Dra.
Jeania Christielis Damasceno de Souza
Neurologista pediátrico,
Neurologista
mais
Goiânia 1 endereço
Número de registro: CRM:13838 RQE: 10595 RQE:13530
6 opiniõesExperiência
Consultório
Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?
Mostrar outros neurologistas infantis perto de mimArtigos
Erros Inatos Do Metabolismo
São considerados como Doenças Metabólicas Hereditárias de natureza genética representando cerca de 10% de todas as doenças genéticas. Ainda hoje, são consideradas por muitos profissionais como casos bem raros sendo, muitas vezes, a última hipótese diagnóstica. São doenças que afetam todo o organismo e podem se manifestar em qualquer faixa etária, e na sua maioria, têm comprometimento neurológico. São pistas para se pensar em EIM: hipotonia, hipoglicemia, irritabilidade, alterações metabólicas, crianças com odores peculiares, característica física não habitual, perda de habilidades adquiridas anteriormente, história de recorrência familiar ou pais consanguíneos. Existem muitos EIM tratáveis.
Acidente vascular cerebral (AVC)
O AVC é entidade mais rara na criança do que no adulto, pode ocorrer intra útero, nos primeiros dias após o parto ou mais tarde na infância e na adolescência. Os tipos de causas são mais diversos que no adulto, sendo as doenças cardíacas, hematológicas, infeciosas e metabólicas as mais frequentes cuja identificação é fundamental para adequada prevenção, principalmente de recorrências. Geralmente, as crianças se recuperam melhor e mais rapidamente, entretanto, podem apresentar sequelas motoras, cognitivas e comportamentais.
Dificuldade escolar
O mau desempenho escolar é queixa frequente e se trata de problema complexo a ser investigado que vai desde a adequada avaliação de saúde da criança até a detecção de problemas pedagógicos. É fundamental ressaltar que é preciso muito cuidado ao diagnosticar uma criança com dificuldades de aprendizado e a avaliação e o tratamento deve ser direcionado por equipe multidisciplinar.
Nascimento Prematuro
A prematuridade pode levar a alterações anatômicas e estruturais do cérebro devido tanto à interrupção das etapas de desenvolvimento pré-natal quanto pelo risco de sangramentos intracranianos. Tais alterações podem causar déficits funcionais nas crianças que ficam mais sujeitas a problemas cognitivos, motores e de linguagem com repercussões nas atividades de vida diária e nas atividades escolares. O seguimento neurológico é fundamental para orientar as intervenções necessárias.
Doenças Neuromusculares
São doenças que na sua maioria são geneticamente determinadas. A idade e o modo de instalação das manifestações são fatores importantes na avaliação do diagnóstico diferencial entre as várias doenças existentes. Nas últimas décadas, com o avanço da genética, têm sido mais identificadas o que permite o aconselhamento genético e espera-se também que tal avanço contribua para o advento de técnicas de terapia gênica, aparentemente a única perspectiva de tratamento para boa parte das doenças neuromusculares hereditárias da infância, que até o presente momento vêm sendo tratadas com métodos de reabilitação. Um exemplo de patologia neuromuscular é a Distrofia Muscular de Duchenne.
Cefaleia (dor de cabeça)
As cefaleias encontram-se entre as dores mais frequentes na infância com alta prevalência, sendo importante queixa nas consultas. A primeira medida terapêutica é fornecer aos cuidadores e ao próprio paciente informações, assim, o neurologista, através de sua experiência clínica é aquele que tem condições de selecionar o melhor tratamento e as orientações necessárias para solucionar as crises de dor e também assegura que a causa da cefaleia não é uma doença intracraniana grave. A dor de cabeça compromete a qualidade de vida da criança, principalmente no rendimento escolar e em suas funções emocionais, por isso, é tão importante o adequado manejo.
6 opiniões de pacientes
Classificação geral
Ordenar por
Ana Paula
Gostaria de deixar registrado aqui o meu agradecimento a Dra. Jeania pelo carinho e atenção que teve conosco. Além de agradecer também a Relline, pela educação e empatia no agendamento da consulta.
A Dra. Jeania foi bastante clara e objetiva na sua explicação, nos ouviu em cada detalhe e nos transmitiu muita confiança.
Lucianna
Agradeço á Dra Jeania por aceitar tratar minha filha que tem problemas neurológicos graves. Ela sempre me ajudou, inclusive por WhatsApp, nos mais diversos problemas.
Carla Jovania Gomes Colares
Desde a recepção, prestatividade e educação da Relline (Assistente), a qual fez todo o esforço em agendar uma consulta no tempo que precisei ao atendimento da Dra. Jeania, meu depoimento aqui está pautado em descrever o profissionalismo dedicado na consulta do meu filho Mateus. Esclareceu todas as minhas dúvidas, dedicou atenção e paciência. Agradeço muito pelo novo horizonte/realidade ao qual eu fui apresentada após a consulta com a Dra. E peço a Deus que abençoe este lindo trabalho e que a Dra. Jeania. Super indico a todos.
Pollyana
Com certeza super indico, uma excelente profissional!!!!! Desde da recepção com nós pais e toda sua disponibilidade em relação a fazer o seu melhor , para que juntos possamos oferecer qualidade de vida melhor no desenvolvimento de nosso filho. Meu filho se encantou, com toda a atenção e carinho que a doutora deu a ele, é muito bom quando encontramos profissionais que estão na profissão certa, que fazem por amor mesmo.
Asafe Raphael de Jesus Braga
Excelente profissional. Empatia e amorosidade em pessoa...Saimos muito mais felizes, na certeza de que tudo vai bem porque Deus está no controle.
anônimo
Pontos positivos
É simplesmente maravilhosa. Competente. Humana. É um anjo na terra disfarçada de médica. Meu filho está ótimo. Não levem em outro profissional de neurologia. Ela é a melhor. Incomparável
Dúvidas respondidas
20 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Venvanse atrapalha no crescimento de crianças e adolescentes ?
Os prós são realmente maiores que os contras ?
Lendo a bula qualquer mãe fica com medo de dar ao seu filho....
Olá! Os psicoestimulantes têm como efeitos colaterais redução na taxa de crescimento e também perda de peso em crianças e adolescentes, sendo assim, é de muita importância o adequado seguimento dessas crianças com monitorização periódica desses parâmetros, usualmente, utilizamos dos gráficos de desenvolvimento para esse seguimento. Com toda certeza, o adequado diagnóstico de TDAH, observando todos os aspectos clínicos do paciente, irá levantar os prós e contras para o início e manutenção do tratamento. De fato, a bula da medicação trás muitas informações, as quais mostram resultados de vários estudos e que devem ser avaliados com critério e a melhor forma dos pais ficarem seguros, é realmente conversando com o médico assistente e fazendo o acompanhamento regular de seus filhos. Outros parâmetros além de crescimento e peso que devemos ficar atentos em todas as consultas são avaliação cardiovascular, assim, todo médico que prescreve um psicoestimulante, deve ficar atento aos níveis de pressão, por exemplo. Lembrar que todo medicamento tem sua função, os psicoestimulantes têm níveis de evidência adequados para o uso de pacientes com TDAH e qualquer tratamento requer adequado seguimento. Espero que tenha te auxiliado.
Tenho um filho de 11 anos , ele tem a neurofibromatose, e nos últimos dias vem se queixando de dores na região do ombro e pescoço , tem a vê com a neurofibromatose?
Olá, inicialmente, é muito importante saber qual tipo de neurofibromatose se do tipo 1 ou 2, seu filho tem. Levando em consideração o tipo 1, dentro do quadro clínico, ele pode ter lesões que são chamadas de neurofibromas e que se localizam no tecido cutâneo e subcutâneo, podendo estender-se ao longo do trajeto de nervos, nesse caso, pode ter como manifestação clínica dor. É muito importante que pacientes com neurofibromatose estejam em seguimento regular com médico que conheça a doença e assim consiga fazer o adequado monitoramento do paciente. É recomendável que procure atendimento e assim seja possível investigar esse sintoma. Espero ter contribuído.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Doenças Neuromusculares em Goiânia
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em Goiânia
Encefalopatia crônica em Goiânia
Transtornos do neurodesenvolvimento em Goiânia
Transtorno do espectro autista (TEA) em Goiânia
Acidente vascular cerebral (AVC) em Goiânia
Cefaleia (dor de cabeça) em Goiânia
Mais (15)