiograma.

O medicamento que a sua médica prescreveu, um antiarrítmico, é frequentemente utilizado para controlar arritmias cardíacas, como extrassístoles. No entanto, é importante considerar que todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais, e a experiência de cada paciente é única.

É essencial seguir as orientações do seu cardiologista, que avaliou seu caso específico antes de prescrever este medicamento. Se você tem preocupações sobre os efeitos colaterais, é importante discutir isso diretamente com seu médico. Eles podem esclarecer dúvidas, avaliar os benefícios versus os riscos do medicamento no seu caso particular e, se necessário, ajustar a medicação.

Lembre-se de que a comunicação com seu médico é fundamental. Não hesite em expressar suas preocupações e discutir todas as opções de tratamento disponíveis. E, claro, se você sentir qualquer sintoma novo ou agravamento dos sintomas existentes, procure atendimento médico imediatamente.

Dr. Marcio Gianotto
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes