Luiz Gustavo Canuto

Psicanalista mais

Número de registro: CRP MG 36620

4 opiniões

Experiência

***COMUNICADO: Foram retomadas as atividades presenciais, consulte disponibilidade para atendimento no consultório. Para aqueles que assim desejarem também continuo com os atendimentos online. ***

*** Este site não exibe mais informações de contato, gentileza utilizar o mecanismo de busca de sua preferência (Google, Bing, Yahoo, etc) para encontrar meu número de telefone (também whatsapp) e demais meios. ***

Psicanalista, membro fundador do Fórum Diagonal Belo Horizonte, instância ligada à Escola de Psicanálise do Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Além da clínica, trabalho como pesquisador articulando psicanálise, política, cidade e contemporaneidade. 
Pertenço também ao Grupo Aberto Sándor Ferenczi, que se dedica ao estudo dos trabalhos e desse autor atualizados pela práxis psicanalítica hoje.
Atendo tanto adultos quanto crianças e adolescentes. 
 
 
 
 
  • Experiência como pesquisador em diversos projetos (lista abaixo) dentro e fora da Universidade.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
• Participação no curso “Fundamentos da Psicanálise”, ministrado pelo Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte, módulos I, II e III (respectivamente “A entrada em análise e a direção do tratamento” e “As estruturas clínicas e a direção do tratamento” e “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: um percurso de Freud a Lacan”). Além de módulo com os temas “Narcisismo, Imagem e Corpo” e “O Grafo do Desejo” (2013). Cada módulo possui uma carga horária de 30 horas.
• Participação nos cursos “Teoria de conjuntos e Topologia: uma introdução” e “Relações entre a Lógica e a Matemática nas obras de Lacan” ministrados por Jacques Fux.
• Participação em diversos Seminários, Colóquios e Encontros, nacionais e internacionais, dentre eles:
- 3º Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano, de 03 a 05 de agosto de 2007, com o tema “A variedade da prática: do tipo clínico ao caso único em Psicanálise”.
- Colóquio Internacional de Psicanálise e Filosofia, de 07 a 10 de Novembro de 2007, com o tema “Dez encontros de Psicanálise e Filosofia III: O All Star na Civilização”.
- VIII Jornada Corpo Linguagem e I Encontro Outrarte, de 5 a 7 de Novembro de 2008.
- Roda de Conversa, em 08 de Outubro de 2009, com o tema “A mulher na contemporaneidade”.
- XIV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise, com participação do convidado internacional Philippe La Sagna, em 16 e 17 de Outubro de 2009, com o tema “Depressão e Bipolaridade”.
- XXV Jornada do GREP, em 07 de Novembro de 2009, com o tema “Um passo... para Escola!”.
- Ciclo de Palestras realizado pelo Instituto de Hermenêutica Jurídica, entre 29 de Abril e 27 de Maio de 2010, com o tema “Direito e Psicanálise: a lei e o laço”.
- Colóquio Internacional “A bibliofilia contra a bibliometria: o incomensurável na pesquisa em psicanálise” em 25 e 26 de Outubro de 2010.
- Seminário “O fenômeno do bullying na Contemporaneidade” em 27 de Setembro de 2011.
• Atuação como psicólogo clínico de orientação psicanalítica na clínica Equipe de Assistência Psico-Pediátrica (2012) e em consultório particular (2012).
•Participação na pesquisa “Juventude e Violência” sob coordenação de Andréa Máris Campos Guerra e Jacqueline de Oliveira Moreira. (2013)
 • Pesquisador no projeto “Porque o guerreiro de fé nunca gela: a Vida Loka como invenção de escrita e vida de adolescentes e jovens” sob coordenação de Ludmilla Zago Andrade.
• Participação no Cartel “O tempo na Psicanálise”, constituído em conjunto com Luciana Tanure, Marina Milagres, Helena Galvão e Ângela Mucida (mais-um).
• Participação no XV Encontro Nacional da EPFCL – Brasil, encontro com o tema “A causa do desejo e suas errâncias”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013 em Belo Horizonte.
• Apresentação na Jornada de Cartéis, integrante da programação do XV Encontro Nacional da EPFCL – Brasil, do trabalho intitulado “Sobre o(s) tempo(s) na Psicanálise.
mais
Experiência em:
  • Psicanálise
  • Lacaniana
  • Freudiana

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

4 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
C
Local: Consultório particular Psicanálise

Tenho gostado bastante das consultas. Profissional cria um ambiente de acolhimento e demonstra profissionalismo. Além disso, o ambiente físico também é bem confortável.

R
Local: Consultório particular Terapia psicanalítica

Pontos positivos
Muito acolhedor

A
Local: Consultório particular

Pontos positivos
localização - atendimento

Pontos de melhoria
não há o q opinar

V
Local: Consultório particular Estresse

Pontos positivos
Ele é muito educado e atencioso.

Pontos de melhoria
Tudo perfeito.

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

23 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Boa noite, tenho 24 anos e não consigo chamar minha mãe de Mãe e nem meu pai de Pai desde +/- os 11 anos de idade...
Porém eu quero chamar, mas não consigo..
Tenho algum bloqueio? Como tratar isso ?

A psicoterapia pode te ajudar no entendimento dessa questão. Especialmente por haver esse desejo, indico fortemente que você procure um psicanalista ou psicoterapeuta para tratamento.

 Luiz Gustavo Canuto

Olá, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade, há alguma ligação entre eles? É possível, sem uma avaliação detalhada, diferenciar quando é TOC e ansiedade? Pelo menos nos casos mais leves.

Mais importante que avaliações detalhadas seria uma avaliação singular, feita por um profissional, do seu caso específico. Até mesmo a ligação entre o TOC e a ansiedade sempre se dá de maneira muito particular, caso a caso. Certamente você terá um resultado mais satisfatório avaliando desta forma. Caso precise estou à disposição.

 Luiz Gustavo Canuto
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.