Agendar pela Doctoralia

inativo

Dra. Lucia Queiroz Coscarelli

Psicóloga mais

Americana 1 endereço

Número de registro: CRP 06/78566

3 opiniões
Informações de contato

Experiência

Sobre Mim

Sou graduada em Psicologia pela Universidade Paulistana de Ciências e Letras de São Paulo, com especialização em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Com uma trajetória profissional de 15 anos em São Paulo, atuei como Psicóloga Clínica, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além disso, fui responsável por trabalhos voluntários em instituições, orfanatos e abrigos para crianças carentes e vítimas de situações adversas durante cinco anos em São Paulo.

O que é a Terapia Comportamental-Cognitiva

A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) auxilia os pacientes a entenderem seus pensamentos e sentimentos, bem como a influenciarem seus comportamentos. Essa abordagem ajuda a pessoa a conhecer melhor sua forma de compreender o mundo, relacionando cognições e comportamentos. É uma das terapias mais respeitadas no meio médico, indicada para diversos casos, como transtorno do pânico, fobias, dependência química, depressão, ansiedade, bulimia, anorexia, estresse, entre outros transtornos psicológicos.

Características da Terapia Comportamental e Cognitiva.

Diferentemente de outras abordagens psicológicas, a TCC é uma terapia diretiva, geralmente com objetivos claros e um prazo específico para conclusão. Em vez de buscar um autoconhecimento amplo, o foco da TCC é resolver dificuldades, problemas ou sintomas, sempre considerando o indivíduo como um todo.

Atendimento Psicoterapêutico e o Papel do Psicólogo

A psicoterapia é um meio eficaz de promover o bem-estar emocional para quem busca ajuda.

Como Funciona?

Na Primeira Consulta (Gratuita - Sem compromisso), o paciente compartilha as razões que o levaram a buscar apoio emocional. Juntos, traçamos as metas do tratamento, caso o paciente decida prosseguir com a psicoterapia.

"O psicólogo é um profissional que oferece apoio emocional, afetivo e racional; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva e indignação; que proporciona amparo em momentos de dor; que motiva; e que ajuda o outro a reconhecer suas potencialidades, transformando desafios em oportunidades de crescimento."

Áreas de Atuação

Atuo com Terapia Comportamental-Cognitiva nos seguintes casos:

Tratamento para depressão
Tratamento para ansiedade
Tratamento para ataques de pânico
Tratamento para fobias
Tratamento para estresse
Tratamento para TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
Acompanhamento para pacientes bipolares
Acompanhamento para pacientes com transtorno de personalidade borderline
Tratamento da dependência afetiva
Avaliação de personalidade
Tratamento para dislexia
Acompanhamento terapêutico
Tratamentos psicoterapêuticos para obesidade
Questões relacionadas a casamento, como ciúmes patológicos e traição conjugal
Problemas familiares, luto, perda, abandono e desentendimentos entre pais e filhos.

Transtornos causados pelo uso excessivo da Internet.
Na atualidade, os transtornos relacionados ao uso da internet têm sido cada vez mais estudados e reconhecidos. A popularidade das redes sociais, dos jogos online e da comunicação instantânea via aplicativos contribui para que esses transtornos se tornem mais comuns. Aqui estão alguns dos principais transtornos da atualidade associados ao uso da internet:

Transtorno de Uso de Internet: Reconhecido por um uso excessivo que causa prejuízos em áreas importantes da vida do indivíduo, como trabalho, relações sociais e saúde.

Transtorno de Jogos Eletrônicos: Considerado uma forma específica de dependência, refere-se ao envolvimento compulsivo em jogos online, afetando o desempenho escolar ou profissional.

Transtorno de Ansiedade Social Aumentado por Redes Sociais: O uso das redes sociais pode intensificar a ansiedade social, principalmente em relação à comparação com os outros.

FOMO (Fear of Missing Out): A ansiedade gerada pela ideia de que outros estão vivendo experiências melhores, impulsionando o uso constante de redes sociais.

Ciberbullying: As consequências psicológicas do bullying online têm impactos relevantes na saúde mental, especialmente entre jovens.

Vício em Redes Sociais: Caracterizado pelo uso excessivo, interferindo em atividades diárias e saúde emocional.

Nomofobia: Medo de ficar sem o celular ou de não ter acesso à internet, que pode gerar ansiedade significativa.
Esses transtornos refletem as mudanças nas interações sociais e na saúde mental na era digital, levantando a necessidade de estratégias para promover um uso mais saudável da tecnologia.
mais
Experiência em:
  • Psicologia Clínica
  • Terapia Cognitivo Comportamental
  • Avaliação Psicológica

Serviços e preços

Primeira consulta psicologia


Consulta psicológica do adulto


Consulta psicológica do idoso


Consulta psicológica online


Psicoterapia


+1 serviço

Como mostramos os preços?

3 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
P
Local: Consultório particular • bulimia,depressão

Pontos positivos
Acompanhei minha filha na primeira consulta.Procurava por uma profissional seria ,interessada e sobretudo que soubesse bem do que estava falando.Achei!Ela é o q eu procurava.Minha filha iniciou tratto.

Pontos de melhoria
Consegui por aqui o whatsapp dela,e que me respondeu muito rapido!

P
Terapia

Pontos positivos
Excelente profissional, recomendo a todos.

P
Terapia

Pontos positivos
Tudo! Excelente profissional, ótima pessoa! Adorei!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

5 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Anorexia nervosa

A anorexia está relacionado a um disturbios psiquiátricos nos idosos?

A anorexia é um distúrbio alimentar muito comum em idade dos 10 aos 30 anos, porém temos observado mulheres entre as idades dos 50/60 anos que praticam comportamentos extremos para modificar seu pe...maisso e seus corpos. estudos feitos na Universidade da Carolina do Norte (EUA), comprovam. menos

Dra. Lucia Queiroz Coscarelli

Pergunta sobre Síndrome de burnout

Trabalho em uma função muito estressante em uma escola, coordenação financeira; de uns tempos pra cá ando cansado, com insônia; fadiga, me irrito muito facilmente; às vezes sinto até tonturas, estou com pressão alta; às vezes também me esqueço de algumas coisas, tem dia que sinto desanimo e vonta...maisde de ficar quieto em casa. Será estou com síndrome de Bournout? menos

É muito provável pelos sintomas apresentando, porém será necessário uma avaliação mais criteriosa.
Os conflitos frequentes com os colegas, a falta de autonomia em relação ao próprio tempo e...mais
a sensação de ter as capacidades pouco aproveitadas, pressão psicológica também contribuem para a estafa profissional. Esse estresse que em casos extremos pode levar até à morte; é constante no dia-a-dia de quem precisa cumprir prazos curtos, demandas complexas, enfrentar avaliações de rendimento e ainda preocupação em conseguir manter-se empregado. Procure um profissional capacitado (Psicólogo), para que possa fazer uma avaliação segura. Abraços! menos

Dra. Lucia Queiroz Coscarelli
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes