Prof. Ivan Aprahamian

Psiquiatra, Geriatra mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRM: 113243 SP - RQE Nº: 41819 - RQE Nº: 51390

1 opinião

Consultório

Consultório particular
Higienópolis Medical Center. Rua Mato Grosso, 306 conjunto 1302, Higienópolis, São Paulo

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psiquiatras perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Primeira consulta em geriatria

Outros serviços


Higienópolis Medical Center. Rua Mato Grosso, 306 conjunto 1302, São Paulo

Consultório particular

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Experiência

Médico especialista em medicina interna (SBCM/AMB) e geriatria (SBGG/AMB).
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2003). Residência Médica em Clínica Médica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2004-2006). Estágio como international fellow no programa da Harvard Medical School pelos departamentos de Geriatria e Neurologia Cognitiva e Comportamental (2006-2008).
Mestrado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutorado em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (2013).
Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Docente do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.
Coordenador do Programa de Psicogeriatria do Laboratório de Neurociências e Vice-Coordenador do Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica do LIM27, ambos do Departamento e Instituto de Psiquiatria da FMUSP.
Fellow eleito pelo American College of Physicians.
mais

1 opinião de paciente

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
U
Hipertensão

Pontos positivos
TIVE A OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR VOVÓ EM UM MOMENTO MUITO DIFÍCIL. ELE FOI SIMPLESMENTE BRILHANTE, ATENCIOSO, CARISMÁTICO, NOS ACALMOU, PASSOU CONFIANÇA E SEGURANÇA EM UM MOMENTO TÃO CRÍTICO. NÃO TEM COMO NÃO SE SENTIR FELIZ COM TANTA ATENÇÃO E BOA VONTADE. MÉDICO DIFERENCIAL.

Pontos de melhoria
TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE ELE E SUA EQUIPE FIZERAM O MELHOR, TUDO AQUILO QUE HUMANAMENTE ERA POSSÍVEL FAZER, A PESSOA CERTA EM MEIO A UM DIA TÃO DIFÍCIL, ELE SE PREOCUPA COM O BEM ESTAR DO SEU PACIENTE, É CRITERIOSO E MUITO ATENCIOSO. SÓ TEMOS COISAS BOAS A FALAR DESSE MÉDICO.

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Doença de Alzheimer

Gostaria de saber como é a evolução da demencia de alzheimer numa pessoa com 71 anos?

O curso da doença é insidioso, variando entre 5 a 12 anos de evolução. Inicialmente a memória para fatos, episódios recentes é afetada juntamente com comprometimentos na orientação quanto ao tempo e espaço. Funções de planejamento e linguagem também começam a se alterar. Algumas alterações na personalidade e comportamento é percebida, tais como apatia, sintomas depressivos e ansiosos, irritação, entre outros. Com a evolução da doença, a perda funcional em razão dessas alterações é cada vez mais pronunciada, juntamente com a piora progressiva e irreversível dos problemas cognitivos e comportamentais infelizmente.

Prof. Ivan Aprahamian

Pergunta sobre Doença de Parkinson

A doença de Parkinson afeta também a parte cognitiva do paciente? Como explicar a confusão mental do paciente?

Infelizmente cerca de 30% dos pacientes acometidos evoluem com declínios cognitivos podendo progredir para demência. O quadro pode se iniciar com comprometimento da atenção e planejamento (função executiva), além de alterações da memória concomitantemente ou posteriormente. O quadro cognitivo pode ser flutuante, acompanhado de alucinações visuais e delírios.

Prof. Ivan Aprahamian

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes