Experiência
*** Este site não exibe mais informações de contato, gentileza utilizar o mecanismo de busca de sua preferência (Google, Bing, Yahoo, etc) para encontrar meu número de telefone (também whatsapp) e demais meios. ***
Psicanalista, membro fundador do Fórum Diagonal Belo Horizonte, instância ligada à Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Além da clínica, trabalho como pesquisador articulando psicanálise, política, cidade e contemporaneidade.
Pertenço também ao Grupo Aberto Sándor Ferenczi, que se dedica ao estudo dos trabalhos e desse autor atualizados pela práxis psicanalítica hoje.
Atendo tanto adultos quanto crianças e adolescentes.
• Experiência como pesquisador em diversos projetos (lista abaixo) dentro e fora da Universidade.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
• Participação no curso “Fundamentos da Psicanálise”, ministrado pelo Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte, módulos I, II e III (respectivamente “A entrada em análise e a direção do tratamento” e “As estruturas clínicas e a direção do tratamento” e “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: um percurso de Freud a Lacan”). Além de módulo com os temas “Narcisismo, Imagem e Corpo” e “O Grafo do Desejo” (2013). Cada módulo possui uma carga horária de 30 horas.
• Participação nos cursos “Teoria de conjuntos e Topologia: uma introdução” e “Relações entre a Lógica e a Matemática nas obras de Lacan” ministrados por Jacques Fux.
• Participação em diversos Seminários, Colóquios e Encontros, nacionais e internacionais, dentre eles:
- 3º Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano, de 03 a 05 de agosto de 2007, com o tema “A variedade da prática: do tipo clínico ao caso único em Psicanálise”.
- Colóquio Internacional de Psicanálise e Filosofia, de 07 a 10 de Novembro de 2007, com o tema “Dez encontros de Psicanálise e Filosofia III: O All Star na Civilização”.
- VIII Jornada Corpo Linguagem e I Encontro Outrarte, de 5 a 7 de Novembro de 2008.
- Roda de Conversa, em 08 de Outubro de 2009, com o tema “A mulher na contemporaneidade”.
- XIV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise, com participação do convidado internacional Philippe La Sagna, em 16 e 17 de Outubro de 2009, com o tema “Depressão e Bipolaridade”.
- XXV Jornada do GREP, em 07 de Novembro de 2009, com o tema “Um passo... para Escola!”.
- Ciclo de Palestras realizado pelo Instituto de Hermenêutica Jurídica, entre 29 de Abril e 27 de Maio de 2010, com o tema “Direito e Psicanálise: a lei e o laço”.
- Colóquio Internacional “A bibliofilia contra a bibliometria: o incomensurável na pesquisa em psicanálise” em 25 e 26 de Outubro de 2010.
- Seminário “O fenômeno do bullying na Contemporaneidade” em 27 de Setembro de 2011.
• Atuação como psicólogo clínico de orientação psicanalítica na clínica Equipe de Assistência Psico-Pediátrica (2012) e em consultório particular (2012).
•Participação na pesquisa “Juventude e Violência” sob coordenação de Andréa Máris Campos Guerra e Jacqueline de Oliveira Moreira. (2013)
• Pesquisador no projeto “Porque o guerreiro de fé nunca gela: a Vida Loka como invenção de escrita e vida de adolescentes e jovens” sob coordenação de Ludmilla Zago Andrade.
• Participação no Cartel “O tempo na Psicanálise”, constituído em conjunto com Luciana Tanure, Marina Milagres, Helena Galvão e Ângela Mucida (mais-um).
• Participação no XV Encontro Nacional da EPFCL – Brasil, encontro com o tema “A causa do desejo e suas errâncias”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013 em Belo Horizonte.
• Apresentação na Jornada de Cartéis, integrante da programação do XV Encontro Nacional da EPFCL – Brasil, do trabalho intitulado “Sobre o(s) tempo(s) na Psicanálise.
Experiência em:
- Psicanálise
- Lacaniana
- Freudiana
Serviços
Sem informação sobre serviços e preços
Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços
4 opiniões de pacientes
Classificação geral
Ordenar por
Carolina S.
Tenho gostado bastante das consultas. Profissional cria um ambiente de acolhimento e demonstra profissionalismo. Além disso, o ambiente físico também é bem confortável.
Rafael M.
Pontos positivos
Muito acolhedor
alex m.
Pontos positivos
localização - atendimento
Pontos de melhoria
não há o q opinar
Viviane S.
Pontos positivos
Ele é muito educado e atencioso.
Pontos de melhoria
Tudo perfeito.
Dúvidas respondidas
23 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Boa noite, tenho 24 anos e não consigo chamar minha mãe de Mãe e nem meu pai de Pai desde +/- os 11 anos de idade...
Porém eu quero chamar, mas não consigo..
Tenho algum bloqueio? Como tratar isso ?
A psicoterapia pode te ajudar no entendimento dessa questão. Especialmente por haver esse desejo, indico fortemente que você procure um psicanalista ou psicoterapeuta para tratamento.
Olá, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade, há alguma ligação entre eles? É possível, sem uma avaliação detalhada, diferenciar quando é TOC e ansiedade? Pelo menos nos casos mais leves.
Mais importante que avaliações detalhadas seria uma avaliação singular, feita por um profissional, do seu caso específico. Até mesmo a ligação entre o TOC e a ansiedade sempre se dá de maneira muito particular, caso a caso. Certamente você terá um resultado mais satisfatório avaliando desta forma. Caso precise estou à disposição.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.